
A marca chinesa Voyah, braço premium da gigante Dongfeng, está prestes a lançar o SUV mais ousado de sua história.
Batizado provisoriamente de Taishan, o modelo quer não apenas rivalizar com o Rolls-Royce Cullinan, mas também provocar — com estilo e tecnologia — as marcas mais tradicionais do setor de luxo automotivo.
E a primeira provocação veio em grande estilo: um dos protótipos foi camuflado com estampa inspirada na Louis Vuitton e estacionado em frente à badalada exposição “The Louis”, em Xangai.
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O CEO da Voyah, Lu Fang, não esconde as ambições do projeto. Segundo ele, o SUV está passando por “testes intensivos de verão” e será equipado com a mais recente tecnologia de condução autônoma da Huawei, chamada ADS Ultra, com quatro sensores LiDAR — um deles fixado logo acima do para-brisa.
A promessa é de uma experiência de direção quase totalmente automatizada, combinada com um nível de conforto e sofisticação comparável aos melhores da Europa.
Ainda em fase de testes, o Taishan foi flagrado sob forte camuflagem ao lado de um Rolls-Royce Cullinan, evidenciando a comparação direta que a marca deseja estabelecer.

Com mais de 5,3 metros de comprimento e entre-eixos de 3,1 metros, o modelo será gigantesco e terá configuração interna com seis lugares distribuídos em três fileiras no esquema 2+2+2 — algo raro mesmo entre os SUVs de altíssimo padrão.
No que diz respeito ao design, pouco foi revelado até agora. É possível notar maçanetas embutidas, acabamento cromado nas janelas e linhas de carroceria suaves, sem excessos.
Mas o que realmente chama atenção é o conjunto tecnológico e a ousadia estética: a camuflagem temática de grife parece ter sido escolhida a dedo para posicionar o Taishan não apenas como um SUV de luxo, mas como um símbolo de status.

A motorização ainda não foi confirmada, mas a imprensa chinesa aposta em duas configurações: uma 100% elétrica e outra híbrida plug-in.
Esta última deve seguir a fórmula do sedã de luxo Voyah Passion L, que combina um motor 1.5 turbo com dois motores elétricos e entrega nada menos que 657 cavalos de potência — números que colocariam o Taishan em pé de igualdade com super SUVs como o BMW XM ou o próprio Cullinan Black Badge.
Além de disputar espaço com os europeus, o novo SUV também tem como alvo concorrentes locais como o Li Auto L9, que vem conquistando o público chinês de alto poder aquisitivo.

A proposta da Voyah é clara: entregar luxo, performance e tecnologia de ponta por um valor potencialmente mais acessível — embora o preço final ainda não tenha sido revelado.
Com previsão de lançamento para 2025, o Voyah Taishan promete acirrar a disputa global por consumidores de luxo que, cada vez mais, olham para a China não apenas como mercado, mas como fonte de inovação.
Se a combinação de design extravagante, recursos avançados da Huawei e motorizações de alto desempenho se confirmar, o Cullinan pode, sim, ter um rival à altura — vindo diretamente do oriente.
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