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O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

EPC. Três letras que os proprietários de carros da Volkswagen precisam ficar atentos quando esta acender. Mas, o que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc? Trata-se da sigla para Electronic Power Control.


Trata-se de uma luz de alerta de defeito eletro-eletrônico nos veículos da marca Volkswagen, indo desde populares até carros mais sofisticados, como o Golf, por exemplo.

Como em vários carros de outras marcas, o painel de instrumentos apresenta diversas luzes-espia e alguns fabricantes acabam por desenvolver dispositivos de diagnóstico e alerta próprios.

Assim, o EPC é algo exclusivo da Volkswagen, feito para indicar falhas potencialmente graves no veículo, embora algumas delas até pareçam simples de resolver, apesar de que seu mau funcionamento possa vir a acarretar um grave acidente com lesões graves ou fatais nos ocupantes do carro e em terceiros.


O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

O Electronic Power Control ou EPC é um geralmente é associado com a eletrônica básica do veículo, que gerencia tanto a injeção eletrônica quanto itens básicos de segurança.

Ela também atua sobre dispositivos periféricos, como cabos de vela, velas de ignição, bobinas e até na luz de freio.

Pode ser luz de freio queimada

O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

Um dos casos mais comuns de acendimento da luz do EPC no painel dos carros da VW é a queima da luz de freio. O item pode parecer bem simples de resolver, e na verdade é mesmo. Basta trocar a lâmpada para que o conjunto ótico traseiro volte a alertar os demais motoristas que o carro está freando.

Entretanto, é exatamente isso que torna seu funcionamento imprescindível. Com a luz de freio queimada, o condutor que vem atrás não sabe que o veículo à frente está utilizando os freios para reduzir ou parar completamente, o que eventualmente pode causar uma colisão com potencial gravidade.

Assim, quando a luz de freio queima, o EPC entra em ação e o condutor é avisado que existe um defeito no carro. Como, de acordo com os mecânicos, é comum a queima de luz de freio, recomenda-se que em caso do acendimento do EPC, pare o veículo e verifique as luzes de freio, inclusive a auxiliar.

De dia é mais difícil fazer e vai requerer a ajuda de uma segunda pessoa, mas à noite é fácil perceber, mesmo sem sair do carro. O ideal é ter lâmpadas reservas no carro, mas como modelos como o Gol (do G3 em diante), Fox e Golf, por exemplo, não são modelos muito antigos e que geralmente apresentam falhas constantes nesse aspecto, então fica difícil ter uma reserva no porta-luvas.

Assim, o melhor é buscar uma lâmpada para trocar e não tentar andar com o carro nessas condições, sob risco de envolver-se em acidente grave. Mas, como resolver se não for apenas a luz de freio? Sim, pode não ser a lâmpada ou contato da mesma queimado, mas o interruptor do pedal de freio ou mesmo um fusível.

Use limpa contato depois de desconectar o plugue do sensor e monte novamente, se a luz apagar, então está resolvido. Pedais de acelerador e embreagem também podem apresentar falhas nos interruptores e fazer com que o EPC apareça no painel de instrumentos. Por isso é bom testa-los e, se necessário, desconecta-los e religa-los aplicando um limpa contato.

Também pode ser defeito no corpo de borboleta e outros

O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

Outro caso comum, relatado por mecânicos, mas não na mesma frequência que a queima da luz de freio, é um defeito no corpo da borboleta da injeção eletrônica, onde a luz do EPC ativa e percebe-se também que o carro começa a falhar nas acelerações. O defeito no chamado TBI é um caso comum em vários modelos da VW.

Mas, além dele, falhas ou defeitos no bico injetor, comutador da ignição, entre outros, acabam também por acionar o EPC. Verifique os cabos de velas e as velas do veículo para ver se encontra falhas visíveis. Caso não saiba ou não queira fazer, procure um mecânico e explique o acendimento do EPC com falha do motor.

Peça para o mecânico testar esses componentes, em especial bobinas, comutador de ignição e o TBI. O descobrimento real da falha pode ser resolvido desde a aplicação de anti-oxidante até a substituição do componente, mas lembre-se, alguns itens são caros e por isso o diagnóstico não pode ter “achismos”, pois uma troca errada resulta em prejuízo para o dono.

Mas somente carros da Volkswagen?

O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?

Não exatamente. O EPC também é um item que aparece em determinadas marcas, tais como a Hyundai, Chery, JAC e Audi, esta por motivos óbvios.

No i30, o alerta também aparece, assim como no Tiggo e nos J2, J3 e J5, por exemplo.

Os motivos para ativação do Electronic Power Control nesses carros é o mesmo dos modelos da VW. Então, se você tem carros dessas marcas, fique em alerta se o EPC ativar…

O que significa EPC no painel do Gol, Fox, etc?
Nota média 5 de 5 votos

  • Geraldo Xavier

    Nos gm quando queima alguma lâmpada aparece erro no painel com código por número e tem que consultar manual pra ver o que significa. Não era mais fácil ao invés do número não colocar a descrição do erro logo?
    Ex: code 22.

