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O que é que o Fusion tem?

ford-fusion-titanium-ecoboost-4-700x466 O que é que o Fusion tem?

Ele fez sucesso na primeira geração (2006 a 2009), tornou a fazer bonito na segunda (2010 a 2012) e agora já está repetindo a saga nesta terceira geração, lançada no final do ano passado. De janeiro a setembro, já são quase 7 mil unidades, o que lhe garante uma tranquila liderança entre os sedãs grandes. Falando nisso, só um parêntese: não sei por que a Fenabrave o relaciona entre os sedãs médios. Ele pode ser médio nos Estados Unidos, aqui, não.



Mas o que é que o modelo da Ford tem de tão especial? Muitas coisas. Tantas que vou começar pelo que não gostei, para não ser acusado antecipadamente de parcialidade. Para começar, o consumo. Formamos um triângulo amoroso. Eu gosto desse motor 2.0 EcoBoost de 240 cavalos. Mas ele gosta de gasolina. Você vai andando e o computador de bordo faz questão de estragar a brincadeira. Ele apontou média de 5,3 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Acho que ele cumpre muito bem a função “Boost”, mas fica devendo no “Eco”.

ford-fusion-titanium-ecoboost-1-700x466 O que é que o Fusion tem?

Mais uma falha? A frente é um pouco baixa e o balanço dianteiro é muito grande. Por isso, ele vai raspando aquela aba inferior em tudo quanto é valeta, ou mesmo em imperfeições um pouco maiores do piso. Para evitar a “batida de queixo”, é preciso passar em depressões quase a zero por hora. Se a suspensão baixar um pouquinho que seja, já era. Já falamos dessa tal de aba aqui. A Ford a usa não só no Fusion (todas as versões), mas também no New Fiesta. É um defletor de ar e água. Deve ter lá seus benefícios, senão ele não estaria lá, mas eu só conheço o malefício.

Banco baixo

Terceira falha: o banco do passageiro não tem ajuste de altura. Embora as regulagens sejam elétricas, não dá para subir o assento, e meu filho, Guilherme, 11 anos, não perdoou, e me intimou: “Você vai reclamar disso, né?”. Então, está aí a reclamação.

ford-fusion-titanium-ecoboost-44-700x1050 O que é que o Fusion tem?

Mais uma: o lado direito do capô tem uma falha de junção com a parte frontal da grade. Ali, no canto, a abertura é maior, e gera um desalinhamento. Não é um problema exclusivo do carro que testamos. Já constatei a mesma coisa em vários Fusions dessa geração. Pode reparar.

Preço: essa versão Titanium AWD custa R$ 114.990. Com esse dinheiro, dá para comprar carro alemão (Classe A, BMW 118i, A3), mas nenhum com tanto conforto nem com tantos equipamentos. O Fusion é um carrão em todos os sentidos, a começar pelas dimensões (4,87 m de comprimento). E, nessa versão Titanium AWD, é garantia de satisfação ao volante.

ford-fusion-titanium-ecoboost-24-700x466 O que é que o Fusion tem?

O motor 2.0 EcoBoost conta com turbo, injeção direta e comandos variáveis na admissão e no escape. O turbo ronca bonito quando você acelera. Turbo old school, com válvula de alívio apitando e tudo. É o mesmo motor que dá aquela vivacidade toda ao Evoque (é uma herança da Ford, do tempo que a marca americana era dona da empresa inglesa). Além dos 240 cavalos, tem torque de 34,7 kgfm a partir de 1.700 rpm. São 120 cv por litro, uma potência específica para ninguém botar defeito! Como já disse lá no departamento das reclamações, achei o consumo um pouco elevado para um motor que se chama “EcoBoost”, mas de resto há pouco do que reclamar.
A chave é aquela de presença (basta pôr a mão na maçaneta que o carro destranca), e a partida é por botão. Como normalmente ocorre em carros desse nível, é só mover a alavanca de câmbio para drive (ou ré) e colocar o cinto que o freio de estacionamento (eletromecânico) libera a saída automaticamente.

ford-fusion-titanium-ecoboost-26-700x466 O que é que o Fusion tem?

O Fusion anda suave e silenciosamente. A direção é precisa, e o carro é obediente em curvas. A suspensão (independente nas quatro rodas) privilegia claramente o conforto, embora os pneus tenham perfil baixo (235/45), em rodas aro 18. Se você forçar um pouco em trajetos sinuosos, vai escutar os pneus cantando lá fora, e vai perceber a suspensão inclinando mais do que num carro alemão de preço equivalente (aqueles que citei lá no início). Mas o Fusion garante a estabilidade, graças à tração integral (coisa que aqueles que citei lá no início não têm, não nesse preço).

Sintonia de apitos

Os freios (a disco nas quatro rodas) mostraram prontidão: basta relar no pedal que as pastilhas param o carro com rapidez. E olha que estamos falando de um sedã de 1.689 kg! O modelo dispõe de controle de tração, estabilidade e oito airbags (inclui os de joelhos para motorista e passageiro). Além disso, essa versão AWD ainda tem alguns equipamentos exclusivos, como alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado, sensor de estacionamento dianteiro, alerta de ponto cego (com indicação luminosa nos retrovisores), sistema de permanência em faixa e estacionamento automático. Resumindo, o carro parece uma convenção de juízes. Sintonia de apitos.

Gosto de tecnologia, especialmente essas, que te ajudam a estacionar um carrão desses. Basta passar devagar ao lado de onde se quer estacionar, com a seta ligada e o botão de estacionamento acionado, que o Fusion faz o resto. Mede para saber se o carro cabe no espaço, e pede para você ir para trás e depois para frente. Alguém ali esterça o volante por você, na medida.

ford-fusion-titanium-ecoboost-22-700x466 O que é que o Fusion tem?

Além da câmera de ré, essa versão do Fusion ainda vem com sensores de estacionamento na frente e atrás. É um bom auxílio complementar, porque, como já disse, o carro é grande. Também gosto do farol alto automático. Em lugares escuros, ele aumenta o facho, mas gentilmente baixa a luminosidade se algum carro aparecer na frente, tanto vindo quanto indo, tudo sozinho. A gente não vê essa gentileza com frequência no ser humano.

O sistema Sync também está lá, e permite que você acesse o som, faça ligações e até comande o GPS, tudo pela voz. Basta acionar o botão no volante, ou na própria tela sensível ao toque. Aliás, no Fusion até os comandos do teto solar, do ar-condicionado e do som (abaixo da tela multimídia) são feitos apenas encostando-se o dedo. Na prática, todos os controles são “touch”.

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Espaço de sobra

Graças ao entre-eixos de 2,85 metros, espaço é o que não falta no sedã. Atrás, dá para cruzar as pernas, ou para trabalhar. Desde a primeira geração, o Fusion tem mostrado versatilidade de público. Atende muito bem tanto famílias como o público corporativo – nome bonito para patrão. O patrão talvez não precise do porta-malas, mas as famílias vão agradecer. São 453 litros, suficientes para acomodar a bagagem de todo mundo.
Na frente, o carro também agrada. Além do espaço, há comandos elétricos (com memória de posição) para motorista e passageiro, além de aquecimento. O acabamento é muito bom. Se na primeira geração o Fusion era apenas “ok”, agora a evolução é clara.

O motorista praticamente não tem do que reclamar. Eu, pelo menos, só reclamei quando o pessoal da Ford começou a ligar pedindo o carro de volta. Fora o pessoal da Ford, também notei uma leve falha de ergonomia, mas muito pequena. Acho que os botões dos vidros elétricos estão levemente adiantados. Por isso, às vezes, quando eu queria abrir a janela do motorista, instintivamente punha a mão na tecla e abria o vidro da porta traseira.

ford-fusion-titanium-ecoboost-45-700x1050 O que é que o Fusion tem?

