O motor V8 que a GM usa em suas picapes e SUVs tem um problema grave que já paralisou mais de 20.000 veículos

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A General Motors anunciou um dos maiores recalls recentes nos Estados Unidos envolvendo seus motores V8 de 6.2 litros, após uma série de falhas que vão muito além de simples quedas de desempenho.

Cerca de 600 mil picapes e SUVs de luxo fabricados entre 2021 e 2024 estão sendo convocados devido ao risco real de danos internos graves no motor — incluindo perda total de propulsão e até incêndios.

De acordo com informações da Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA (NHTSA) , o problema está nos componentes internos dos motores, especificamente nas bielas e virabrequins.

Essas peças foram fornecidas por American Axle & Manufacturing e Questum Macimex, e apresentaram falhas de fabricação que comprometem a durabilidade do motor.

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A análise técnica revelou dois fatores principais de falha: acúmulo de sedimentos nos canais de óleo das bielas e virabrequim, e variações fora das especificações nas dimensões e acabamento do virabrequim.

Esses fatores causam desgaste prematuro dos mancais, o que pode levar à quebra do motor ou, no mínimo, à perda de potência repentina.

O problema não surgiu do nada. Desde 2022, a GM já realizou quatro investigações internas.

Foi só na mais recente, em 2024, que a montadora identificou um lote crítico produzido entre março de 2021 e maio de 2024.

Os dados levantados são alarmantes: mais de 28 mil registros de falhas ou incidentes relacionados, incluindo mais de 14 mil casos de perda de propulsão, 12 acidentes (com ferimentos leves) e 42 incêndios, a maioria confinados ao compartimento do motor.

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Os modelos afetados incluem algumas das linhas mais vendidas e luxuosas da GM nos EUA:

Cadillac Escalade e Escalade ESV (2021-2024)
Chevrolet Silverado 1500, Suburban e Tahoe (2021-2024)
– GMC Sierra 1500, Yukon e Yukon XL (2021-2024)

Embora a GM estime que apenas 3% dos veículos envolvidos apresentem defeito, isso ainda representa quase 18 mil unidades potencialmente em risco — um número bem inferior ao de reclamações, o que pode indicar problemas mais complexos ou mal diagnosticados.

A solução para os proprietários será dividida em etapas. Os concessionários farão uma inspeção do motor V8 e, se necessário, substituirão toda a unidade.

Para veículos que não apresentarem falhas visíveis, será aplicada uma correção preventiva: troca para um óleo de maior viscosidade, substituição do filtro de óleo e da tampa, além de uma atualização no manual do proprietário.

A montadora informou que reembolsará os motoristas que já tenham arcado com os custos de reparo do motor por conta própria. As cartas de notificação começarão a ser enviadas em junho, e espera-se um grande movimento nas oficinas credenciadas.

Esse recall acende um alerta não apenas para consumidores, mas também para a reputação da GM, que enfrenta a difícil missão de preservar a confiança em seus motores V8 — tradicionalmente conhecidos pela robustez e desempenho.

Com concorrência acirrada no segmento de picapes e SUVs grandes, uma falha como essa pode custar caro tanto financeiramente quanto em imagem de marca.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.