Novo Toyota GR Corolla: impressões ao dirigir

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O Novo Toyota GR Corolla chegou e praticamente acabou com suas 99 unidades de uma edição especial feita para o mercado brasileiro, onde chega em duas versões, a Core e a Circuit, que custam R$ 416.990 e R$ 461.990, respectivamente.

Importado do Japão, o GR Corolla chega para entusiastas de velocidade e com uma arquitetura desenhada para alta performance, trazendo o nome do Corolla para um nível mais elevado, sendo um produto criado exclusivamente pela Gazoo Racing.

O hot hatch da marca japonesa traz ao Brasil o motor G16E-GTS, um pequeno de três cilindros com novo sistema de injeção direta de alta pressão, intercooler robusto, otimização do fluxo de gases, pistões redesenhados e coxins de motor e câmbio mais rígidos.

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Com estas mudanças em relação ao motor do GR Yaris, o GR Corolla entrega 304 cavalos e 37,7 kgfm, tendo ainda transmissão manual de seis marchas e sistema de transmissão permanente nas quatro rodas com três opções de distribuição: 60:40, 50:50 e 30:70.

Cada uma dessas opções é feita para um uso específico, como 60:40 para utilização diária, 50:50 para pilotagem em circuitos e 30:70 para estradas sinuosas.

Além disso, o GR Corolla tem mais soldas estruturais em pontos específicos da carroceria para ser mais rígido e oferecer assim maior equilíbrio em curvas.

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Outro ponto importante é que o conjunto de suspensão mais leve, tal como freios com discos dianteiros com ranhuras e 14 polegadas, além de pinças vermelhas da Gazoo Racing mais robustas.

Tecnicamente, o GR Corolla foca ainda na aerodinâmica com dutos de ar e difusor traseiro, fora um assoalho plano para maior fluidez.

No pacote completo, o teto de fibra de carbono reduz o peso em 2,5 kg, a suspensão dianteira em 5 kg, para-choque mais leves com 1 kg a menos e painéis de aço especiais em 4,8 kg.

Com tudo isso, ele vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos com final de 229 km/h, mais três modos de condução (Eco, Normal e Sport), com 20% das unidades da versão Core e 80% da Circuit.

No mix de vendas, 25% são da cor preta, 5% de vermelho metálico, 30% de branco polar e 40% de cinza metálico.

Toyota GR Corolla – primeiras impressões

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O GR Corolla é bem impressionante visualmente, especialmente por seus apêndices aerodinâmicos, com uma cara bem agressiva herdada do Corolla hatch, que não temos aqui.

O hatch nipônico da Gazoo Racing chama atenção por seus faróis full LED mais expressivos, especialmente por conta de suas luzes diurnas em LED.

O para-choque volumoso é anabolizado com molduras pronunciadas com entradas de ar para refrigeração dos freios.

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Já a grade central é enorme e conta com acabamento em preto brilhante, destacando o logotipo da Gazoo Racing, tendo ainda um spoiler proeminente.

O capô com saídas de ar em mesma tonalidade reforçam a proposta de desempenho do GR Corolla, enquanto as rodas BBS forjadas com aro 18 polegadas possuem robustos pneus 235/40 R18.

Com para-lamas abauladas e saias de rodas pronunciadas com o nome GR Four em baixo-relevo, além de retrovisores pretos e saídas de ar nos para-lamas dianteiros.

Na traseira, as lanternas em LED perdem o destaque para o protetor volumoso com difusores de ar e três bocas de escape cromadas.

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No alto, defletor de ar pronunciado destaca o conjunto, com o pacote da versão Circuit tendo o teto preço por conta da fibra de carbono.

Dentro, o ambiente é escurecido e os detalhes são mais discretos, com pedais de alumínio destacados, assim como volante padrão com logo GR, além de cluster digital configurável com uma opção horizontalizada das informações, algo bem prático.

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A multimídia tem tela pequena e isso chama atenção, mas ao sair para a pista, isso é o de menos… A alavanca de câmbio curta e personalizada vem com a plaqueta numerada ao lado e o comando dos modos de condução.

Já os assentos em Alcantara e couro são bem envolventes e de bom aspecto, assim como seguram bem o corpo. Basicamente é assim o GR Corolla, que não precisa ousar mais no habitáculo, já que a missão é andar rápido.

Toyota GR Corolla – impressões ao dirigir

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Na pista, o GR Corolla é realmente ótimo de guiar, com seu motor “GTS” pronto para responder a qualquer comando. Em Interlagos, escapamos de enfrentar a garoa pouco antes da saída e conseguimos dar quase uma volta, já que não era possível usar a reta dos boxes…

Como não podemos usar uma analogia mais apropriada aqui, fazer essa que volta no GR Corolla foi como começar a tomar o sorvete mais caro que existe e ele, de repente, cair ao chão…

Bom, mas no que deu para aproveitar, pudemos realmente ter certeza de que apenas 99 carros são muito pouco para os amantes da velocidade no Brasil, especialmente porque muitos deles irão guiar o GR Corolla nos dias do Festival Interlagos 2023, que vai até 23 de julho, mas não há mais carros…

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Então, logo que saímos do pit lane, o GR Corolla deslizou suavemente pelo acesso à pista com os engates das primeiras marchas bem justos e preciso, como tem que ser um esportivo purista, aliando ainda uma embreagem macia e de bom curso para diversão.

Saindo rápido para a reta oposta, o GR Corolla salta para os 6.000 rpm, que enchem o medidor horizontal, colocando o corpo do motorista, garantindo uma redução dos metros até o cone vermelho de frenagem além dos 180 km/h.

Com poder de frenagem próprio para sua missão, o GR Corolla se equilibra sobre suas enormes pinças e discos, enquanto a redução é outro freio para o ímpeto do hot da Gazoo Racing.

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Entramos em alta na curva e o Corolla da GR agarra na trajetória pedindo para ir mais rápido e contornando de forma exemplar.

Nas curvas de baixa, o bólido da Toyota permite entradas fortes e volta quando se imagina que não irá permanecer na pista, revelando sua dinâmica de condução essencialmente feita para este ambiente fechado.

Com a tração em 50:50, própria para um race track, o GR Corolla aponta e vai embora nas curvas, sem tendências de sair perigosamente, exigindo correções pontuais.

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Limpo no traçado, o Corollão GTS no modo Sport pede a reta para super facilmente os 230 km/h, mas é aí que a coisa acaba e o pé levanta e, como naquela montanha-russa mais empolgante, o carrinho logo entra e você desce…

Foi muito mais rápido de andar que escrever isso aqui, mas nesse pouco, como já comentamos, o GR Corolla é o carro que terá presença obrigatória nos track days da vida, ainda mais se alguns deles forem – como se espera – customizados para dar muito mais.

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Tendo uma tocada precisa, uma direção sensível e um conjunto exemplarmente próprio para se brincar ao volante, o GR Corolla é diversão garantida, mesmo para quem não é piloto, mas desde que se saiba até onde a banda toca…

Presente da Toyota para os engenheiros da Gazoo Racing, a entrega do Corolla hatch para ser mais um dos brinquedos que ficarão na memória das futuras gerações de entusiastas, especialmente numa possível existência sem carros a combustão, o GR Corolla coloca o best seller mundial no lugar que merece.

Toyota GR Corolla – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X