O câmbio automático tem seis marchas com alavancas no volante. E, atrás do volante, o quadro de instrumentos é um show de informações. Dá para configurar o que você pretende ver: se quer o conta-giros redondo ou na horizontal, se pretende acompanhar informações do computador de bordo, enfim, basta selecionar o que se deseja nas teclas do volante.

Grade móvel

Por fora, o carro também agrada muito. Já elogiamos bastante a frente “à Aston Martin”. A grade trapezoidal é muito elegante e dá um aspecto bem esportivo ao carro. Mas o que pouco se fala é que ela é móvel: em altas velocidades, uma parte da abertura é fechada automaticamente, para melhorar a aerodinâmica. Achei esse aspecto muito interessante, e uma evolução da grade móvel utilizada por alguns automóveis antigos (me escapa agora o nome da marca, contribuições são sempre bem-vindas). Naquela época, o motorista mantinha a grade fechada para acelerar o processo de aquecimento do motor, e depois abria para evitar superaquecimento. Agora, o sistema é automático e feito para melhorar a aerodinâmica e, assim, aumentar a economia.

As belas formas que começam na frente (o capô tem belos vincos, espécie de nervuras que conferem musculatura ao sedã) continuam pela lateral e arrematam a traseira com precisão. O aerofólio informa que o Fusion não está para brincadeiras (não é mais aquele carro molengão que chegou aqui com motor 2.3, há sete anos). A dupla saída de escape embutida no para-choque também é nota 10. Só queria uma explicação convincente para o fato de a Ford cobrar R$ 1.000 pela pintura na cor branca, se todas as outras cinco opções não têm sobrepreço. Tá de brincadeira, Ford?

Ford Fusion Titanium AWD 2.0 Ecoboost – Ficha técnica

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.999 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbo. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré com modo sequencial e trocas no volante. Tração integral. Oferece controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 240 cv a 5.500 rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s.

Velocidade máxima: 240 km/h.

Torque máximo: 34,5 kgfm entre 1.750 rpm e 4.500 rpm.

Diâmetro e curso: 87,5 mm x 83,1 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Multilink, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 235/45 R18.

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD

Carroceria: Sedã com quatro portas e cinco lugares. Com 4,87 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,44 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. Oferece sete airbags: dois frontais, dois laterais dianteiros, dois do tipo cortina e um para o joelho do motorista.

Peso: 1.599 kg.

Capacidade do porta-malas: 453 litros.

Tanque de combustível: 60 litros.

Produção: Hermosillo, México.

Lançamento mundial: 2012.

Itens de série: Ar-condicionado automático, vidros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, computador de bordo, direção hidráulica, freios ABS, airbag frontais, laterais e de cabeça, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, bancos em couro, sistema de navegação GPS, rodas de liga-leve em 18 polegadas, volante multifuncional, leds de iluminação diurna, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, bancos dianteiros com aquecimento, .

Fotos Fabio Aro

5.0

  • Ricardo_Vieira

    Beleza, motorização, farta lista equipamentos e preço razoável!!

    • Vc esqueceu de mencionar o ponto mais alto do Fusion. Ele é o 2º ou o 3º no ranking dos veículos de passeio que
      mais desvalorizam no Brasil. Consegue a proeza de perder até 50% do valor em apenas 3 anos de uso! Isso sim é IMPRESSIONANTE.

      • fschulz84

        Nossa… E qual carro deste segmento não desvaloriza?

        A pessoa me paga mais de 110k em um carro pensando por quanto irá vendê-lo?

        Compre um terreno ao invés de um Fusion…

        • Alvaro Guatura

          Pois é.. mas tem o lado positivo.. Ele fica mais perto da minha garagem desvalorizando tanto

        • cultura do brasileiro, achar que carro é investimento é um absurdo. carro é bem de consumo

        • RafaelPimenta

          comentario fantastico. eu sempre falei isso também. pena que nao tem mais como dar like nos comentarios. esses caras acham que quem tem condiçao de comprar um carro desse, compra pensando em revender depois. isso é segmento de carros de verdade, e nao de gol e uno, que o brasileiro compra pensando em vender ja.-

          • Evandro

            cara, na boa, vc acha que é mto dificil hj em dia comprar um carro de 120k? Não é, dificil é comprar uma casinha de 1 milhão…., cara, eu pagaria os 120k em um fusion, mas prefiro ainda pagar um pouco mais e levar uma bmw, sei que não tem tudo o que o fusion tem, mas me sinto mais atraído pelo visual dela entende? Agora cara, peder 60k em 3 anos, é mta coisa, veja os exemplos das gerações anteriores do fusion, em especial o v6, se o cara não perdeu 50% nos 3 anos, passa bem perto,….. abs

            • RafaelPimenta

              quase todos os consumidores do fusion ecoboost tem dinheiro para compra-lo tranquilo. eles compram e quando fica velho, vendem e compram outro. quem se preocupa com desvalorizaçao dele, é quem compra em 60 vezes, sabendo que nao tem condiçoes de manter um carro desse, e ai fica contando centavo por centavo de quanto vai perder na revenda.

        • Evandro

          desvalorizar todos desvalorizam, mas nesse patamar ele é quase imbatível…rssss

          • Mgdallaqua

            É um ótimo carro no mercado de usados, coloca um 2008 por R$38000,00 e vende rapidinho.

        • É claro que quem compra um Fusion novo não está pensando por quanto irá vendê-lo, pois se pensar é óbvio
          que deixará de comprar!!!! kkkk

      • Jony_BC

        Engraçado como brasileiro nunca enxerga carro como um bem de consumo , encara como se fosse um investimento , ainda mais nesse caso que é um carro de alto nível! Ironicamente ninguém reclama de pagar 2 mil e poucos em um smartphone ultimo modelo , e depois de 2 ou 3 anos de uso , vende-lo por mixaria ou até mesmo da-lo a empregada ! É a mesmo lógica

    • Fabaum_ITB

      So ta faltando os vídeos que a NA fazia =(

    • Magnus Cordeiro

      Concordo plenamente . . . . desde que chegou sempre foi um bom carro e de presença . . . . . .a ford acertou neste carro!!!!!

  • Thiago_NCO

    Também acho uma verdadeira palhaçada o Fusion ser classificado como "médio" no Brasil.
    Trata-se de um carrão muito superior aos Civics, Corollas, e tudo mais que temos nos médios, em qualquer quesito.

    • murilo

      nao nao o fusion é medio nos eua
      no brasil ele é considerado de grande porte

    • PONCIO PILATOS

      fusion não concorre com corolla ou civic, com estes quem concorre é o focus.
      ele é infinitamente superior ao civic e corolla, porque é de nível superior, alcança pretensos consumidores de faixas superiores.
      fusion é sedan grande, concorre com azera, camry, etc…

      • William

        pelo jeito você não leu a matéria né. lá diz que a FENABRAVE o considera como médio

        • TacodeSinuca

          Mas ele é mesmo, Civic, Corolla etc, é Sedan Compact/Economic class (carro simples para usar no dia a dia)
          Só aqui que não é assim

          • Fernando

            Não, nos EUA ele é categoria Standard (junto com Camry, Altima, Accord, Malibu etc).

            • nicholasunited

              E carro de familia, pra classe média

        • PONCIO PILATOS

          POIS É, LI SIM. mas o universo inteiro sabe que ele não o é, e nem concorre com os citados…
          a classificação da fenabrave pouco importa, o que importa é o que o consumidor classifica (e paga), e quem compra um ou outro, sabe muito bem que não concorrem entre si (estamos falando de fusxion versus corolla/civic).

