
Se você achava que os 1.817 cv do Hennessey Venom F5 já eram insanos, prepare-se para uma dose ainda maior de loucura texana.
A Hennessey Performance acaba de apresentar o Venom F5 Evolution, uma versão ainda mais extrema do seu hipercarro, agora com 2.031 cv – tudo vindo exclusivamente de um motor V8 biturbo.
Sem auxílio elétrico, sem baterias. Só gasolina, pistões e explosões.
O F5 já é conhecido por sua proposta descomunal: atingir velocidades absurdas com o mínimo de concessões ao conforto.
Mais de 30 unidades já foram entregues a clientes (incluindo o lendário Michael Jordan), mas a Hennessey não se deu por satisfeita.

Após três anos de desenvolvimento contínuo, o motor V8 de 6.6 litros, apelidado de “Fury”, foi radicalmente reconfigurado com novos componentes e um par de turbos gigantescos.
Os turbos, aliás, são descritos pela empresa como os maiores do mundo em configuração espelhada, agora chamados Precision 76/80 Next Gen.
E o conjunto mecânico ganhou ainda pistões ovais usinados em alumínio, bielas reforçadas também em alumínio e válvulas de titânio para reduzir peso na parte superior do motor.
Os injetores foram trocados por versões de maior vazão, permitindo que o bicho funcione com etanol E85 comum de posto — nada de combustíveis exóticos de competição.
O resultado? Segundo a Hennessey, o F5 Evolution vai de 0 a 200 mph (ou 0 a 322 km/h) em apenas 10,3 segundos.

Para comparar, um Bugatti Chiron Super Sport levou 14,8 s para essa mesma façanha, e o elétrico Rimac Nevera, mesmo com torque instantâneo, precisou de 15,6 s para alcançar 300 km/h.
A fabricante ainda não cravou a velocidade máxima, mas com esse tipo de performance, é difícil imaginar que o carro fique muito atrás do recorde dos 490 km/h do Bugatti.
Ainda mais porque o F5 original já prometia superar os 500 km/h em testes controlados.
Para manter essa potência colossal sob controle, a Hennessey incluiu uma nova suspensão adaptativa com cinco modos selecionáveis: Sport, Road Race, Drag, Wet e o temido F5 Mode, que deve liberar o máximo do carro.
O modo molhado é uma adição bem-vinda, considerando os mais de dois mil cavalos despejados nas rodas traseiras.
Curiosamente, o pacote Evolution não é uma versão separada, mas sim um upgrade que pode ser incluído por qualquer cliente que esteja configurando um novo F5 – seja ele Coupé, Roadster ou Revolution.
O valor? US$ 285 mil, o equivalente a mais de R$ 1,65 milhão na cotação atual.
E o melhor (ou pior, dependendo da sua conta bancária): clientes que já têm um Venom F5 também podem levar seu carro de volta para Hennessey e atualizar para a especificação Evolution.
Com isso, o Venom F5 Evolution se torna o carro a combustão mais potente do planeta, superando até os monstros híbridos que têm motores elétricos para completar o serviço.
Se você ainda acha que o motor a combustão está com os dias contados, a Hennessey acabou de mostrar que ele ainda tem muita gasolina (ou etanol) para queimar.

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