Novo SUV Toyota que custa apenas R$ 80 mil é sucesso, e deixa rivais da VW e Nissan para trás

toyota bz3x 2
toyota bz3x 2

A Toyota finalmente encontrou um caminho competitivo no mercado de carros elétricos mais disputado do mundo: o novo SUV bZ3X já se tornou um fenômeno de vendas na China, graças ao seu preço extremamente acessível e uma lista de equipamentos surpreendente.

Lançado em março deste ano pela joint venture GAC Toyota , o modelo chegou como a opção 100% elétrica mais barata da marca japonesa, custando a partir de 109.800 yuan — o equivalente a cerca de R$ 80 mil.

Voltado especialmente para famílias jovens e consumidores urbanos, o bZ3X já ultrapassou a marca de 62 mil unidades vendidas desde o lançamento, com mais de 10 mil entregas em cada um dos dois últimos meses.

Em maio, o modelo se tornou o EV de marca estrangeira mais vendido na China, superando nomes conhecidos como Volkswagen ID.3, Nissan N7, BMW i3 e até o ID.4 CROZZ.

Veja também

Com 4,64 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,62 m de altura, o bZ3X tem porte semelhante ao BYD Yuan Plus — conhecido fora da China como Atto 3 — um dos SUVs compactos elétricos mais populares do país.

O interior do bZ3X também marca uma virada na estratégia da Toyota: painéis digitais amplos, espaço otimizado e sistemas avançados de assistência ao motorista tornam o modelo muito mais moderno do que o habitual nas linhas da marca.

São sete versões disponíveis no mercado chinês, incluindo duas equipadas com tecnologia LiDAR, sensor que é geralmente reservado a modelos de segmentos superiores.

toyota bz3x (1)
toyota bz3x (1)

Nessa configuração, o preço sobe para 149.800 yuan, algo em torno de R$ 102 mil.

Em termos de desempenho, o SUV elétrico da Toyota pode ser adquirido com dois pacotes de bateria: 50,04 kWh, com autonomia de até 430 km pelo ciclo chinês CLTC, ou 67,92 kWh, que eleva o alcance para até 610 km — o que o coloca em pé de igualdade com modelos muito mais caros.

Para demonstrar sua robustez, a Toyota organizou recentemente uma viagem de longa distância pelo inverno chinês com o bZ3X, destacando o desempenho do SUV em condições adversas e reforçando sua proposta de ser um veículo elétrico completo por um preço acessível.

Com essa estratégia, a Toyota tenta recuperar o terreno perdido na China — onde marcas locais como BYD, XPeng e Nio dominaram rapidamente o setor de veículos elétricos.

toyota bz3x (3)
toyota bz3x (3)

A ofensiva elétrica da montadora japonesa deve continuar: há poucos dias, a GAC Toyota abriu a pré-venda do bZ7, um sedã elétrico topo de linha que, segundo a empresa, será o modelo mais inteligente da Toyota já lançado no mundo.

Se o bZ3X é o primeiro passo, a Toyota mostra que está pronta para jogar sério — e barato — na nova era dos EVs.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.