Ao ser nacionalizado, o Nissan Versa ganhou uma renovação visual que o deixou de acordo com a filosofia global de estilo, embora ele não tenha ficado tão atraente quanto o modelo anterior.
De qualquer forma, seus principais atributos não foram tocados, o que é muito bom.
Nessa versão 1.0 S, o Nissan Versa tem sua segunda opção dentro da gama de versões (confira aqui Nissan Versa 2019: preços, equipamentos, etc), custando R$ 45.490.
Ao contrário do modelo anterior, mexicano, o nacional dispõe também de motor 1.0 12v de três cilindros e permanece a política da marca em manter potência e torque iguais para os dois combustíveis.
Então, com 77 cv e 10,0 kgfm, o Nissan Versa 1.0 S apresenta um desempenho esperado para um sedã leve com baixa potência apresentando um ótimo espaço interno e porta-malas generoso.
É esperto e econômico, mas não se pode esperar mais do que uma proposta urbana.
O sedã nipo-brasileiro é discreto nas vendas diante dos concorrentes, tendo emplacado 14.803 unidades até novembro e posicionando-se em nono no ranking dos sedãs pequenos, de acordo com a Fenabrave.
Devemos lembrar, no entanto, que o modelo atualizado chegou em março.
Índice
Por fora…
O novo visual do Nissan Versa não está no nível do modelo anterior, que já não era um primor de beleza. Na frente, os faróis ficaram enormes e prolongados até os para-lamas.
O para-choque ganhou um formato mais aerodinâmico e em sintonia com o estilo frontal.
Na traseira, as lanternas acompanham o formato das laterais e apresentam um visual limpo, chamando a atenção apenas uma barra pintada na cor do carro sobre a placa.
As rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 185/65 R15 apresentam belo aspecto e é o único “luxo” presente no exterior.
Por dentro…
Em seu interior, o Nissan Versa reproduz fielmente o ambiente do New March. O volante em formato de “V” tem comandos de mídia e telefonia, tendo regulagem apenas em altura. O painel vem com o essencial e dispõe também de um computador de bordo.
O rádio é simples, mas vem com CD/MP3/Bluetooth/USB/Auxiliar. Os comandos do ar condicionado estão em boa posição, mas os retrovisores elétricos estão em local ruim, próximo da coluna de direção.
O Versa 1.0 S não tem vidros elétricos nas portas traseiras, o que é realmente ruim.
O acabamento geral é essencialmente plástico duro. Os bancos possuem tecido macio e acomodam o corpo de forma razoável. Mas o forte do Nissan Versa é o espaço.
Atrás, os passageiros de estatura alta não terão problemas com pernas, embora a altura interna seja apenas razoável.
Há porta-copos no console e nas portas dianteiras.
O banco traseiro tem somente dois apoios de cabeça e cinto central subabdominal.
Após o recente Latin NCAP, espera-se que a Nissan reveja a proteção para crianças e adultos que vão atrás. Por fim, o porta-malas abriga a bagagem de uma família, tendo 460 litros.
Por ruas e estradas…
O Nissan Versa 1.0 S apresenta um desempenho dentro do esperado para um sedã compacto com esse tipo de motorização, mesmo tendo 4,49 m de comprimento.
Pesando 1.056 kg, o modelo é ágil no trânsito, graças à boa disposição do motor 1.0 12v de três cilindros, que tem duplo comando de válvulas variável e entrega 77 cv a 6.200 rpm e 10 kgfm a 4.000 rpm.
O propulsor tem os mesmos números de potência e torque tanto com etanol quanto com gasolina.
Ele é bem elástico e apresenta boa faixa de torque em rotações mais baixas, garantindo boas saídas. O câmbio de cinco marchas tem bom escalonamento e extrai o que pode do pequeno três cilindros.
Os engates não são tão suaves, mas há precisão.
