O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

luz epc

EPC. Três letras que os proprietários de carros da Volkswagen precisam ficar atentos quando a veem acender. Mas o que significa EPC no painel do Gol, Fox e outros carros da marca?

A sigla, que significa Electronic Power Control, é uma luz de alerta de defeito eletroeletrônico nos veículos da marca Volkswagen, indo desde populares até carros mais sofisticados, como o Golf, por exemplo.

Como em vários carros de outras marcas, o painel de instrumentos apresenta diversas luzes-espia e alguns fabricantes acabam desenvolvendo dispositivos de diagnóstico e alerta próprios.

Assim, o EPC é algo quase exclusivo da Volkswagen, feito para indicar falhas potencialmente graves no veículo, embora algumas delas até pareçam simples de resolver.

Mesmo assim, seu mau funcionamento pode resultar num acidente com lesões graves ou fatais nos ocupantes do carro e em terceiros.

O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

O Electronic Power Control ou EPC geralmente é associado com a eletrônica básica do veículo, que gerencia tanto a injeção eletrônica quanto itens básicos de segurança.

Ela também atua sobre dispositivos periféricos, como cabos de vela, velas de ignição, bobinas e até na luz de freio. Com isso, veja os possíveis motivos para esse alerta aparecer no painel:

Pode ser luz de freio queimada

luz de freio

Um dos casos mais comuns de acendimento da luz do EPC no painel dos carros da VW é a queima da luz de freio. O item pode parecer bem simples de resolver, e na verdade é mesmo.

Basta trocar a lâmpada para que o conjunto ótico traseiro volte a alertar os demais motoristas que o carro está parando.

Entretanto, é exatamente isso que torna seu funcionamento imprescindível. Com a luz de freio queimada, o condutor que vem atrás não sabe que o veículo à frente está utilizando os freios para reduzir ou parar completamente, o que eventualmente pode causar uma colisão com potencial gravidade.

Assim, quando a luz de freio queima, o EPC entra em ação e o condutor é avisado que existe um defeito no carro. Como, de acordo com os mecânicos, é comum a queima de luz de freio, recomenda-se que em caso do acendimento do EPC, pare o veículo e verifique as luzes de freio, inclusive a auxiliar.

Também pode ser defeito no corpo de borboleta e outros

vw motor 16 msi 14

Outro caso comum, relatado por mecânicos, mas não na mesma frequência que a luz de freio queimada, é um defeito no corpo da borboleta da injeção eletrônica, onde a luz do EPC ativa e percebe-se também que o carro começa a falhar nas acelerações.

O defeito no chamado TBI é um caso comum em vários modelos da VW. Além dele, falhas ou defeitos no bico injetor, comutador da ignição, entre outros, também acionam o EPC.

Verifique os cabos de velas e as velas do veículo para ver se encontra falhas visíveis. Caso não saiba ou não queira fazer, procure um mecânico e explique o acendimento do EPC com falha do motor.

Peça para o mecânico testar esses componentes, em especial bobinas, comutador de ignição e o TBI.

Mas somente carros da Volkswagen?

Não exatamente. O EPC também é um item que aparece em determinadas marcas, tais como a Hyundai, Chery, JAC e Audi, esta última por pertencer ao mesmo grupo da Volkswagen.

No i30, o alerta também aparece, assim como no Tiggo e nos J2, J3 e J5, por exemplo.

Os motivos para ativação do Electronic Power Control nesses carros é o mesmo dos modelos da VW. Então, se você tem carros dessas marcas, fique em alerta se o EPC ativar.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X