Manutenção Matérias NA Volkswagen

O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

EPC. Três letras que os proprietários de carros da Volkswagen precisam ficar atentos quando esta acender. Mas, o que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc? Trata-se da sigla para Electronic Power Control.


Trata-se de uma luz de alerta de defeito eletro-eletrônico nos veículos da marca Volkswagen, indo desde populares até carros mais sofisticados, como o Golf, por exemplo.

Como em vários carros de outras marcas, o painel de instrumentos apresenta diversas luzes-espia e alguns fabricantes acabam por desenvolver dispositivos de diagnóstico e alerta próprios.

Assim, o EPC é algo exclusivo da Volkswagen, feito para indicar falhas potencialmente graves no veículo, embora algumas delas até pareçam simples de resolver, apesar de que seu mau funcionamento possa vir a acarretar um grave acidente com lesões graves ou fatais nos ocupantes do carro e em terceiros.


O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

O Electronic Power Control ou EPC é um geralmente é associado com a eletrônica básica do veículo, que gerencia tanto a injeção eletrônica quanto itens básicos de segurança.

Ela também atua sobre dispositivos periféricos, como cabos de vela, velas de ignição, bobinas e até na luz de freio.

Pode ser luz de freio queimada

O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

Um dos casos mais comuns de acendimento da luz do EPC no painel dos carros da VW é a queima da luz de freio. O item pode parecer bem simples de resolver, e na verdade é mesmo. Basta trocar a lâmpada para que o conjunto ótico traseiro volte a alertar os demais motoristas que o carro está freando.

Entretanto, é exatamente isso que torna seu funcionamento imprescindível. Com a luz de freio queimada, o condutor que vem atrás não sabe que o veículo à frente está utilizando os freios para reduzir ou parar completamente, o que eventualmente pode causar uma colisão com potencial gravidade.

Assim, quando a luz de freio queima, o EPC entra em ação e o condutor é avisado que existe um defeito no carro. Como, de acordo com os mecânicos, é comum a queima de luz de freio, recomenda-se que em caso do acendimento do EPC, pare o veículo e verifique as luzes de freio, inclusive a auxiliar.

De dia é mais difícil fazer e vai requerer a ajuda de uma segunda pessoa, mas à noite é fácil perceber, mesmo sem sair do carro. O ideal é ter lâmpadas reservas no carro, mas como modelos como o Gol (do G3 em diante), Fox e Golf, por exemplo, não são modelos muito antigos e que geralmente apresentam falhas constantes nesse aspecto, então fica difícil ter uma reserva no porta-luvas.

Assim, o melhor é buscar uma lâmpada para trocar e não tentar andar com o carro nessas condições, sob risco de envolver-se em acidente grave. Mas, como resolver se não for apenas a luz de freio? Sim, pode não ser a lâmpada ou contato da mesma queimado, mas o interruptor do pedal de freio ou mesmo um fusível.

Use limpa contato depois de desconectar o plugue do sensor e monte novamente, se a luz apagar, então está resolvido. Pedais de acelerador e embreagem também podem apresentar falhas nos interruptores e fazer com que o EPC apareça no painel de instrumentos. Por isso é bom testa-los e, se necessário, desconecta-los e religa-los aplicando um limpa contato.

Também pode ser defeito no corpo de borboleta e outros

O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

Outro caso comum, relatado por mecânicos, mas não na mesma frequência que a queima da luz de freio, é um defeito no corpo da borboleta da injeção eletrônica, onde a luz do EPC ativa e percebe-se também que o carro começa a falhar nas acelerações. O defeito no chamado TBI é um caso comum em vários modelos da VW.

Mas, além dele, falhas ou defeitos no bico injetor, comutador da ignição, entre outros, acabam também por acionar o EPC. Verifique os cabos de velas e as velas do veículo para ver se encontra falhas visíveis. Caso não saiba ou não queira fazer, procure um mecânico e explique o acendimento do EPC com falha do motor.

Peça para o mecânico testar esses componentes, em especial bobinas, comutador de ignição e o TBI. O descobrimento real da falha pode ser resolvido desde a aplicação de anti-oxidante até a substituição do componente, mas lembre-se, alguns itens são caros e por isso o diagnóstico não pode ter “achismos”, pois uma troca errada resulta em prejuízo para o dono.

Mas somente carros da Volkswagen?

O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

Não exatamente. O EPC também é um item que aparece em determinadas marcas, tais como a Hyundai, Chery, JAC e Audi, esta por motivos óbvios.

No i30, o alerta também aparece, assim como no Tiggo e nos J2, J3 e J5, por exemplo.

Os motivos para ativação do Electronic Power Control nesses carros é o mesmo dos modelos da VW. Então, se você tem carros dessas marcas, fique em alerta se o EPC ativar…

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Geraldo Xavier

    Nos gm quando queima alguma lâmpada aparece erro no painel com código por número e tem que consultar manual pra ver o que significa. Não era mais fácil ao invés do número não colocar a descrição do erro logo?
    Ex: code 22.

