
Jay Leno é conhecido nos Estados Unidos como comediante, apresentador de TV e também como um dos maiores colecionadores de carros do mundo.
O que pouca gente imagina é o tamanho e o valor da sua garagem. Estima-se que a coleção de Leno supere facilmente os 100 milhões de dólares, ou seja, cerca de R$ 550 milhões na cotação atual.
E o mais curioso: ele raramente vende algum carro. Só se desfez de um em mais de 30 anos — e apenas para abrir espaço para outro modelo elétrico mais novo.
Entre os mais de 180 carros e motos que Leno guarda em sua garagem, há verdadeiras relíquias da história automotiva. Um exemplo é o Mercedes-Benz 300SL de 1957, que ele achou abandonado.
Mesmo sem estar restaurado, o carro tem um detalhe que o transforma em uma joia: carroceria em alumínio. Apenas 29 unidades assim foram feitas. Hoje, esse carro está avaliado em mais de R$ 40 milhões.
Outro modelo lendário é o McLaren F1 de 1994. Leno comprou o carro de um colecionador europeu e garante que já recusou uma oferta de R$ 110 milhões por ele.
A raridade se explica: só 64 unidades de rua foram produzidas e, hoje, é considerado um dos superesportivos mais puros já criados. Tem motor V12 central, espaço para três ocupantes e pode ultrapassar os 370 km/h.
Há também verdadeiras peças de museu, como o Duesenberg SJ Murphy Convertible de 1932, um clássico americano com motor de 320 cavalos — potência absurda para sua época — e visual digno de filmes de gângster.
Estima-se que valha entre R$ 10 e R$ 15 milhões. Mas nada supera o 1934 Duesenberg Walker Coupe: único no mundo, feito sob medida para o herdeiro da farmacêutica Eli Lilly.
Hoje, é avaliado em cerca de R$ 110 milhões. Leno o considera o carro mais especial que possui.
Se engana quem pensa que só há clássicos centenários na coleção. Entre os modernos, está um Porsche Carrera GT 2004, avaliado em quase R$ 10 milhões, e um McLaren P1 híbrido de 2014, que já dobrou de valor e pode ultrapassar R$ 12 milhões dependendo da configuração.
Sem contar o futuro McLaren W1, previsto para 2026, que Leno já garantiu na pré-venda — mesmo antes da produção começar oficialmente.
Com quase 4 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, Leno exibe e dirige muitos desses carros, sempre compartilhando histórias, curiosidades e detalhes mecânicos.
Mais do que um colecionador, ele é um verdadeiro guardião da memória automotiva. E pelo jeito, seus carros continuarão intocados por muito tempo — não como peças de museu, mas como relíquias que ele ainda faz questão de acelerar.
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!