O dono dessa Ferrari SF90 teve um prejuízo de mais de 140.000 dólares, depois de rodar apenas 300 quilômetros com ela

ferrari sf90 branca (1)
ferrari sf90 branca (1)

A dura realidade da desvalorização dos supercarros não é novidade, mas alguns casos ainda conseguem surpreender — e o mais recente envolve uma Ferrari SF90 praticamente nova, que viu seu valor despencar de forma inacreditável após rodar menos de 300 km.

A SF90 é um marco dentro da própria Ferrari . Lançada como sucessora espiritual da LaFerrari em termos de desempenho, embora com preço (teoricamente) mais acessível, o modelo é um dos carros mais rápidos já produzidos pela marca italiana.

Mesmo com toda essa credencial, ele não escapou da brutalidade do mercado de usados.

ferrari sf90 branca (2)
ferrari sf90 branca (2)

O exemplar em questão foi comprado por US$ 704.250 , valor que ainda não inclui os US$ 15 mil adicionais pagos por um filme protetor de pintura em acabamento acetinado.

Após rodar apenas 185 milhas — cerca de 298 km — o supercarro foi vendido em um leilão online por US$ 579 mil.

Isso representa uma perda de US$ 125 mil ou, considerando o custo do PPF, um prejuízo total de US$ 140 mil. Em outras palavras, o antigo dono “pagou” entre US$ 675 e US$ 757 por cada milha percorrida.

ferrari sf90 branca (3)
ferrari sf90 branca (3)

Parte do valor elevado do SF90 vem da personalização extrema, algo típico dos carros da Ferrari.

Só de opcionais extras, o veículo em questão acumulava US$ 47.585.

Entre os itens escolhidos estavam pintura Bianco Avus, difusor traseiro de fibra de carbono (US$ 11.812), tampa do motor no mesmo material (US$ 7.931), tampa do porta-malas traseiro (US$ 7.593), apliques sob as portas (US$ 8.606), além de radar traseiro por US$ 2.767.

ferrari sf90 branca (4)
ferrari sf90 branca (4)

Ainda compunham o pacote pinças de freio amarelas, suspensão com lift no eixo dianteiro, escapamento com saídas pretas, retrovisor eletrocrômico, parafusos de roda de titânio, Apple CarPlay e os tradicionais escudos da Scuderia Ferrari.

O interior é igualmente refinado, com bancos de competição revestidos em couro vermelho Rosso Ferrari e muitos detalhes em fibra de carbono espalhados pelo volante, paddle shifts e console central.

Apesar de todo esse luxo, tecnologia e performance de sobra — que inclui quase 1.000 cv graças a um conjunto híbrido plug-in — o mercado parece não ter dado o mesmo valor a um carro com apenas alguns quilômetros rodados.

ferrari sf90 branca (5)
ferrari sf90 branca (5)

A verdade é que, fora edições limitadas como o LaFerrari ou o SF90 XX Spider, modelos superesportivos perdem valor de forma vertiginosa assim que saem da concessionária, principalmente quando surgem rumores de uma nova geração no horizonte.

Fontes internacionais já sugerem que a Ferrari trabalha em um sucessor direto para o SF90, o que pode ter ajudado a empurrar os preços para baixo.

Com o lançamento do F80 — futuro novo topo de linha da marca — cada vez mais próximo, o SF90 pode estar sendo ofuscado até mesmo dentro de Maranello.

ferrari sf90 branca (6)
ferrari sf90 branca (6)

O caso desta SF90 não é um ponto fora da curva, mas uma lembrança de que nem todo carro de milhões escapa da matemática fria do mercado.

E para quem pensa em comprar um superesportivo, vale lembrar: nem sempre luxo e exclusividade são sinônimo de investimento.

ferrari sf90 branca (7)
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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.