          • Xeneize87

            Correto… na verdade nos EUA compactos são:

            Jetta, Cruze, Focus, Civic e Corolla

            Já os médios:

            Passat, Malibu, Fusion, Camry e Accord.

    • jersaosp

      que se for bem mesmo quem tá classificado errado seria civic, corolla e afins que são sedãs pequenos e não médios… maaaasssssss….

  • Daniel

    Lindo carro. Incrivel. Mas muito dificil de tê-lo nas ruas brasileiras já que exige o espaço das ruas americanas….

  • Eu achei ele lindo nas fotos, mas ao vivo não tem o mesmo tchan.
    Embora não disputem mercado eu preciso comentar que senti exatamente o contrário com o fusca da volks, ao vivo é muito mais bonito que em fotos.

    • Brunocarro1998

      Idem. Vi um branco estacionado e foi a oportunidade de vê-lo mais de perto. E não é "aquilo" tudo das fotos, ao contrário por exemplo do Classe A, que é belíssimo ao vivo (por fotos esperava só mais um Mercedes).

  • Que carro descomunal! Pra fica perfeito, só teria que melhora o sistema de economia de combustível adicionando start/stop e desligamento de cilindros.

    • Dell

      desligamento de cilindros não é quando o motor é V6 ou maior… pois este ecoboost é 4cil.

      • Dead lock

        nainai. Esse motor tem torque para dar e vender, poderia desligar 2, como faz o 1.4 TSI na Europa.

  • MarceloAmorim

    Essa cor é de muito bom gosto!!Aqui em Natal só vejo esse modelo novo na cor branca.

    • Aqui em São Paulo também. Acho que são as CSS aproveitando o sobrepreço pra faturar.
      "iii senhor, no estoque só temos a cor branca, as outras só com encomenda e demora um zilhão de meses"

    • Arthur_SS

      "Só queria uma explicação convincente para o fato de a Ford cobrar R$ 1.000 pela pintura na cor branca, se todas as outras cinco opções não têm sobrepreço. Tá de brincadeira, Ford?"

      Está aqui a resposta..Mesmo cobrando a mais, é a mais vendida (aqui em SP também quase a totalidade é nessa cor).

      • A explicação é o fato dela ser perolizada.

        • victor porto

          Não sei das outras cores, mas a preta e essa roxa também são perolizadas, e nem por isso é cobrado a mais..

  • fpfor

    Um avião mesmo. Carro perfeito, preferiria um desses do que os Sedãs das marcas premium como Série 3, Classe C e Audi A4…
    Uma pena que o motor ao mesmo tempo é moderno e beberrão…

    E essa cor é linda, mas branco já entrou na ditadura das cores, junto ao prata e preto… Então nunca tinha visto dessa cor antes…

    • FiuzaLima

      Também nunca tinha visto a cor do carro da avaliação. Linda demais e foge à nova ditadura do branco (mesmo que perolizado).
      E dentre os alemães que citou, acho que só o Série 3 me desviaria o olhar…

      • Pedro Cesar Matos

        O CLA da mercedes está por vir

    • RafaelPimenta

      o serie 3 também me chama atençao. ja audi a4 ficou muito comum no brasil. nao chama muita atençao. o mercedes também

  • Vinicius Amorim

    Show de bola sua avaliação.
    Também acho muiiito bonito esse carro e quem sabe um dia poderei ter um pra conferir se essas características são realmente verdade!

    • visanpai

      Realmente o texto foi excelente, com um humor técnico muito bom e curiosidades bem interessantes como a da grade automática.

  • Andre Dias

    Ótimo carro, mas é feito para pisos planos e sem imperfeições. Ter um desses por aqui é pedir para bater a frente em tudo quanto é canto.

  • Rodrigo

    Não seria "sinFonia de apitos"?

  • Rmx_ch

    Qual é a média nos EUA com Gasolina pura?? Sera que a média é alta assim a causa da Mijolina???

    • Diego

      O Fusion la faz 22 / 34 MPG. 22 na cidade e 34 na estrada. O equivalente de 9.5 e 14.5 km/l. Ou seja, o problema eh a mijolina.

      • thales_sr

        Achei beberrão lá também… Os concorrentes conseguem números melhores.

      • CefasFer

        Na verdade esse numero eh para o 2.5 4 cilindros. O 2.0 ecoboost FWD faz 22/33 e o AWD faz 22/31 o q eh 13.17km/l.
        Mas mesmo nos EUA os consumidores estao encontrando dificuldade conseguindo esses numeros de consumo… tem q dirigir de forma bem conservadora, oq eh dificil num carro com motor turbo desses. Dirigi o jetta turbo de um amigo…. aquilo eh viciante, qdo o turbo entra vc nao quer tirar o peh, e quer acelerar toda hora! kkkk Nao tem bolso q aguente…

        http://www.ford.com/cars/fusion/specifications/

    • Wandsberg

      Acho que não é. O bom seria sabermos as condições dessa medição feita pelo Hairton Ponciano. Ele mora próximo a uma estrada vicinal de serra, com muitas subidas, curvas e lombadas. Se a medição foi por lá, com certeza poderia melhorar numa estrada mais "normal".

    • Zergling

      Nos EUA virtualmente não existe gasolina pura. É adicionada Etanol à ela, e praticamente todos os novos carros são Flex, assim como no Brasil.

      • femerald

        Existe gasolina pura sim, e o povo de lá não usa etanol como aqui porque por lá e no resto do mundo não compensa.

        O Brasil é o único país do mundo que não existe opção de gasolina pura.

        • Zergling

          Você está certo em gênero, mas está errado em grau. Enquanto é verdade que ainda existem postos que vendem apenas gasolina, eles são raríssimos e cada dia diminuem mais.

          O combustível padrão dos EUA é o E15, que contém 85% de gasolina e 15% de etanol, e o E85, que contém 15% de gasolina e 85% de etanol. Americanos usam etanol no combustível e praticamente todos os novos motores são flex. Quase ninguém compra nos raríssimos postos que vendem gasolina pura.

          • msbiel13

            o fusion usa a E10 ( a + comum nos EUA ) , + la eles tem tambem a E20 e E85 , todas com etanol adicionado

    • MarcosObs

      No Brasil já ganhou, assim como inúmeros outros carros, um apelido: Eco-EMBUSTE, pois ninguém tem conseguido boas médias com o carro. Na "ponta do lápis" segundo a 4 patas e AE, este motor tem consumido o mesmo que os V6 da Hyundai. E é até mais beberrão que os V6 da Honda e Toyota. Mas que é um carrão ninguém duvida. DETONOU as vendas de todos (Azera, Accord e Camry). É uma situação semelhante a quando entrou no mercado e acabou com a farra/farsa daquele Astra chamado de Vectra III. Ós preços eram semelhantes e entregava mais. Pena que por preço semelhante hoje em dia se leia CARO.

      • nelflu

        Não me surpreendi em ler que é beberrão, se compartilha do mesmo motor do pinguço do Evoque.

        No mais, esse carro é lindo.

  • Roberto

    Muito bonito esse carro, e boa avaliação. No entanto, gostaria que fosse disponível o Ford Taurus – esse, sim, é um sedã grande! Acho o Fusion pequeno e aquém das minhas necessidades.

  • GUGASP

    As falhas de montagem na carroceria são típicas dos carros Ford. Nos Focus elas são aparentes também e no EcoSport então nem se fale, é tudo desalinhado e montado de qualquer jeito!!

