
A Hyundai está prestes a lançar o SUV elétrico mais ousado e tecnológico de sua história.
Batizado de Elexio, o modelo foi revelado inicialmente em maio pela joint venture Beijing Hyundai, e já começa a chamar atenção antes mesmo de sua estreia oficial no mercado chinês, prevista para o terceiro trimestre de 2025.
E não é por acaso: com design moderno, bateria robusta e promessas ambiciosas de desempenho, o Elexio quer reescrever o papel da Hyundai no maior mercado de carros elétricos do planeta.
Com autonomia declarada de até 700 km pelo ciclo chinês CLTC, o novo SUV elétrico mira diretamente concorrentes como o BYD Seagull e o Tesla Model Y.

Ainda que levemente menor que o SUV da Tesla, com 4,61 m de comprimento e 1,87 m de largura, o Elexio se destaca pelo projeto centrado na plataforma E-GMP, que já serve de base para os modelos IONIQ da Hyundai.
Durante uma bateria de testes globais, o Elexio foi submetido a situações extremas de segurança e desempenho.
No quesito estrutural, o destaque vai para a tecnologia apelidada pela marca de “Mão de Deus” — uma estrutura de aços ultra resistentes em cinco camadas que envolve o chassi.
O modelo resistiu com louvor a impactos frontais, laterais e até capotamento em vala, graças à combinação de 360 graus de reforço estrutural, oito vigas horizontais e sete verticais no assoalho.

E a robustez vai além da carroceria. O Elexio foi testado em câmaras com temperaturas de até -30 °C, onde manteve a capacidade de ligar e recarregar, mesmo com perda de autonomia inferior à média observada em outros EVs nessas condições.
Em pista, enfrentou 17 tipos de pavimento urbano degradado, mostrando refinamento de suspensão digno de segmentos superiores, com amortecedores de válvulas especiais e buchas hidráulicas, tudo calibrado após mais de 300 ajustes técnicos.
Com duas opções de motorização — 160 kW (214 cv) com tração simples e 233 kW (312 cv) com tração nas quatro rodas — o Elexio se apresenta como um SUV urbano com ambições globais.
E a Hyundai aposta na produção local para garantir competitividade: as baterias LFP virão da FinDreams, divisão da gigante BYD.

Os preços ainda não foram oficialmente divulgados, mas a imprensa chinesa estima que o Elexio custará a partir de 140 mil yuans, cerca de 19.500 dólares.
Se confirmado, será um dos SUVs elétricos com melhor custo-benefício do mercado chinês, e uma ameaça real para os líderes atuais.
A Hyundai já deixou claro que vê a China como território estratégico e promete lutar com tudo para ganhar espaço — o Elexio é a primeira cartada de uma nova ofensiva elétrica.

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