Novo Toyota Yaris Cross nacional terá motor da versão híbrida flex produzido no interior de São Paulo; SUV será feito em Sorocaba

toyota yaris cross 2024 1
toyota yaris cross 2024 1

O Novo Toyota Yaris Cross terá uma variante híbrida flex no mercado nacional e, mais que isso, seu motor a combustão será produzido na planta de propulsores da montadora em Porto Feliz, no interior de São Paulo.

O presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, contou ao site Auto Data , como isso ocorrerá: “Com relação ao sistema híbrido por ora a parte de combustão será feita em Porto Feliz e estamos estudando localizar a parte elétrica também”.

Ele ainda confirmou a produção do novo carro na planta 2 de Sorocaba: “Trata-se de uma outra plataforma, que será montada na fábrica nova. É um modelo desenvolvido para o mercado local, com perfil para o Brasil. Está em estudos sua viabilidade para exportação”.

A Toyota deve segurar a informação de que será o Yaris Cross “EM” até o último momento possível e por isso não descreve como será esse produto. Já em relação ao motor, agora paira uma dúvida.

Na Índia, por exemplo, o Yaris Cross usa o mesmo motor empregado no Yaris brasileiro, mas não somente na versão padrão, também na versão híbrida. O 2NR-FBE é o motor usado no modelo feito hoje na planta 1 de Sorocaba.

Já o 2NR-VEX é o mesmo empregado no SUV compacto na Índia, tendo ele ciclo Atkinson, trabalhando com uma caixa transaxle CVT, bateria de lítio e um motor elétrico de 80 cavalos e 14,3 kgfm.

Entregando 91 cavalos e 12,3 kgfm, o 1.5 do sistema híbrido terá de funcionar como o FBE no Brasil, ou seja, terá de ser flex e isso deve elevar sua potência para cerca de 93 cavalos.

Já sobre a bateria, Maggio esclareceu um ponto importante para a redução de custos do Novo Yaris Cross nacional: “Estamos reservando uma área das novas instalações para a montagem das baterias, possivelmente até 2026”.

Assim, com potência combinada entre 111 e 113 cavalos, o Novo Yaris Cross Hybrid Flex tem tudo para ganhar o consumidor brasileiro.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X