
O Renault Kwid E-Tech está prestes a ser atualizado no Brasil, com o mesmo visual do Dacia Spring, lá na Europa.
Pois bem, em meio à disparada dos preços de veículos novos em toda a Europa, a Itália decidiu surpreender o mercado com um plano de incentivo extremamente generoso que coloca carros elétricos ao alcance de bolsos modestos.
A iniciativa permite que determinados consumidores comprem um Dacia Spring novinho por apenas €3.900 — o equivalente a cerca de R$24 mil —, valor que chega a ser menor que o preço de muitas bicicletas de alto padrão.
O pacote de subsídios soma €597 milhões e tem como meta alavancar as vendas de veículos elétricos no país, que hoje representam apenas 5,2% do mercado local — bem abaixo da média europeia, que já atinge 15,8%.
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O objetivo do governo é claro: vender pelo menos 39 mil EVs até junho de 2026, com foco no público de baixa renda e pequenas empresas.
Para acessar o maior desconto disponível, de €11.000, é necessário cumprir uma série de requisitos: entregar um carro antigo, registrado antes de 2015, morar em área urbana com mais de 50 mil habitantes e ter renda familiar inferior a €30.000 anuais.
Famílias com renda de até €40.000 ainda podem receber um incentivo reduzido, de €9.000. Já empresas de pequeno porte têm direito a subsídios de até 30% do valor do veículo, com limite de €20.000 por unidade.
Os preços dos elétricos também foram ajustados pelas montadoras para aproveitar o programa.
O Dacia Spring, por exemplo, teve seu preço base reduzido de €17.900 para €14.900, tornando possível alcançar o valor final de €3.900 com o subsídio máximo.
Essa versão, a Essential Electric 45, oferece motor de 44 cv e bateria de 26,8 kWh, com autonomia de até 225 km — ideal para uso urbano.
A Stellantis também entrou no jogo e baixou o preço do compacto elétrico Leapmotor T03, que caiu de €18.900 para €15.900. Com o incentivo aplicado, o modelo pode ser adquirido por apenas €4.900.
Segundo representantes da marca chinesa, o valor final “é menor do que o que muita gente gastou em uma bicicleta”.
Fiat, Citroën e outras fabricantes também estão embarcando no programa.
O Fiat 500e pode ser adquirido por €9.950, a nova versão elétrica do Grande Panda sai por €11.950, e o Citroën e-C3 agora parte de €12.900. Até o e-C3 Aircross, um SUV com mais espaço interno, está sendo oferecido com preço reduzido de €15.790.
Apesar da empolgação em torno dos preços quase inacreditáveis, o programa não é para todos.
As exigências limitam o benefício a uma fatia específica da população, especialmente moradores de grandes cidades com carros antigos e renda familiar mais baixa.
Ainda assim, trata-se de uma política pública ousada que pode redefinir o acesso ao carro elétrico na Itália.
Resta saber se o impacto será duradouro ou se o programa terá apenas um efeito momentâneo nas vendas.
Por enquanto, o que se vê é um movimento ousado para democratizar a eletrificação automotiva, colocando o carro elétrico no mesmo patamar de custo de uma moto — ou até menos.
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