    • Robinho

      assim so na Ford que tem essas falhas…aff…

    • Zergling

      Fiesta e EcoSport também. Completamente desalinhados.

      • Oba_

        Interessante que nunca vi comentarem do Classic, fiquei espantado com o nível de desleixo na montagem.
        Com certeza é o campeão de má montagem dentre todos fabricado neste pais.

        • Zergling

          Ah, mas ao meu ver é algo que já é de se esperar em um carro como Classic, ou populares de entrada. Mas ver isso em um hatch premium ou em um SUV compacto, até mesmo em um Sedan Grande (Nunca vi no Fusion, foi o amigo acima que falou) é de se espantar.

          • femerald

            Achei que hatch premium fossem carros da Mercedes, BMW, e não simples compactos cheios de plástico duro como é o Fiesta.

            • Zergling

              Eles são premium em países em desenvolvimento como o nosso. Em países desenvolvidos são os que você citou.

          • Oba_

            Verdade mas o Classic beira a bizarrice.

    • RafaelPimenta

      nao tem nada a ver em serem tipicas de carros da ford. vw, renault e gm sao campeãs nisso também. meu fiesta nao tem nada desalinhado nao.

  • Hérlinton Brandão Dias

    Carrão, já dirigi um e o ronco é realmente lindo como falaram, mas o desempenho e o cambio deixam a desejar, nunca será no nível dos motores e câmbios de dupla embreagem da Vw/Audi, o cambio de dupla embreagem da Ford não é lá grandes coisas.

    • brugin

      O Fusion testado é equipado com câmbio automático convencional de 6 marchas. Não é o automatizado de dupla embreagem do Focus.

      • schneider1979

        Exato.. não é dupla embreagem. Por isso eu, particularmente, prefiro o passat.
        O fusion é mais bonito, mais equipado e com melhor custo benefício (sem levar em conta o ágio); mas minha opção seria o passat , por esse único diferencial que atende pela sigla DSG.

  • lucas

    maquina demais parabens ford

  • John_911

    (…) A gente não vê essa gentileza com frequência no ser humano. (…)

    Infelizmente.

  • Renato_Dantas

    A FENABRAVE pertence as montadoras, se a mesma o classifica erradamente como sedã médio é porque a Ford aceitou, é um carrão e talvez seja beberrão por causa da nossa lixolina.

  • giovanni

    Tenho um fusion titanium awd e um A4, o fusion tem mais perfumaria, mas o A4 é muito mais carro.

  • CharlesAle

    Motor moderno,muito equipado,veloz,essa versão é excelente(tem a 2.5 flex,mais econômica)não é a toa que este carro é campeão de vendas…..

    • Mosca

      O preço com certeza é o que mais influencia. Se não tivesse a vantagem de vir do México, duvido que venderia tanto.

  • CanalhaRS

    Muito bom o texto do amigo Hairton. Critica, mas com bom humor.
    Sobre o carro, pra mim é nota 8, lindo, moderno e completaço. Jogando contra, o consumo (por ser um alardeado Ecoboost) e a triste constatação de que a cada geração o Fusion se destancia mais da classe média, com aumentos absurdos de preço (ele era vendido a menos de 70 mil na primeira geração).

    • Pomarola

      Mas convenhamos, houve um aumento absurdo na qualidade geral do carro, tanto em beleza, quanto mecânica e principalmente tecnológica!

      • MarcosObs

        Pomarola, veja que a Ford está usando as "brechas" da lei a seu favor. O motor 2.0 paga muito menos impostos que o V6 antigo. Não deveria ter 80% de aumento quase. CONTINUA INJUSTIFICÁVEL. Mais um exemplo de lei burra deste país.

        • Pomarola

          Pensando por esse lado, concordo com você MarcosObs!

    • thales_sr

      Outro ponto negativo que achei, foi o forro do teto solar ser manual. Não é nada absurdo, mas custava ser elétrico também?

    • Marciomaster

      O consumo é o da categoria, todos motores turbo, mesmo que modernos com injeção direta, não terão bom consumo. Quanto ao preço, ele é o melhor pelo que oferece, lembre-se ele é um mondeo.

    • Thiago_NCO

      70k era o Azera, amigo.
      O primeiro preço sugerido do Fusion foi 81k

      • CanalhaRS

        O preço de lançamento em 2006 era R$ 79.990,00, mas algum tempo depois (antes da chegada da segunda geração) ele chegou a ser vendido por 10 mil a menos. Lembra disso?

  • Antonio De Julio

    Vejo nas ruas e entorto o pescoço. Lindo demais!

  • dirceu

    Faltou um xenon hein..

  • Debraido

    Hairton, vejo que você viajou para alguma cidade serrana (pelas fotos), ou estou enganado?
    Se sim, acredito que isso tenha influenciado bastante no consumo do carro.

    • Debraido, o Hairton fica com o carro por uma semana e geralmente faz fotos com o Fabio Aro ali perto de SP mesmo. Embora possa parecer que foi alguma cidade mais distante, este local das fotos não deve estar a mais do que 10 ou 15 km de SP.

      Para fazer as médias de consumo urbano e rodoviário, ele faz percursos padrão dentro da cidade e na estrada, então essas médias não incluem o dia quando o carro é levado a algum lugar diferente para fotos.

  • brasiusiu

    Se esse motor é beberrão, não seria melhor opção 2.5 além do que é mais barato!

    • O problema é que o 2.5 tem uma lista mais simples de equipamentos.

    • thales_sr

      O 2.5 é pouca coisa mais barato, pelo que perde de desempenho e equipamentos. Culpa do IPI mais alto?

      • Leandro1978

        Mas aí vc se refere ao Titanium (2.0 Ecoboost), que parte dos R$ 102 mil em relação ao 2.5 com teto, que parte dos R$ 97 mil, né? Pois a diferença do 2.5 de entrada para o AWD testado já me parece ser bem grande (R$ 22 mil).

        • thales_sr

          Sim, tentando comparar o mais "maçãs com maçãs" possível. O AWD é bem mais caro e já fica meio fora de comparação. O Ecoboost FWD é bem completo, potente, preço mais acessível e possivelmente vai beber um pouco menos.

  • crisburatto

    O Fusion foi o primeiro sinal dos exageros de preço da Ford, mas enquanto tiver fila de espera, não tem jeito. Sobre a questão do consumo, alguém sabe do 2.0 fwd e do 2.5?

    • Zergling

      Exagero nos preços? Os preços do Fusion são ótimos se comparado aos seus concorrentes.

      • crisburatto

        Sem dúvida que em comparação com os concorrentes é um carro muito atrativo, o conteúdo é bem abrangente, inclusive eu iria considerar caso fosse trocar de carro nos próximos meses, mas que deu um belo de um salto de preço entre as gerações, deu, considerando ainda que o 2.0 turbo paga menos imposto que o antigo V6. E o mesmo aconteceu com Focus recém lançado, foi a isso que quis me referir. E sobre o consumo das demais versões do modelo atual, vc tem algum dado? Segundo o que li por aí o 2.5 flex gasta com etanol o mesmo que o 2.0 ecoboost awd.

        • Zergling

          Em relação ao V6:

          "O 2.0 GTDi deu um passeio no V6 3.0 no 0 a 100 km/h (7,4 ante 8,9 segundos) e em retomadas de velocidade (por exemplo, 60 a 100 km/h em 4,3 frente 5 segundos).Além de mais silencioso em todas as medições de ruído interno, o motor turbo bebeu menos gasolina na cidade (7,9 ante 7,4 km/l) e empatou no consumo rodoviário (11,1 km/l)."

