
A Subaru parece ter virado seu jogo com os EVs, e ninguém esperava que o maior destaque viria de um SUV.
O Solterra 2026, reestilizado e com novo conjunto mecânico, acaba de se tornar o modelo mais rápido da história da marca japonesa.
Com números que envergonham até os tradicionais esportivos da Subaru, como o BRZ e o WRX STI, o SUV elétrico deixou o legado a combustão para trás.
Segundo testes da revista Car and Driver, o Solterra atinge os 100 km/h em apenas 4,3 segundos — superando todos os outros modelos da Subaru já avaliados pela publicação.
Veja também

O desempenho é resultado do novo conjunto elétrico, que entrega 338 cv e 44,6 kgfm de torque, aliado ao sistema de tração integral simétrica da marca.
Mesmo com todo esse fôlego, o SUV não carrega o selo de versão esportiva, o que indica espaço para uma futura variante de alto desempenho.
Para efeito de comparação, o BRZ tS 2024 leva 5,5 segundos para chegar aos 100 km/h, enquanto o STI S209 2019 faz o mesmo em 4,4 segundos.
No entanto, o STI ainda supera o Solterra na retomada até os 160 km/h, marcando 11,2 segundos, contra 11,8 do SUV elétrico.
Os dois empataram no quarto de milha, completando o percurso em 13 segundos, mas o Solterra tem velocidade final limitada a 162 km/h, o que permitiu a recuperação do STI.

Além da performance surpreendente, o novo Solterra ganhou melhorias relevantes em autonomia e tecnologia.
A bateria agora é de 74,7 kWh, garantindo alcance de até 463 km por carga — um salto significativo frente aos 365 km da versão anterior.
Outro avanço importante é a inclusão do conector NACS, compatível com a rede de carregadores rápidos da Tesla nos EUA.
O preço inicial foi mantido: parte de US$ 38.495, o equivalente a cerca de R$ 211 mil, em conversão direta e sem impostos.
A linha 2026 é composta por quatro versões: Premium, Limited, Limited XT e Touring XT, com valores que chegam até US$ 45.555 (aproximadamente R$ 250 mil).

A cabine também recebeu atenção, com novos acabamentos e central multimídia atualizada, mantendo a proposta tecnológica do modelo.
Apesar do desempenho acima da média, a Subaru ainda não confirmou uma versão STI elétrica baseada no Solterra.
Mas na Japan Mobility Show, a marca apresentou o conceito Performance-E STI, sinalizando os planos para o futuro esportivo dos seus EVs.
Com rivais como Uncharted e Trailseeker prestes a chegar ao mercado norte-americano, a liderança do Solterra entre os EVs da Subaru pode não durar muito.
Ainda assim, o modelo já fez história ao quebrar paradigmas e mostrar que um SUV elétrico pode, sim, ser o Subaru mais rápido já produzido.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










