
Baseado no campeão do Campeonato Mundial de Rali de 2025 (WRC), com duas corridas de antecedência, o Toyota GR Yaris está confirmado para o Brasil, finalmente.
O hot hatch será vendido em duas versões — com câmbio manual ou automático — e chegará aos primeiros compradores em abril de 2026.
Para entusiastas e atualizado, o GR Yaris traz novas entradas de ar na dianteira e nos para-lamas que melhoram a aerodinâmica e a refrigeração do conjunto mecânico.

Já os para-lamas alargados abrigam rodas forjadas, exatamente como nos carros de corrida, e freios de alta performance.
Na traseira, as saídas de ar reduzem a resistência aerodinâmica, além de melhorarem a dirigibilidade e a estabilidade do GR Yaris, bem como a dispersão do calor proveniente do sistema de escape.
As luzes de neblina e de ré foram retiradas do para-choque para reduzir o risco de danos durante possíveis colisões em competições, enquanto o aerofólio perdeu a terceira luz de freio para facilitar sua substituição ou personalização.

Pesando 1.305 kg na versão manual e 1.325 kg na automática, o GR Yaris tem suspensão traseira independente do tipo double wishbone.
Estruturalmente, o Novo GR Yaris recebeu cerca de 15% a mais de pontos de solda, além de 15% mais adesivos estruturais.
Já o sistema de direção elétrica recebeu o ajuste final do piloto profissional Kazuya Oshima para uma sensação de relação mais direta (1:1) entre o movimento do volante e das rodas.
O GR Yaris vem equipado com motor 1.6 turbo de três cilindros, o famoso G16E-GTS com 300 cavalos de potência e 40,2 kgfm de torque.

Seu sistema de tração integral GR-Four – igual ao utilizado pelo GR Corolla – tem três diferenciais (um central e dois Torsen de deslizamento limitado, um em cada eixo) e três modos de distribuição de torque.
O modo Normal (60% dianteiro e 40% traseiro), o Gravel (53:47) e o Track (variação contínua entre 60:40 e 30:70).
Para além do câmbio manual de seis marchas, o GR Yaris terá a opção de transmissão automática GR-DAT (Direct Automatic Transmission) de 8 marchas.
Ela foi desenvolvida para entregar respostas extremamente rápidas, e as trocas manuais têm o padrão de competição: empurrando a alavanca para reduzir e puxando para “subir” marchas.
Com inspiração nos veículos de competições de rali, o interior do GR Yaris traz console central inclinado em 15° para melhorar a visibilidade e há espaço para a instalação de mostradores ou de um monitor para copiloto à frente do passageiro.

Tem ainda cluster digital de 12,3 polegadas com modos de visualização Normal e Esportivo – sendo este último com layout mais minimalista e focado nas informações de desempenho.
Nas versões automáticas, são exibidas a temperatura do óleo da transmissão e alerta de redução para as marchas.
O GR Yaris teve a borda superior do painel rebaixada em 50 mm e espelho retrovisor reposicionado, mais ajustes para aprimorar a postura de pilotagem, com volante reposicionado e bancos dianteiros rebaixados em 25 mm para uma condução mais purista.
Com até 10 anos de garantia e mais os prazos padrões da Toyota no Brasil, o GR Yaris é o hot hatch dos gearheads e entusiastas que o farão custar bem mais daqui a alguns anos.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










