
A Volkswagen prepara a estreia de mais um modelo que promete agitar o mercado de carros elétricos acessíveis na Europa: o ID.Cross.
Previsto para meados de 2026, o SUV compacto é a alternativa elétrica ao popular T-Cross e faz parte de uma nova geração de EVs da marca com foco em eficiência, design e custo-benefício.
Poucos dias após os primeiros testes do ID.Polo, seu “irmão” hatchback, o ID.Cross foi flagrado rodando quase sem camuflagem, revelando boa parte do visual definitivo.
O novo modelo representa a segunda aposta da Volkswagen na linha de elétricos com nomes já consagrados, e foi antecipado por um conceito exibido no Salão de Munique em setembro.
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Mesmo com disfarces simulando a frente de um T-Roc a combustão, os protótipos entregam que o ID.Cross está muito próximo do conceito original, com linhas limpas, visual moderno e identidade visual própria.
Segundo Andreas Mindt, chefe de design da marca, essa nova geração traz o “molho secreto” da Volkswagen: uma combinação de estilo nostálgico com soluções práticas e modernas.
No visual, o ID.Cross apresenta uma postura mais ereta, com para-lamas largos e um conjunto óptico frontal que remete a um “sorriso”, formado por faróis de LED com barra luminosa 3D.
O design também traz referências de modelos icônicos da marca, como o Golf e a clássica Kombi, o que reforça o apelo emocional do SUV.

Nas dimensões, o modelo mede 4,16 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de entre-eixos — praticamente o mesmo porte do atual T-Cross.
Por dentro, o ID.Cross adota um estilo minimalista com duas grandes telas: uma central multimídia de 13 polegadas e um painel de instrumentos digital de 11”.
Os bancos traseiros podem ser rebatidos completamente, liberando um porta-malas de até 450 litros.
A plataforma é a nova MEB+, a mesma que será usada no ID.Polo, e que promete maior eficiência e desempenho em relação à arquitetura atual da família ID.
Com essa base, o ID.Cross deverá entregar uma autonomia de até 420 km no ciclo WLTP, segundo estimativas iniciais da Volkswagen.
Embora o preço final ainda não tenha sido divulgado, a marca já adiantou que o SUV será posicionado abaixo do ID.4, que hoje parte de €35.000 (cerca de R$ 226 mil), reforçando sua proposta como um elétrico de entrada com bom espaço, conectividade e visual atraente.
A estreia oficial está prevista para 2026 na Europa, e o modelo reforça a estratégia da Volkswagen de popularizar os elétricos com uma nova leva de veículos mais acessíveis, práticos e desejáveis.
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