
A Renault divulgou aos acionistas os resultados de 2024 e, de quebra, revelou algumas propostas de lançamentos que pretende fazer em breve tanto na Europa quanto no mercado internacional.
Como se sabe, as duas operações foram separadas e a Renault terá dois portfólios de produtos, um voltado para os europeus, com híbridos (HEV) e elétricos, enquanto outro para as demais regiões.
Nesse caso, a Renault revelou as linhas básicas de um novo SUV de porte médio, um modelo que está sendo testado no Paraná e que será fabricado em São José dos Pinhais.
Trata-se de um produto derivado do Dacia Bigster, porém, com linhas mais sofisticadas para parecer mais caro e distante de uma proposta de baixo custo, na qual a marca romena se apoia.

Feito sobre a plataforma RGMP (Renault Global Modular Platform), uma variante da CMF-B, o SUV que aqui estão chamando de Boreal terá bom espaço interno e, claro, aquele porta-malas generoso que a francesa não dispensa.
Para mover esse SUV, a Renault se apoiará na Horse, já instalada no complexo paranaense, que fornecerá o motor HR13 1.3 TCe com 163 cavalos e 25,5 kgfm, números parecidos com os da Mercedes-Benz, com o qual compartilha o M282.
Este SUV também terá uma variante híbrida leve de 48V como os alemães que usam o M282, permitindo assim reduzir o consumo de combustível e as emissões.

Já em relação a um HEV ou E-Tech Full Hybrid, o Boreal pode contar com três opções da Renault, sendo uma com o novo motor 1.8 da Horse Espanha, outro com o HR13 nacional ou o H4M 1.6 já conhecido.
Provavelmente a segunda opção seja a mais interessante, já que no Arkana, ele entrega esses mesmos números divulgados aqui, fora o motor elétrico na transmissão e o sistema MHEV embutido.
Mas, além deste SUV que pode ser chamado de Boreal, a Renault revelou ainda um carro elétrico “international”, que pode ser a atualização do Kwid E-Tech Electric, que também já roda em testes aqui.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!