O interesse por esportivos preparados para pista está mais forte do que nunca, e a atual geração do Porsche 911 GT3 RS é o exemplo mais evidente disso.
Desejado por entusiastas e colecionadores do mundo todo, o modelo virou item de luxo restrito a poucos compradores — e, como resultado, os preços no mercado de usados explodiram.
O mais recente caso que comprova essa valorização envolve um GT3 RS branco com detalhes em vermelho, rodas de magnésio Satin Pyro Red com fixação central e o desejado pacote Weissach, que custa mais de 33 mil dólares nos EUA.
Mesmo com 1.400 milhas rodadas (cerca de 2.250 km), o esportivo foi vendido por 351 mil dólares, ou seja, cerca de 40 mil acima do valor original de fábrica, que era de 309.300 dólares.
Por mais que esse número impressione, ele está longe de ser o maior valor já registrado por um GT3 RS usado.
Nos últimos meses, unidades com baixa quilometragem foram vendidas nos EUA por valores na casa dos 390 mil e até 400 mil dólares.
Um exemplar roxo da tonalidade Viola Purple, com pacotes opcionais que somavam quase 90 mil dólares, chegou a ser vendido por meio milhão de dólares em março.
Nesse contexto, quem pagou 351 mil nessa unidade branca pode até comemorar por ter feito um “bom negócio”.
Esse GT3 RS traz ainda mais diferenciais além do Weissach. Ele conta com freios Porsche Ceramic Composite Brakes (PCCB), que custam 10.110 dólares como opcional, sistema de elevação do eixo dianteiro de 3.670 dólares, sistema de som Bose de 1.600 dólares e um pacote de proteção de pintura avaliado em 2.600 dólares.
O interior segue a pegada esportiva com revestimentos Race-Tex, costuras em vermelho Guards Red e cintos de segurança na mesma cor, entregando um acabamento que remete diretamente ao espírito de pista do modelo.
Se alguém tivesse comprado esse carro novo e o usado por apenas 1.400 milhas, teria “ganho” 40 mil dólares com a valorização atual — ou seja, foi praticamente pago para dirigir um GT3 RS por um tempo.
Claro, esse tipo de valorização só acontece com modelos extremamente cobiçados e com produção limitada.
A grande dúvida agora é se essa tendência vai continuar. A Porsche já trabalha em uma atualização da geração 992, a chamada 992.2, e sua chegada inevitavelmente deve impactar os preços do modelo atual.
Mesmo assim, até que isso ocorra, versões bem equipadas do GT3 RS continuarão sendo disputadas no mercado secundário como verdadeiras obras de arte sobre rodas.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!