A cidade de Copperas Cove, no Texas, entrou em estado de alerta após uma sequência crescente de roubos e tentativas de roubo de veículos, com foco especial em modelos da Kia e Hyundai fabricados entre 2011 e 2022.
A polícia local confirmou que a onda criminosa está diretamente ligada à já infame falha de segurança que permite o furto desses carros com algo tão simples quanto um cabo USB.
Os incidentes mais recentes ocorreram nas áreas de Creek Street e Deorsam Drive, mas as autoridades já identificaram tentativas de roubo em outros bairros da cidade, indicando que os criminosos estão atentos e agindo com frequência.
O golpe, que ficou popular nas redes sociais por meio do desafio viral “Kia Challenge”, expõe a vulnerabilidade dos veículos com ignição por chave tradicional.
A forma como os criminosos agem é rápida e destrutiva. Eles quebram um dos vidros laterais, removem a cobertura da coluna de direção e acessam diretamente o sistema de ignição.
Mesmo quando a tentativa de roubo não é concluída, os danos causados ao veículo são consideráveis, e o conserto pode facilmente ultrapassar os milhares de dólares.
Apesar das montadoras terem reagido à crise, lançando atualizações de software antirroubo gratuitas e distribuindo travas de volante, o problema continua sem solução definitiva.
Dados mais recentes indicam que mais de 30% dos veículos afetados ainda não foram atualizados, permanecendo vulneráveis nas ruas e garagens de todo o país.
Com a escalada dos crimes, o Departamento de Polícia de Copperas Cove aumentou o patrulhamento nas áreas mais afetadas e solicitou novos lotes de travas de volante para distribuir aos moradores.
Os proprietários de Kia e Hyundai foram orientados a procurar os sites oficiais das marcas para Hyundai e para Kia para verificar se seus veículos estão aptos a receber a atualização de segurança ou se têm direito aos kits de proteção.
As autoridades reforçam ainda a importância de medidas preventivas simples: estacionar em locais bem iluminados ou dentro de garagens, manter a casa iluminada à noite, trancar sempre o veículo, retirar objetos de valor da cabine e, claro, utilizar travas visíveis no volante ou outros dispositivos que dificultem a ação dos criminosos.
O caso de Copperas Cove é mais um exemplo de como uma falha que poderia ter sido solucionada com mais agilidade continua provocando prejuízos e dores de cabeça.
Enquanto isso, vídeos de jovens criminosos usando a falha para “testar” veículos roubados continuam circulando em redes sociais, muitas vezes viralizando sem qualquer consequência.
Apesar das medidas paliativas, o fato é que a responsabilidade compartilhada entre montadoras e motoristas não tem dado conta de conter o problema.
O descuido de quem ainda não atualizou seu carro e a demora das marcas em corrigir a vulnerabilidade alimentam um ciclo de crimes que só tende a crescer se nada mudar.
Enquanto outros fabricantes investem pesado em tecnologia de segurança e proteção digital, Hyundai e Kia continuam liderando a lista dos veículos mais roubados dos Estados Unidos.
E se depender da criatividade criminosa nas redes sociais, esse pesadelo está longe de terminar. Para quem dirige um desses modelos, o risco de ter o carro roubado — ou depredado em uma tentativa — é uma ameaça cada vez mais real.
Veículos afetados:
- 2018-2022 Accent
- 2011-2022 Elantra
- 2013-2020 Elantra GT
- 2013-2014 Genesis Coupe
- 2018-2022 Kona
- 2020-2021 Palisade
- 2013-2022 Santa Fe
- 2013-2018 Santa Fe Sport
- 2019 Santa Fe XL
- 2011-2019 Sonata
- 2011-2022 Tucson
- 2012-2017 & 2019-2021 Veloster
- 2020-2021 Venue
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