          Ou seja, 2.0 turbo é melhor que o V6 antigo em tudo.
          Fonte :http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/ford-fusion-2-0-ecoboost-725620.shtml

          Em relação ao 2.5:

          "Na pista de testes, o Fusion 2.5 foi mais lento que o 2.0. Nas acelerações de 0 a 100 km/h, ele obteve o tempo de 10,7 segundos, contra os 7,4 segundos conseguidos pelo 2.0.(…) o Fusion 2.5 se defende bem. No consumo, o 2.5 leva a melhor. Ele ficou com as médias de 7,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, com etanol, enquanto o 2.0 fez 7,9 e 11,1 km/l, com gasolina, respectivamente."

          Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes//fo

          • Leosena

            Não confie 100% em dados da 4R. Um amigo meu tem os dois modelos top, um V6 AWD 2011 e o Titanium Ecoboost AWD. Segundo ele, no quesito desempenho o Ecoboost é realmente superior, mas no consumo surpreendentemente o V6 é mais econômico. O consumo do Ecoboost é elevado e bate com o observado na presente avaliação.

  • Charles Alves

    Tenho um, e 5,3 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada só usando o modo sport e pisando fundo! No drive e andando estilo "eco pro bmw" faço 7 na cidade e 12 na estrada, com gasolina podium.

    • MarcosObs

      Trocou 6 por meia dúzia amigão.

      • Charles Alves

        Não troquei não, ou você nunca usou podium ou se enganou, pois com aditivada comum ele é mais economico. No unico teste que fiz, 7.5km/l na cidade e 12,8km/l na estrada.

  • Sigma7

    Já viram o test crash desse Fusion? Disso nenhum blog fala…

  • jvc

    GOstei muito da analise do Hairton! O Fusion, por sua vez, dispensa comentarios… carrao… um dia ainda compro um (usado).

    Abs.

  • zeuslinux

    O problema do Fusion é o tamanho exagerado demais para a realidade brasileira. Para mim os sedãs grandes chegam a ser mais absurdos que as SUVs grandes, que pelo menos têm como justificativa um uso eventual em estradas de terra e off-road ou possuem 7 lugares ou caçamba. São compridas porque são carros grandes em todas as dimensões, já os sedãs grandes são compridos e largos por conforto. São carros para quem tem um motorista e o dono anda no banco de trás.

    Seria legal se a Ford colocasse essas motorizações e tecnologias no Focus.

    • Cristiano_RJ

      Cara, sabe que eu também penso como você? Respeito e compreendo que a maioria prefira sempre os carros maiores, mas um sedan médio para mim já é mais do que suficiente. O Fusion é um carraço e seu preço é condizente com o que ele entrega; sem dúvidas é o melhor custo-benefício em sua faixa de preço e proposta. Mas não me enche os olhos. Ainda prefiro o Focus Titanium Plus, mesmo não tendo um custo-benefício interessante. Ou um Jetta TSI, ainda que bata de frente com o Fusion Titanium FWD quando completamente equipado.

  • O_Corsario

    Sobre o consumo… Acho que a calibração privilegiou o desempenho em relação ao consumo. Se usassem uma calibração mais modesta, rendendo uns 200cv, talvez o consumo fosse menor mas tbm andaria menos. Não sou especialista nem entendo muito, mas fiquei com essa impressão.
    De resto, não tem o que falar, parece um excelente carro, um dos poucos que ainda conseguem despertar desejo em mim em produção.

    • Um problema que leva ao alto consumo é o peso exagerado de quase 1.700 quilos desse carro.

      • MarcosObs

        Eber, revisões do Fusion a cada 6 meses ? Ainda possui estepe fino ?

        • dudupruvinelli

          Cara, falando em estepe fino… vi a tracker hoje. As rodas são aro 18 e a estepe aro 16!!!!

          • MarcosObs

            Caro Dudu, se a banda de rodagem for a mesma até serve. Mas dia desses num posto de rodovia um sujeito saiu do carro e tirou a roda com pneu furado de cima da esposa. Explico: o cara furou umpneu, carro lotado, 3 cças e 2 adultos. Porta mlas cheio. Após trocar o pneu viu que ele NÃO CABIA NO LUGAR DO ESTEPE, tentou colocar as malas e depois o furado…. como não coube acabou levando o pneu e roda toda suja no colo da esposa. Imagine o perigo se estoura um Air Bag. Eu teria colocado uma mala para dentro do carro e levado o pneu no porta malas. O fato é as limitações de 80Km/k , distância percorrida e espaço insuficiente me levam a crer que esta moda de estepe temporário é, com o perdão do trocadilho, uma "furada". Tudo bem que reduz custos, aumenta espaço, etc e tal…mas por que não pensar em um run flat então ?

            • dudupruvinelli

              Não é a mesma… agora não lembro de cabeça. Mas acho que um é 45 e outra 55.

            • Leandro1978

              Talvez seja meio caro (runflat). Outra coisa, que pensei agora, quando for trocar por desgaste, será que o dono trocaria por outro runflat ou pegaria um mais em conta?

        • Cara, infelizmente eu não chego a ver os carros que o Hairton avalia, então não sei te falar.

          • JPaulo10

            Então, como facilitação, o NA não poderia fazer oficialmente a indicação do Dudu para as montadoras/concessionárias?
            Ele ser um representante do NA, ao fazer o video, para que esse saia mais completo?

          • Oba_

            Eu já passei por isso mas com certeza uma hora vai encontrar pessoas que são honestas e competentes.
            Estamos torcendo para que volte a ter tempo e possa fazer os videos que estamos órfãos.

    • thales_sr

      Não vejo essa relação direta não… Veja que os BMW têm potência até superior, e conseguem fazer 14/15 na estrada. É o Fusion muito pesado, tração integral, e possivelmente um motor não muito eficiente.

  • Focusman

    Melhor avaliação que já li aqui no NA.

    Parabéns, matéria de nível de revista grande!!

  • Dieg_o

    Não consegui ver algo sobre as portas desse carro e seu acabamento. No meu antigo 2.3 eu achava patético
    para dizer o mínimo nesse quesito. Outra coisa que me incomoda em geral nos Ford é o plástico que utilizam
    em certas partes do carro, principalmente as que coloca-se as mãos ou tem contato com unhas. Sempre ficam
    arranhadas. Fica difícil dizer para a esposa não usar unha comprida… é capaz de dizer que o cara prefere o carro
    do que a mulher bonita rsrsrs

  • Opa cadê a economia do downsizing? Babozeira pura, tira deslocamento mas mete um turbo que precisa da mesma quantidade de combustivel…

    • MarcosObs

      Pois é. Economia hoje está em cx, baixo peso, novas ligas, desligamento de cilindros, start&stop, câmbios commais marchas ou CVT etc. A pura e simples diminuição volumétrica dá nisso. O pessoal virá comparando carros de 1700Kg com outros onde houve reduções, espere para ver. Vejo os turbos com baixa pressão de maneira interessante, mas mero downsizing é engana trouxa. Queria ver uma montadora com peito para aprimorar ao máximo um V6 visando economia…ops….mas dái é contra senso… quem compra um V6 não pensa em economia.

  • laguiar

    Pena que pra quem mora em prédio é quase impossível ter uma vaga para estacionar um iate rsrs

    • FiuzaLima

      De fato os apartamentos novos têm esse problema (ao menos aqui em SSa/BA). Moro num prédio com mais de 25 anos e as vagas cabem até caminhonetes cabine dupla, mas conheço alguns apartamentos mais novos muito mais caros que o meu em que um focus já é grande…

  • rufus, o lenhador

    motor pequeno, beberrão e sobrealimentado, passo!