Acelerações longas e retomadas são lentas. Para uma condução em condições normais, o 1.0 12v pede trocas acima de 3.000 rpm, mas dá para andar de forma econômica mudando-se em 2.500 rpm.
Na estrada, a 110 km/h, o ponteiro marca altos 3.500 rpm. O consumo rodoviário ficou em 11,5 km/litro, enquanto o urbano em 8,8 km/litro.
Nada mal quando se está com 41 litros de etanol no tanque. Apesar dos três cilindros, o motor tem funcionamento suave e ruído mais baixo que o do 1.0 16v da Renault, que anteriormente equipava o New March.
Se o propulsor tem suas limitações, a direção elétrica mostra ser muito mais do que o necessário. Assim como no New March, ela é extremamente leve e pode-se empurrar o volante com um dedo para ele virar as rodas. Mas não chega a ser tão leve quanto da Livina, que impressionava.
Com as mãos relaxadas, o condutor dispõe ainda de um potente ar condicionado, que gela bastante e muito rápido.
Os freios são adequados, assim como o conjunto de suspensão, que passou a dar prioridade no conforto. Ainda assim, o Versa 1.0 S oferece boa estabilidade, embora em curvas muito fechadas, a traseira saia com facilidade. O ajuste para o mercado nacional foi benéfico, pois agora o sedã absorve razoavelmente bem a buraqueira do nosso asfalto.
Por você…
O Nissan Versa 1.0 S tem no espaço interno, porta-malas, agilidade e economia seus pontos fortes. O propulsor não é a melhor opção para um sedã, mas enquanto a legislação de nosso país tiver essas aberrações de taxar modelos pelo tamanho do motor, continuaremos neste mesmo esquema. O modelo não decepcionou na cidade. Na estrada, é necessário estudar bem as ultrapassadas. Subida de serra, carregado, é melhor ter paciência.
O pacote de equipamentos é fraco e R$ 45.490 assusta. Mas também não dá para fugir, no atual cenário de nosso país. A concorrência tem sedãs menores e na mesma faixa de potência e preço. Além disso, a Nissan foca em melhorar o custo-benefício de seus carros, agregando peças e mão de obra com preços fixos. No caso do Versa 1.0, o custo das revisões até 60.000 km chega a R$ 2.164.
No segmento, com exceção do Logan, todos os demais não oferecem o mesmo espaço interno que o Versa. Para quem busca esse conforto a mais, mas não liga para um carro pouco completo, então o sedã da Nissan se torna uma opção considerável.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Nissan Versa 1.0 S
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 3 em linha, flex
Cilindrada – 999 cm³
Potência – 77 cv a 6.200 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 10,0 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Manual de cinco marchas
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 16 segundos (etanol/gasolina)
Velocidade máxima – 162 km/h (etanol/gasolina)
Rotação a 110 km/h – 3.500 rpm
Consumo urbano – 8,8 km/litro (etanol)
Consumo rodoviário – 11,5 km/litro (etanol)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de torção
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 15 com pneus 185/65 R15
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.492 mm
Largura – 1.695 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.506 mm
Entre-eixos – 2.600 mm
Peso em ordem de marcha – 1.056 kg
Tanque – 41 litros
Porta-malas – 460 litros
Preço: R$ 45.490
Galeria de fotos do Nissan Versa 1.0 S:
nissan versa 10 s NA 1nissan versa 10 s NA 2nissan versa 10 s NA 3nissan versa 10 s NA 4nissan versa 10 s NA 5nissan versa 10 s NA 6nissan versa 10 s NA 7nissan versa 10 s NA 8nissan versa 10 s NA 9nissan versa 10 s NA 10nissan versa 10 s NA 11nissan versa 10 s NA 12nissan versa 10 s NA 13nissan versa 10 s NA 14nissan versa 10 s NA 15nissan versa 10 s NA 16nissan versa 10 s NA 17nissan versa 10 s NA 18nissan versa 10 s NA 19nissan versa 10 s NA 20nissan versa 10 s NA 21COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!