
Carros elétricos ultrabaratos fabricados na China têm dominado as manchetes, mas agora é a vez de um modelo com selo europeu — e preço ainda mais agressivo — roubar os holofotes no Reino Unido.
O Dacia Spring 2026 acaba de ser lançado como o veículo elétrico mais barato do país, beneficiado por um novo subsídio de £3.750 (aproximadamente R$ 27,7 mil), chamado “Dacia Electric Car Grant”.
O carrinho é o nosso Renault Kwid elétrico , que recentemente, no mês de outubro, foi atualizado para ter exatamente esse visual que você vê nas fotos.
Com esse incentivo, o compacto parte de apenas £12.240, algo em torno de R$ 90 mil na conversão direta, já incluindo todos os custos de documentação e emplacamento.
Veja também

Mesmo sendo produzido na China, o Spring leva o logotipo da romena Dacia — pertencente ao Grupo Renault — e chega ao mercado britânico mais barato que qualquer outro EV disponível atualmente.
Seu preço é tão competitivo que até o tradicional Dacia Sandero, conhecido como o carro mais acessível do Reino Unido, fica para trás.
Nem mesmo o Leapmotor T03, elétrico chinês de entrada, consegue competir: seu preço parte de £15.995 (cerca de R$ 115 mil).
O Spring é vendido em duas versões no Reino Unido: a Expression Electric 70, com motor de 70 cv, e a Extreme Electric 100, com 100 cv.

Antes do desconto, os preços são de £15.990 (R$ 118 mil) para a versão básica e £16.990 (R$ 125 mil) para a topo de linha.
Com o incentivo aplicado, esses valores caem para £12.240 (R$ 90 mil) e £13.240 (R$ 98 mil), respectivamente.
Na linha 2026, o modelo passou por diversas atualizações técnicas importantes.
Chassi, suspensão e sistema de freios foram revistos para melhorar o comportamento dinâmico e a segurança no uso diário.

Ambas as versões agora contam com nova bateria LFP (lítio-ferro-fosfato) de 24,3 kWh, oferecendo até 140 milhas (cerca de 225 km) de autonomia por carga.
Esse tipo de bateria é mais resistente à degradação e apresenta menor risco de superaquecimento, embora com densidade energética um pouco inferior às NMC.
O modelo mais potente, de 100 cv, se diferencia também pelo visual com detalhes em cobre, vidros elétricos traseiros, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de uma função V2L (vehicle-to-load) que permite usar a energia do carro para alimentar dispositivos externos.
O Dacia Spring mantém o estilo de hatch elevado com apelo crossover, ideal para uso urbano com mais versatilidade.

Apesar de sua origem chinesa, o modelo se distancia dos rivais orientais por carregar uma marca tradicional europeia e apostar em uma estratégia de preço que ameaça até carros a combustão.
Com um pacote enxuto, mas funcional, o novo Spring representa o avanço de uma tendência que deve pressionar ainda mais os preços dos EVs na Europa.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