  • Anderson_sp

    Não achei o consumo "absurdo" pois trata de um carro com quase 1700kg !!! é quase um SUV (Santa Fé pesa 1640kg) em forma de sedan, e tem o fator gasolina também, ele foi abastecido com Solvente Comum ou Podium ?

    E o 0 a 100km/h dele para um carro sem nenhuma pretensão esportiva é muito bom.

  • Rato_FpolisSC

    Já teci elogios aos textos das avaliações do Hairton, mas tenho que me manifestar novamente. Muito bom! A profundidade e ao mesmo tempo leveza das observações é muito grande.

  • Renato_Valente

    Isso é uma verdadeira barca!!! Nunca andei nele mas deve ser um primor em conforto.

  • Maycon102

    Não gosto desse modelo novo, o anterior tinha mais personalidade própria. Mas deve ser um ótimo conjunto, nessa categoria eu ficaria com Avalon ou Azera.

  • rogerrosato

    Sabe… criticam tanto os flex por serem gastões, mas não vejo os motores monocombustíveis disponíveis fazerem milagre algum.
    Gente… nesse caso é uma catástrofe. Dez. quilômetros. por. litro. na. estrada. Se fosse 10 km/l de etanol… mas, não, é gasolina.
    Acho que pego esses 115 mil e compro um Jetta TSi com todos os opcionais disponíveis. Ainda vai sobrar um bom dinheiro, e terei um carro com motor mais econômico, 220 cv reais, transmissão – bem – mais moderna, mais foco na dirigibilidade e design menos chamativo.

    • Wellington Myph13

      Jetta não tem a mesma proposta que o Fusion.
      Não é AWD, não tem… vixi… a lista é grande…
      Ecoboost 2.0 = 240cv e 34,7 kgmf de Torque aos 1700rpm…
      TSI 2.0 = 211cv e 28,5kgmf de Torque aos 1500rpm…

      Teria que colocar o 2.0 TSI do golf GTI no Passat ou no CC (Passat tem 2,71 de entre-eixos, Rodas 17") pra comparar com o Fusion.
      Ai já vai imaginando o preço…

      EDIT: OBS: Sobre os Flex, eu nunca critiquei, e adoro carro Flex. Em Sorocaba Etanol 1,53 e Gasolina 2,59, Aditivada 2,72. Meu Celta fazia 9km/l de etanol na Cidade… pra compensar na gasolina, tinha que bater quase 15km/l de gasolina, e ele só fez 13km/l nas 3x que testei com gasolina.

      • Cristiano_RJ

        Não acho que o Jetta difira do Fusion em proposta. Ambos são sedans familiares e potentes. A diferença está mais para as dimensões mesmo. No mais, não faz sentido comparar o Jetta com o Fusion AWD, pois a diferença de preço é elevada (R$ 117.900 x R$ 106.436 com todos os opcionais).

        Ou seja, o Jetta TSI completíssimo é concorrente direto do Fusion Titanium FWD (R$ 107.900 com teto solar). O Fusion leva vantagem no espaço, mas em equipamentos o Jetta também é bem completo. O que o VW não tem não acredito que faça tanta falta assim. E a diferença de potência do Fusion acaba sendo usada para mover seu peso excessivo. O resultado é que nas provas de pista o Jetta TSI andou na frente do Fusion. Isso sem falar que seu comportamento dinâmico também é superior.

        • jcpardal1

          Cristiano, eu pensava de forma semelhante a você até conhecer os dois carros pessoalmente na concessionária. Acho que o único modo de perceber que eles são sim diferentes DEMAIS na proposta é entrando em ambos. Sério, a diferença foi absurda. O Jetta é muito bem montado, elegante e um baita carro, mas quando entrei no Fusion olhei pro vendedor com cara de que não queria sair de lá de dentro nunca mais hahaha
          Acredito que comprarei um SE em dois meses…

      • rogerrosato

        Em termos de ítens de conforto, conveniência e segurança, um Jetta com todos os opcionais não fica longe de um Fusion Titanium de forma alguma. Se ainda dissesse acabamento, requinte, eu concordaria… mas também nunca disse que são carros equivalentes, apenas expus que julgo um melhor negócio o Jetta, uma vez que sua proposta é mais voltada ao que prezo num carro. Tenho certeza que o Fusion tem suas qualidades, muitas delas superiores às do Jetta… mas tudo isso é uma questão de preferência pessoal.

  • Arthur_r

    Gostaria de saber o consumo do 2.0 turbo FWD e o 2.5 flex, alguem sabe???

    Meu amigo tem um fusion 2010 v6 AWD e ele faz 6 na cidade e 11 na estrada, entao esse fusion ta mtu beberrao, dimuiram o motor, mas o consumo é praticamente o mesmo…

  • WagnerSCS

    Que sonho, que sonho esse Fusion…
    Na minha opinião, o melhor custo benefício nessa faixa de preço. Oferece bastante pelo que custa, mais do que alguns concorrentes. R$114900,00 tá justo pra ele, embora pudesse custar menos, claro.
    Na rua perto da minha casa tem dois Fusions da geração antiga com motor V6. Todo mundo fala que ela é meio sem sal quanto ao design, sóbrio demais, mas eu particularmente gosto também. Esse aí ficou melhor ainda, mais imponente, carro de patrão.
    Pode parecer loucura, mas eu deixaria tranquilo de comprar um Audi A4 ou um BMW Série 3 pra pegar um Ford desse. E não sou fanático pela Ford, antes que venham me julgar, apenas acho o Fusion simplesmente a melhor opção de compra nesse seguimento, assim como o Fluence em relação aos sedans médios.
    Abraço a todos.

  • netovski

    A cor branca do fusion é perolizada, diferente das demais que são metálicas. Daí o aumento.

  • leoab

    por este carro eu daria uma " brasileirada", isto é, afundar em dividas para te-lo em minha garagem, não para mostrar pro vizinho, mas para ficar admirando. Acho este carro uma obra de arte…

  • Alciderlei Granuss

    Fiquei com um Fusion novo alugado por 4 dias em uma cidade no interior de São Paulo para eventos, reuniões e casamento, retirei o carro no aeroporto e usei tanto na cidade quanto na estrada, só posso falar que o carro dispensa comentários, se formos pensar em acabamento, itens de série, conforto, segurança, desempenho e design é um carro fora de série, não estou desmerecendo até porque tenho um Corolla, mas Corolla, Jetta, Sentra o que for não tem como comparar com o Fusion é TOTALMENTE diferente, é outro mundo. Andei também em um Azera por 3 dias no Ceará também alugado e falo que a escolha entre os dois é muito difícil porque acho o Azera muito gostoso também, são carros acima da média, agora nunca andei em carros superiores como BMW serie 5 e afins para comparar, mas se andando em Fusion e Azera já é sensacional imagina um desses…

  • CefasFer

    Eu notei o mesmo problema com os vidros…. aluguei um em Boston do modelo antigo ainda, acho q era 2012. O cara falou q ia me dar um fusion fiquei todo feliz achando q era do novo kkkkk mas do antigo. Pois bem, sempre q ia baixar ou levantar os vidros eu acionava os botoes dos vidros traseiros. Outra coisa q me incomodou bastante foi a saida do ar condicionado q nao ia pra cima. Ficava apenas na posicao reta…. congelando minhas maos e as pernas da minha filha no car seat no banco traseiro, consertaram o problema nesse???

  • José Carlos

    Um carro desse nível sem as dobradiças pantográficas para abertura e fechamento do porta-malas. É brincadeira. Lamentável.

