Um recall é sempre algo preocupante para o proprietário de veículo, indo desde falhas que podem desligar o motor em movimento até airbags potencialmente mortais. Mas, em casos como do Hyundai Nexo, pode ser assustador.
Imagine uma explosão em um carro parado ou em movimento, porém, diferente daquelas detonações vistas em abastecimento de carros movidos por GNV, esta provoca um incêndio intenso e com risco de novas explosões.
Nos EUA, incidentes com hidrogênio já foram registrados na Califórnia, onde se concentram as poucas vendas de automóveis e de outros veículos com células de combustível.
A tecnologia de células de combustível de hidrogênio continua avançando, mas os riscos continuam preocupantes. Um recall vigente do Hyundai Nexo também preocupa, já que 1.545 unidades estão envolvidas.
Com veículos produzidos entre 10 de agosto de 2018 e 25 de agosto de 2023, o Hyundai Nexo pode apresentar problemas de funcionamento no dispositivo de alívio de pressão.
Este é ativado termicamente e em caso de defeito, pode descarregar inadvertidamente gás hidrogênio altamente volátil.
Segundo a Hyundai, a culpa é de microfissuras no vidro do mecanismo do tipo bulbo de vidro da Youngdo Industry, que faz liberação de gás hidrogênio em uma temperatura operacional.
Diante do vazamento de gás, a Hyundai recomenda que os donos estacionem seus carros na rua e longe de edificações, exatamente por conta dos riscos envolvidos com o hidrogênio.
A Hyundai relata o que pode acontecer no momento em que o dispositivo de alívio de pressão falhar, sendo que nesse caso, o painel do veículo indicará mau funcionamento do sistema.
Além disso, o nível de combustível cairá bruscamente, sendo outro indicativo que há problemas a bordo. Mas, o motorista terá assustadores indicadores sensoriais, com o som de algo como “vento” na traseira do veículo.
Isso também será acompanhado de uma fumaça branca exalando da mesma parte do veículo. Essa nuvem é o hidrogênio gasoso em altíssima concentração e baixa temperatura, com o chiado sendo o próprio vazamento.
Nesse momento, não dá para pensar em ficar no carro, sendo recomendado afastar-se da traseira e, logicamente, do veículo. A Hyundai não informou se houve incidentes relacionados com o problema de vazamento, mas seja como for, os dons devem correr para fazer o recall.
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