    • Erasmo Artur

      Acho que o problema é que colocando uma descrição direcionada pode induzir a pessoa ao erro, uma vez que o erro pode não indicar diretamente a falha e sim uma consequência dela…. ou seja, esses erros devem ser interpretados… n sei se consegui esclarecer meu ponto de vista…

      • Geraldo Xavier

        Só se for no caso do epc. Nos gm o sistema é mais completo e identifica o erro só que com código e não com a descrição

        • Alexandro Vieira Lopes

          melhor o sistema da gm, epc dá muita interpretação, vela, farol …

      • Good Doctor

        Então a Fiat tá fazendo errado, eu tinha um Palio Attractive 1.0 que quando queimava uma lâmpada aparecia escrito no computador qual lâmpada estava queimada…

        • Edson Fernandes

          Além de um icone especifico de lampada queimada.

    • Marcelo Nascimento

      Estranho mesmo. Tenho um Punto que diz se é luz de freio, lanterna, seta dianteira/traseira e esquerda/direita. Então não deve ser difícil fazer direito…

      • Geraldo Xavier

        Só trocar números por letras

      • Good Doctor

        Até meu Palio 1.0 2012 já avisava assim…

        • Russel Riehle

          A FIAT já solucionava isso nos anos 90 usando o CHECK CONTROL.
          Aqui em casa passou um Tempra e um Tipo com o acessório!

    • Paulo Simões

      Geraldo, o problema para descrever avarias é o espaço limitado do painel.

      • Geraldo Xavier

        Discordo. Nos Peugeot 206 o painel era 1 linha e a msg rolava

        • Paulo Simões

          A título de exemplo de código de uma avaria “P1127: “”Adaptação da mistura de ar – Mistura rica.A sonda lâmbda corrigindo a mistura irregular constantemente (ignição irregular / bicos injetores / válvula do canister / filtro de ar obstruido”” – Portanto um descrição dessas no painel é impraticável, a não ser, que seja incompleta.

  • EPC exclusivo da VW? Tem até nos JAC e Lifan… Aí bem embaixo do texto colocam isso. Ficou ruim de ler assim.

  • Zé Mundico

    Aqui na roça a gente sempre achou que fôsse Estou Perdendo Corrente.

    • MarcioMaster

      Aqui na cidade sempre achei que fosse ÉPáCaba.

  • Hodney Fortuna

    Lembro-me quando meu pai possuia um Gol GIV em 2007 eu fui ultrapassar um carro na pista e ao acelerar mais fundo essa lâmpada acendeu.

  • Ricardo

    Acho que deveria ser obrigatório todos os carros terem indicadores de luzes queimadas, para evitar acidentes e multas, afinal é inviável verificar as luzes do seu carro todos os dias antes de sair de casa.

    • Navaman

      O Fiat Prêmio/Elba CSL tinha isso e ainda indicava qual era a lâmpada. Chamava-se check-control.

    • Cesar

      Melhor fazer como no Fluence que além de tudo alterna para a luz de freio. desta forma você não fica sem pisca.

  • Henrique Medina

    Sou proprietário de um Up! Move I-Motion 2017 e já tive problemas com este alerta, acho que o carro tinha uns 20mil km, estacionei o carro na garagem no sábado, ao tentar ligar o carro no domingo pela manhã, nada feito, apenas ligava a tal luz, fiz alguns testes, esperei até a noite e nada de sinal de vida, o carro teve que ir para a concessionária na segunda-feira pela manhã, e pasmem, só conseguiram identificar o problema na sexta-feira pela manhã, levaram 5 dias pra identificar que o problema era o conector de algum relé ou interruptor próximo à ignição que estava com mal contato, não funcionava, mas também não gerava qualquer alerta específico para facilitar a identificação do problema…

    Hoje o carro está com pouco mais de 40mil km e nunca mais (e continue assim) apareceu o tal alerta.

    Acabei não gastando nada pois o carro estava na garantia, mas certamente se tivesse que levar em alguma oficina ou até mesmo a concessionária pagando, ia ser trocado uma pá de coisas até descobrirem o problema…

    • RED FLAG

      Pessoal sem noção. O carro não ligava, podia ser bateria, arranque, fusível queimado, esses carros mudernos ainda tem fusiveis..
      Cinco dias?

  • Rodrigo

    Estranho, no meu Golf existe a luz EPC e uma luz espia específica para acusar luz queimada (desenho de uma lâmpada com uma exclamação no meio), além de acusar a falha também no computador de bordo & CMM. A luz EPC não acende quando queima uma lampada.

    • Thiago Ramos

      De nenhum VW meu acendeu EPC quando queimou lampada…

  • Alexandro Vieira Lopes

    tomara q na proxima decada , com projetos novos, a vw tire o EPC e coloque a mensagem do que falhou diretamente no painel !

    zuado vc ver o epc aparecer , ai vai ver no manual é trocentas coisas , ter q ficar estudando o q é
    e falar pro mecanico, tenta A, tenta B, …

    no passado tinha colocado xenon no meu fox 2013 e acendeu o epc, passei um nervoso … ai troquei a lampada e desapareceu !!!

    uma duvida, hoje em dia quem coloca canceller e lampadas de led o EPC aparece?