    • Dupas

      Ah é? O que dizer pra Mercedes Classe E e pra BMW Serie 5 então? http://img.netcarshow.com/Mercedes-Benz-E-Class_Chttp://media.caranddriver.com/images/11q4/424741/

      Deixaria de comprar um carro só por causa de um maldito braço hidraulico na tampa do porta malas?

    • MarcosObs

      Sabe que eu também pensavaa ssim. Mas umengenheiro de segurança me falou o seguinte: "Em uma situação onde alguém coloque a sua mão na região das dobradiças. Se forem pantográficas o risco é DECEPAR os dedos. Se forem assim o risco diminui para mero esmagamento. Então ponto para a segurança.

  • kikofar

    Pra quê cor branca com um vinho tão lindo desses meu caro!???

  • Marco

    Eis um Senhor Carro! Parabéns!
    A Ford acertou muito nesse Fusion.

  • Ubaldir

    É um carrão, mas pra te falar a verdade o ronco do V6 é inigualável. Nem os apitos do Ecoboost compensam.
    E como foi dito no texto, o consumo ficou devendo demais. Esse consumo aí não é tão melhor que o do antigo V6. Na estrada, andando de forma não muito agressiva, dá pra ficar nos 9 km/l. E na cidade fica pau a pau. Como o desempenho do 6 cilíndros era também um arroubo, me parece que este downsing ficou meio só na conversa, não?

  • Dellorti

    R$110k em um carro.. e ainda estão preocupados com consumo.. Se eu pudesse só abasteceria ele com whisky.. porque ele merce.. rsrs!

  • Bruno Maeda

    Partes da carroceria desalinhadas e FORD na mesma frase dá até pra falar que é pleonasmo. Ao menos hoje em dia.

  • Jorge

    Tive um 2.3 2008 e mesmo com esse motor já tinha limitador de velocidade, chegava aos 180 com 5000 giros e o limitador entrava em ação fazendo o motor flutuar, pedi pra concessionária Ford de Curitiba desativar este limitador, mas não foi possível……….

  • Thiago Luiz

    Belo texto. Só não vi os leds de iluminação diurna citados nos itens de série.

    • Fabio_Tex

      Concordo e não entendi um carro tão belo e moderno não ter as DRL em leds. Deve ter os faróis, halógenos em baixa intensidade realizando esta função, tal qual todos os novos carros nos EUA.
      Já deu para notar que Bi-Xenon com faróis adaptativos e Leds é preferência (ou cultura associada a legislação) do Mercado europeu. Os europeus importados de luxo (até os franceses básicos) dispõem, enquanto modelos asiáticos por exemplo, geralmente só oferecem estas opções lá no velho continente. Exemplos são os Hyundai, Honda e Toyota. Kia oferece lá e aqui.

  • Fabiano

    Desculpa, mas o cara vem aqui pra falar mal de media que aponta no Computador de Bordo é porque não sabe fazer contas, media se faz na calculadora na mão e não com esse dispositivos, esses medidores jamais serão precisos….

    • JulienAvril

      Cara, até um 7mil km do meu carro eu fiz a media calculando os litros e os km rodados. sempre completando o tanque.
      o computador de bordo sempre acusou EXATAMENTE a media que eu chegava com meus calculos.
      dai em diante nunca mais fiz media hahahahaha.

      • Fabiano

        Qual seria seu carro, pois na minha familia os que tiveram o CB nunca acusou a mesma media que calculando na mão…..

        • JulienAvril

          Peugeot 208 Griffe MT

  • Brunocarro1998

    O Fusion é um excelente carro até os 100mil. Acima disso já começaria a pensar no 320i, que é um show de carro.

    • Cristiano_RJ

      Mas o 320i custa a partir dos 129.950 mil, e na versão básica falta alguns equipamentos indispensáveis nessa faixa de preço. Sua versão minimamente equipada, a GP custa elevados R$ 143.950. Já o Fusion Titanium AWD com tudo o que se tem direito, inclusive motorzão e espaço interno de sobra, sem se esquecer de um design arrebatador, custa R$ 117.900. Se você não fizer questão da tração integral, pode levar o FWD com teto solar por R$ 107.900. É uma baita diferença de preço em relação ao 320i, você não acha?

  • JulienAvril

    fico imaginando esse motor no cofre de um Focus, para concorrer com o Golf GTi.

  • Se eu tivesse a possibilidade de comprar um carro nesse valor hoje, eu iria de Passat, pois o conjunto cambio/motor me agrada muito e acho um carro bem elegante (se tiver com todos os opcionais, inclusive teto solar)

  • Carlsson

    /OFF
    A pintura desse carro de teste está com swirls e holografias.
    Um bom trato nessa bela pintura e ficaria lindíssimo!

  • xrs250

    Sobre grade ativa esteve presente em Corcel II em 1978 e Escort MK3 em 1983.(1981 na Europa) dá própria Ford.

  • marcosb

    Tenho um semelhante a essa, mas branco! Melhor carro que já tive disparado, é uma nave, vale cada centavo! Reclamação, faltou o XENON FORD!

  • dsgdude

    O coisa boa – e rara! – ler um bom texto sobre automoveis!

  • Bruno

    Amigo, excelente avaliação,o carro é um show! Troquei meu jetta 2.5 pelo novo fusion FWD.
    Eu era meio desconfiado com a ford, mas estou gostando muito do carro. O motor é brutal, já coloquei amigos em 320i, discovery 4,azera e audi A4 todos na poeira…
    O único carro que andou comigo foi o jetta tsi, mas eu já fui dono de um jetta com "acabamento de audi", esse novo jetta só tem motor!! Acabamento e beleza passaram longe…
    A falha que notei é essa questão dos vidros adiantados, já abri o vidro traseiro varias vezes involuntariamente.. E o que me irrita, se vc mexer nos botes do painel abaixo da tela com mão "gordurosa" os comandos ligam sozinhos, vc desliga e ele volta a ligar, é de matar qq um de raiva! Para parar é preciso passar um paninho nas teclas.
    Fui alertado em um amigo que seguia no carro da frente sobre o capo parecer estar aberto, abri e bati com mais força e ficou normal.

    Parabéns pela matéria!

  • BMW_Kennedy

    Não deixa de ser um FORD,

    • Cristiano_RJ

      E?…

      • BMW_Kennedy

        Dá uma olhadinha no comparitivo da car n driver, tem o Accord, Fusion e 320i

        • Cristiano_RJ

          Dá uma olhadinha na tabela de preços abaixo:

          BMW 320i GP Sport (184 cv): R$ 154.950
          Honda Accord EX V6 (280 cv): R$ 147.900
          BMW 320i GP (184 cv): R$ 143.950
          BMW 320i básico (184 cv): R$ 129.950
          Honda Accord EX 2.4 (175 cv): R$ 119.900 [obs. apenas air bags duplos e sem ESP!!!]
          Ford Fusion Titanium AWD (240 cv): R$ 117.900
          Ford Fusion Titanium FWD: (240 cv): R$ 107.900
          Ford Fusion SE 2.5 flex (175 cv): R$ 95.900

          Ou seja, estamos falando de carros de diferentes faixas de preço. O Accord EX tecnicamente compete com o Fusion 2.5, porém, seu preço supera o do Fusion Titanium. Só um cidadão sem nenhum bom senso para optar pelo Honda. Já o BMW 320i mais barato, este custa R$ 12.000 a mais que o Fusion topo de linha que é mais potente, possui tração integral e entrega mais espaço e um nível de equipamentos absurdamente maior (o que aliás, o BMW peca nesse sentido). Mesmo sendo mais carro que o Ford, isso eu não nego, fica difícil justificar sua compra. Já as demais versões do 320i e o Accord V6 superam e muito a faixa de preço do Fusion (mais de R$ 26 mil) e por isso não devem ser consideradas concorrentes deste.

