O BYD Dolphin Mini acaba de ser lançado neste país por apenas R$ 66 mil

byd atto 1 (1)
byd atto 1 (1)

A BYD acaba de lançar oficialmente seu novo carro elétrico de entrada na Indonésia, e o nome dele é Atto 1.

Com preços a partir de apenas US$ 12 mil — cerca de 195 milhões de rúpias indonésias ou pouco mais de R$ 65 mil em conversão direta — o modelo já se posiciona como um dos EVs mais acessíveis disponíveis atualmente no mercado global.

O Atto 1 é, na prática, uma versão rebatizada do Seagull, o compacto elétrico mais vendido da BYD na China . Em outros países, ele também é oferecido com os nomes Dolphin Mini e Dolphin Surf.

Agora, com o lançamento no Salão Internacional do Automóvel da Indonésia (GIIAS), o Atto 1 marca sua estreia oficial no sudeste asiático.

byd atto 1 (2)
byd atto 1 (2)

O carro será oferecido em duas versões : Standard Range Dynamic e Long Range Premium. A primeira conta com uma bateria Blade de 30,08 kWh, que garante autonomia de 300 km no ciclo NEDC.

Já a versão Premium custa 235 milhões de rúpias (aproximadamente US$ 14.500) e vem equipada com uma bateria maior, de 38,88 kWh, elevando o alcance para 380 km.

O interior do Atto 1 segue o padrão minimalista já conhecido da BYD, com destaque para a central multimídia de 10,1 polegadas com suporte a Apple CarPlay e Android Auto, além de um painel de instrumentos digital de 7 polegadas.

A versão Premium ainda adiciona carregador de celular por indução e volante com regulagem de altura e profundidade.

byd atto 1 (3)
byd atto 1 (3)

Com dimensões compactas — 3,96 metros de comprimento, 1,72 m de largura e 1,59 m de altura — o Atto 1 é menor que um Toyota Yaris, mas ainda assim mais espaçoso do que um Kia Picanto, o que o posiciona bem para uso urbano e diário.

“O lançamento do Atto 1 na Indonésia marca sua estreia na região ASEAN, e as pré-vendas já estão abertas”, afirmou Nathan Sun, diretor de operações da BYD Indonésia, durante o evento.

Este é o terceiro modelo 100% elétrico da BYD lançado no país, ao lado do Seal (IDR 629 milhões), do SUV Atto 3 (IDR 515 milhões) e do Dolphin (IDR 425 milhões).

A chegada do Atto 1, no entanto, representa uma ofensiva no segmento de entrada e reforça a estratégia da montadora chinesa de democratizar o acesso ao carro elétrico.

byd atto 1 (4)
byd atto 1 (4)

A Indonésia, maior mercado automotivo do sudeste asiático, vem registrando crescimento acelerado nas vendas de EVs, impulsionado por incentivos fiscais e políticas que favorecem a produção local.

No primeiro semestre de 2025, a participação dos elétricos dobrou, passando de 5% para 10%.

Sentindo a pressão, até a Toyota — que domina cerca de 30% do mercado local — já anunciou planos para fabricar veículos elétricos no país até o fim de 2025.

Com o Atto 1 liderando a ofensiva de baixo custo, a corrida pelos corações (e bolsos) dos motoristas indonésios está oficialmente declarada.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.