  • pablo guilherme Rodrigues

    As lampadas de freio do meu gol g4 queimaram e não apareceu o EPC, mas tive um sintoma muito estranho, o carro estava cortando a aceleração quando hegava em determinada velocidade ou rotação do motor. troquei as lampadas e voltou ao normal.

  • Thiago Ramos

    Na minha ultima viagem, durante uma ultrapassagem em pista dupla no meio da curva, a do meu Fox acendeu junto com a de erro no controle de estabilidade e o motor perdeu força. Parei, desliguei e liguei denovo, rodei mais 400km sem problemas. Acho que abusei na curva e aceleração hehe

  • Baetatrip

    Já passei tanto EPC na ex-Tiguan……!
    Era modo de segurança no motor….
    falha boba da bobina….. Se forçar EPC protegia!
    Como enjoei da VW…….. Vendo e oltei p/ SZK (+ facil de saber anomalia)
    Exemplo: Meu jipe 93 nao tem tomada OBD etc etc, sorte tem luz espia que “manda” o codigo de numerais, facilita muito a descobrir….!
    Já o GV3, e luz espia de injeção…… ele pisca mesma coisa que o Samurai…!
    Suzuki é Suzuki… Nao há complicação!

  • Fred Cioldin

    Isso me lembra um caso que aconteceu comigo será um livro então senta que lá vem história… temos um Fox em casa e em um belo dia minha esposa e eu iríamos viajar, mas ela tinha uma reunião em uma cidade que fica a 40km de distância como ela estava com o dedo do pé quebrado, ela foi de carona com as colegas de trabalho e eu fiquei pra dar aquela checada básica pré viagem. Geralmente viajamos com os meus ou os pais dela, pois tem carro maior e afins. Neste dia, por causa da reunião(depois descobri que seria birra da minha sogra com minha esposa…..), os pais dela foram antes e íamos com nosso Fox após seu trabalho. Pois bem, enchi o carro com a mala, o tanque e rumo pra cidade da reunião. No caminho de ida tudo ok, fui na velocidade limite, cheguei e fiquei esperando. Depois de um bom tempo, minha esposa saiu e rumamos para a cidade destino de nossa viagem, seria uma viagem sempre em rodovias duplicadas com uma distância de uns 250km. Coloquei no gps e chegaríamos no hotel para a janta. Indo pela cidade, não passei de 50km/h nas avenidas e assim que adentrei a rodovia comecei a acelerar e ao chegar em 60km/h, o carro começou a falhar, limitou o giro em 2000 rpm, acendeu a luz EPC. Na hora falei pra mulher que havia dado problema no carro, parei num posto próximo e assim que cheguei o carro morreu. Depois de uns 10 minutos, dei partida ficou no giro normal e rumei novamente pela rodovia… mas aconteceu a mesma coisa. Desta vez parei no acostamento e acionei o seguro. Depois de um tempo o guincho chegou colocamos o carro em cima e subimos na cabine do caminhão, foi um pouco complicado pra minha esposa porque Ela estava com o dedo do pé quebrado e com o pé enfaixado… enfim, avisamos os parentes que estavam lá que o carro tinha dado problema é que íamos deixar na casa dos meus pais e que daríamos um jeito pra ir. Aí, indo para a casa dos meus pais reconheci um carro ultrapassando e logo dando passagem apena comentei que era a amiga dela… não deu 5 segundo toca o celular da minha mulher e era a amiga desesperada perguntando onde estávamos pq reconheceu o carro no guincho e tal… falamos o que houve e ela se acalmou. Chegando na casa dos meus pais, eles cederam o carro deles para chegar no hotel. No fim. Chegamos no destino depois da janta e acabamos jantando no centro da cidade. Os pais dela acabaram concluindo que deixar a gente não foi uma boa opção. Falando do problema, inicialmente achei que fosse combustível adulterado e que havia danificado alguma parte que estava relacionada à eletrônica do carro. Mas onde eu abasteço é um posto que a família toda abastece, mas ainda sim ficou uma ideia e ‘se?’ Como sempre faço as revisões corretamente comecei a pensar no problema. Eu sempre releio o manual do proprietário e tinha lido sobre essa sigla no manual então conclui que era alguma parte elétrica. Pedi ao meu pai que levasse no Mecanico dele, trocou as velas falando que estavam gastas e o problema persistiu. Aí ele checou as bobinas e trocou… o problema foi sanado… moral, viajamos com carro mais novo pois o carro do meu pai tava com 4000 km rodado; apesar de não ter acontecido nada grave, conquistamos caronas para as próximas viagens por causa da minha sogra e ainda tive uma conta ‘salgada’ por causa da troca de bobinas e velas… ufa. Acabou.

  • Ricardo Leite

    No Virtus quando queimou a Lâmpada de um Farol de Neblina, apareceu uma mensagem específica no Painel de Luz de Neblina queimada. Nada de EPC.

  • Rodolfo Deodato

    Nos vws além da luz epc ainda tem a tradicional luz de injeção ou são a mesma coisa ?

  • Fernando Fernandes

    Cara o meu apareceu ontem e o carro ficou querendo morrer… deve ser algo da injeção ou velas e cabos…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email