      • BMW_Kennedy

        Carro=Alemanha

        • Cristiano_RJ

          Me desculpe, amigo, mas essa sua frase é de uma simplificação da realidade tão grande, que chega a soar juvenil.

          • BMW_Kennedy

            Segundo a car n driver os 184cv do 320i são apenas 0,1s mais lento que os 240cv do Fusion. Vc pensa pensa em exclusividade tb não tem o que comparar, o 320i tem o mesmo peso divido por igual nos 2 eixos, e centro de gravidade mais baixo, muito melhor dirigibilidade. Do que adianta potência sem controle??? Só justifica comprar o Fusion se vc pensar em opcionais e espaço interno, porque se vc gostar mesmo de dirigir…. já que vai gastar 115k gasta 130 e fica com um produto de primeira qualidade.

            • Cristiano_RJ

              Talvez eu não tenha sido claro suficiente, mas não precisa perder seu tempo me convencendo da superioridade técnica do 320i em relação ao Fusion. Tração traseira, distribuição de peso perfeita, qualidade de montagem, etc. Sei que o 320i é mais carro que o Fusion. Disse isso no post anterior se você não percebeu. A questão é que isso não torna o Fusion um carro ruim, de segunda linha. Imagine você dois alunos: um que só tira notas 9 ou 10 e outro que tira notas 8 ou 9. O segundo é um mau aluno só porque existe o primeiro? Lógico que não.

              A questão aqui é que para sair da nota 8 / 9 (Fusion) para a nota 9 / 10 (320i), além de pagar R$ 12 mil a mais, o cidadão terá que abrir mão de espaço interno e uma série de equipamentos de conforto e segurança, tais como: ar dual zone, central multimídia com tela LCD touch 8" e 12 alto-falantes, partida por botão, piloto automático adaptativo, câmera de ré, park assist, monitoramento de pontos cegos, sistema de permanência em faixa, bancos com ajustes elétricos elétricos (motorista e carona), comando de voz para telefonia, ar condicionado, GPS e aúdio, air bag de joelho para o carona e teto solar, só para citar alguns.

              Enfim, acho que acabamos desviando o assunto. Seu post original simplesmente criticava o Fusion pelo simples fato de ser um Ford; o que eu questionei. Ser um Ford não é um problema em si. Ok, como carro ele não é melhor que o 320i, mas isso não é demérito nenhum. Agora, como compra, o Fusion tem argumentos suficientes e preço coerente, mais até que o próprio 320i.

              • BMW_Kennedy

                Acho que vc esta certo. Vou tentar corrigir meu tópico inicial, é que na minha cabeça, pagar mais de 100 dilmas em um carro, só se for Mercedes ou BMW. Mas, é claro se vc precisa de espaço interno tem 3 filhos, ou adora os opcionais, é melhor o Fusion mesmo, se quiser ter o prazer de ter um THE ULTIMATE DRIVE MACHINE, não em o que pensar…

  • Motorista1979

    Eber
    Como sempre reclamo da falta de fotos do interior das materias me sinto no dever de elogiar a sequencia de fotos dessa avaliaçao. Muitas fotos do interior do carro e mostrando muitos detalhes do mesmo. Exelente. Quando vao voltar os videos?

  • Mauricio

    Tenho um AWD que adquiri ha 2 semanas. Garanto: o carro eh o maximo!!

  • madroga

    Daqui a 15 anos compro um por 10 mil reais

  • Gileade Godoy

    o porta malas poderia vir com dobradiças pantográficas como tenho no meu fiesta sedã rocam, assim aumentaria o espaço.

  • janssen

    Algum de vocês tem o carro para saber se é bom ou não? 1° o importante é comprar o carro e não se você pagará a vista ou financiado em 100 meses, isso é um problema de cada um, afinal de que adianta guardar anos e anos e dp engravidar a primeira que vê na rua e descobrir que todo seu $$$ será para o mais novo ocupante de sua casa: -Seu filho/a! Acho que se vc tá afim de montar no carro e ter certeza que TODOS por onde vc passar vão pagar um pau, inclusive essas Mercedinha, Bmwzinha que andam por ai, quando eu paro ao lado quase entram no meu carro e fora que o motor de 240 cv HUMILHA, não chama pra briga! Hello galera vão falar com gerentes de vocês para darem mais crédito a vocês assim essa revolta passa!

    • Moreno

      Você guardou anos e anos pra comprar um Fusion?
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Falar com o gerente pra pedir crédito pra comprar carro?
      Coitadinho. Acho que você precisa dar um jeito de fazer mais dinheiro…
      É esse o comprador de um Fusion. Pobre achando que "comprou" um Aston Martin…

  • Vinicius Oliveira

    Tem gente ainda falando de novo golf kkkkkkkkkkk !! Fusion bela maquina !!

  • VSchedit

    Caro Hairton, è o mesmo problema do New Fiesta, o banco do passageiro é muito baixo e o desconforto e a sensação é muito grande. A Ford pecou nesse detalhe para um caro que veio com uma boa proposta. A Ford tem que pensar que esse pais é enorme, hoje se viaja 1000 Km brincando, então é obrigação da montadora oferecer o mesmo conforto para o carona. Sai da VW e com esse detalhe estou me sentindo arrependido, por que nesse ponto o Fox para o carona é mais generoso. E outro detalhe que uma empresa desse tamanho não dá a opção de remediar essa falha. Ford por favor ajude os clientes.

  • Valdemar

    Mas não dá pra pagar tão caro num Ford.
    Ford é Corcel, Del Rey, Escort, Versailles…
    Aqueles carros que a gente vê mais parados na beira da estrada ou pendurados no guincho do que rodando…
    Nem chega a ser mico. É um KING-KONG certo!

  • Ken_2Fast4U

    Pagar mais de 100k em um Ford!!!
    Tem gosto para tudo mesmo, só é uma boa compra se o cara tiver uns 3 filhos(gordos) e seu fator determinante ser o gosto por perfumarias, está no site da "car n driver" no comparativo que tem o Accord, os 184cv da BMW 320i são só 0,1s mais lentos que os 240cv da Famigera Ford, além do centro de gravidade mais baixo, distribuição de peso 50/50…

  • Ken_2Fast4U

    Pagar mais de 100k em um Ford!!!

  • welyton

    façam o teste do fusion hybrid

  • Luiz_Salomao

    Sinceramente, não acho que é justo a Ford nem sequer se pronunciar sobre os claros defeitos de fabricação deste carro. O capô é desalinhado assim como a tampa do porta malas, mostrando claramente um erro de projeto ou pior, um problema estrutural no carro que hoje pode não ser nada, mas com o passar dos anos e KMs rodados poderá trazer diversos ruídos e eventualmente rachaduras nas partes plásticas.
    Mas… se tem tanta gente comprando, pra que irão se preocupar… aonda precisamos aprender que quem manda é o consumidor não o fabricante, mas parece que o Brasileiro tem medo dessa regra…

  • Guilherme

    Tenho um desse e adoro o carro mas não notei esse "espirro" da valvula de prioridade que ele comentou no texto. Alguem pode me dizer o que fazer para isso acontecer?

  • heliomagno

    Lindo, LUXO DEMAIS. Maquina!

  • Alessandro Rodrigues

    NA, bora corrigir matéria antiga: 2012 foi lançado a segunda geração. Em 2010 houve um facelift, não uma nova geração.

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