Novo radar multa até 30 carros por minuto e tem alcance de 650 m

Justiça determina volta dos radares móveis e Bolsonaro vai recorrer

Você está andando acima do limite da estrada e observa o agente de trânsito, guarda ou policial com um radar do tipo pistola na mão.

Então, não adianta frear para baixar a velocidade ao limite da pista, pois aquele que fiscaliza certamente apontará o feixe do radar em sua direção e pronto, sua infração de trânsito está devidamente registrada.

Bom, as pistolas de radar comumente usadas pelas autoridades possuem uma capacidade limitada para detecção e registro da infração.

No entanto, um novo radar chamado Trucam, da Lasertech, é praticamente um “AESA” (radar de varredura sintética ativa presente em navios e aviões, como o Gripen da FAB, por exemplo) em comparação com o tradicional que, perto dele, seria como um monopulso (como o radar Cirano II do antigo Mirage III)…

O Trucam é capaz de identificar até três alvos, quer dizer, carros por segundo, traqueando (linguajar militar) 30 deles por minuto, ou seja, detectando e registrando a infração de três dezenas em 60 segundos.

radar trucam

Com um alcance de 650 m, o Trucam pode identificar e classificar os alvos de acordo com seu tamanho e assim determinar as velocidades limites de cada um na via.

Além disso, determina a distância entre os veículos e gera um banco de dados com levantamentos estatísticos, quantitativos e classifica os dados obtidos.

Fora isso, o Trucam não apenas gera a imagem do veículo infrator, mas também produz um vídeo do mesmo.

Ainda que o Trucam seja como um “AESA portátil”, ele tem limitações legais de uso.

A Resolução 798 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), determina que o espaço entre dois radares de fiscalização eletrônica seja de no mínimo 500 m nas cidades e também em trechos de vias rurais com características de via urbana.

Já em vias rápidas e trechos rurais, o espaço entre os dispositivos, sejam fixos ou móveis, tem de ser de no mínimo 2 km. No caso de variação de velocidade limite, o espaçamento mínimo é de 5 km.

[Fonte: UOL]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X