A BYD acaba de lançar oficialmente seu novo carro elétrico de entrada na Indonésia, e o nome dele é Atto 1.
Com preços a partir de apenas US$ 12 mil — cerca de 195 milhões de rúpias indonésias ou pouco mais de R$ 65 mil em conversão direta — o modelo já se posiciona como um dos EVs mais acessíveis disponíveis atualmente no mercado global.
O Atto 1 é, na prática, uma versão rebatizada do Seagull, o compacto elétrico mais vendido da BYD na China. Em outros países, ele também é oferecido com os nomes Dolphin Mini e Dolphin Surf.
Agora, com o lançamento no Salão Internacional do Automóvel da Indonésia (GIIAS), o Atto 1 marca sua estreia oficial no sudeste asiático.
O carro será oferecido em duas versões: Standard Range Dynamic e Long Range Premium. A primeira conta com uma bateria Blade de 30,08 kWh, que garante autonomia de 300 km no ciclo NEDC.
Já a versão Premium custa 235 milhões de rúpias (aproximadamente US$ 14.500) e vem equipada com uma bateria maior, de 38,88 kWh, elevando o alcance para 380 km.
O interior do Atto 1 segue o padrão minimalista já conhecido da BYD, com destaque para a central multimídia de 10,1 polegadas com suporte a Apple CarPlay e Android Auto, além de um painel de instrumentos digital de 7 polegadas.
A versão Premium ainda adiciona carregador de celular por indução e volante com regulagem de altura e profundidade.
Com dimensões compactas — 3,96 metros de comprimento, 1,72 m de largura e 1,59 m de altura — o Atto 1 é menor que um Toyota Yaris, mas ainda assim mais espaçoso do que um Kia Picanto, o que o posiciona bem para uso urbano e diário.
“O lançamento do Atto 1 na Indonésia marca sua estreia na região ASEAN, e as pré-vendas já estão abertas”, afirmou Nathan Sun, diretor de operações da BYD Indonésia, durante o evento.
Este é o terceiro modelo 100% elétrico da BYD lançado no país, ao lado do Seal (IDR 629 milhões), do SUV Atto 3 (IDR 515 milhões) e do Dolphin (IDR 425 milhões).
A chegada do Atto 1, no entanto, representa uma ofensiva no segmento de entrada e reforça a estratégia da montadora chinesa de democratizar o acesso ao carro elétrico.
A Indonésia, maior mercado automotivo do sudeste asiático, vem registrando crescimento acelerado nas vendas de EVs, impulsionado por incentivos fiscais e políticas que favorecem a produção local.
No primeiro semestre de 2025, a participação dos elétricos dobrou, passando de 5% para 10%.
Sentindo a pressão, até a Toyota — que domina cerca de 30% do mercado local — já anunciou planos para fabricar veículos elétricos no país até o fim de 2025.
Com o Atto 1 liderando a ofensiva de baixo custo, a corrida pelos corações (e bolsos) dos motoristas indonésios está oficialmente declarada.
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