O Novo Toyota Yaris Cross terá uma variante híbrida flex no mercado nacional e, mais que isso, seu motor a combustão será produzido na planta de propulsores da montadora em Porto Feliz, no interior de São Paulo.
O presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, contou ao site Auto Data, como isso ocorrerá: “Com relação ao sistema híbrido por ora a parte de combustão será feita em Porto Feliz e estamos estudando localizar a parte elétrica também”.
Ele ainda confirmou a produção do novo carro na planta 2 de Sorocaba: “Trata-se de uma outra plataforma, que será montada na fábrica nova. É um modelo desenvolvido para o mercado local, com perfil para o Brasil. Está em estudos sua viabilidade para exportação”.
A Toyota deve segurar a informação de que será o Yaris Cross “EM” até o último momento possível e por isso não descreve como será esse produto. Já em relação ao motor, agora paira uma dúvida.
Na Índia, por exemplo, o Yaris Cross usa o mesmo motor empregado no Yaris brasileiro, mas não somente na versão padrão, também na versão híbrida. O 2NR-FBE é o motor usado no modelo feito hoje na planta 1 de Sorocaba.
Já o 2NR-VEX é o mesmo empregado no SUV compacto na Índia, tendo ele ciclo Atkinson, trabalhando com uma caixa transaxle CVT, bateria de lítio e um motor elétrico de 80 cavalos e 14,3 kgfm.
Entregando 91 cavalos e 12,3 kgfm, o 1.5 do sistema híbrido terá de funcionar como o FBE no Brasil, ou seja, terá de ser flex e isso deve elevar sua potência para cerca de 93 cavalos.
Já sobre a bateria, Maggio esclareceu um ponto importante para a redução de custos do Novo Yaris Cross nacional: “Estamos reservando uma área das novas instalações para a montagem das baterias, possivelmente até 2026”.
Assim, com potência combinada entre 111 e 113 cavalos, o Novo Yaris Cross Hybrid Flex tem tudo para ganhar o consumidor brasileiro.
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