    • Erasmo Artur

      Acho que o problema é que colocando uma descrição direcionada pode induzir a pessoa ao erro, uma vez que o erro pode não indicar diretamente a falha e sim uma consequência dela…. ou seja, esses erros devem ser interpretados… n sei se consegui esclarecer meu ponto de vista…

      • Geraldo Xavier

        Só se for no caso do epc. Nos gm o sistema é mais completo e identifica o erro só que com código e não com a descrição

        • Alexandro Vieira Lopes

          melhor o sistema da gm, epc dá muita interpretação, vela, farol …

      • Good Doctor

        Então a Fiat tá fazendo errado, eu tinha um Palio Attractive 1.0 que quando queimava uma lâmpada aparecia escrito no computador qual lâmpada estava queimada…

        • Edson Fernandes

          Além de um icone especifico de lampada queimada.

    • Marcelo Nascimento

      Estranho mesmo. Tenho um Punto que diz se é luz de freio, lanterna, seta dianteira/traseira e esquerda/direita. Então não deve ser difícil fazer direito…

      • Geraldo Xavier

        Só trocar números por letras

      • Good Doctor

        Até meu Palio 1.0 2012 já avisava assim…

        • Russel Riehle

          A FIAT já solucionava isso nos anos 90 usando o CHECK CONTROL.
          Aqui em casa passou um Tempra e um Tipo com o acessório!

    • Paulo Simões

      Geraldo, o problema para descrever avarias é o espaço limitado do painel.

      • Geraldo Xavier

        Discordo. Nos Peugeot 206 o painel era 1 linha e a msg rolava

        • Paulo Simões

          A título de exemplo de código de uma avaria “P1127: “”Adaptação da mistura de ar – Mistura rica.A sonda lâmbda corrigindo a mistura irregular constantemente (ignição irregular / bicos injetores / válvula do canister / filtro de ar obstruido”” – Portanto um descrição dessas no painel é impraticável, a não ser, que seja incompleta.

  • EPC exclusivo da VW? Tem até nos JAC e Lifan… Aí bem embaixo do texto colocam isso. Ficou ruim de ler assim.

  • Zé Mundico

    Aqui na roça a gente sempre achou que fôsse Estou Perdendo Corrente.

    • MarcioMaster

      Aqui na cidade sempre achei que fosse ÉPáCaba.

  • Hodney Fortuna

    Lembro-me quando meu pai possuia um Gol GIV em 2007 eu fui ultrapassar um carro na pista e ao acelerar mais fundo essa lâmpada acendeu.

  • Ricardo

    Acho que deveria ser obrigatório todos os carros terem indicadores de luzes queimadas, para evitar acidentes e multas, afinal é inviável verificar as luzes do seu carro todos os dias antes de sair de casa.

    • Navaman

      O Fiat Prêmio/Elba CSL tinha isso e ainda indicava qual era a lâmpada. Chamava-se check-control.

    • Cesar

      Melhor fazer como no Fluence que além de tudo alterna para a luz de freio. desta forma você não fica sem pisca.

  • Henrique Medina

    Sou proprietário de um Up! Move I-Motion 2017 e já tive problemas com este alerta, acho que o carro tinha uns 20mil km, estacionei o carro na garagem no sábado, ao tentar ligar o carro no domingo pela manhã, nada feito, apenas ligava a tal luz, fiz alguns testes, esperei até a noite e nada de sinal de vida, o carro teve que ir para a concessionária na segunda-feira pela manhã, e pasmem, só conseguiram identificar o problema na sexta-feira pela manhã, levaram 5 dias pra identificar que o problema era o conector de algum relé ou interruptor próximo à ignição que estava com mal contato, não funcionava, mas também não gerava qualquer alerta específico para facilitar a identificação do problema…

    Hoje o carro está com pouco mais de 40mil km e nunca mais (e continue assim) apareceu o tal alerta.

    Acabei não gastando nada pois o carro estava na garantia, mas certamente se tivesse que levar em alguma oficina ou até mesmo a concessionária pagando, ia ser trocado uma pá de coisas até descobrirem o problema…

    • RED FLAG

      Pessoal sem noção. O carro não ligava, podia ser bateria, arranque, fusível queimado, esses carros mudernos ainda tem fusiveis..
      Cinco dias?

  • Rodrigo

    Estranho, no meu Golf existe a luz EPC e uma luz espia específica para acusar luz queimada (desenho de uma lâmpada com uma exclamação no meio), além de acusar a falha também no computador de bordo & CMM. A luz EPC não acende quando queima uma lampada.

    • Thiago Ramos

      De nenhum VW meu acendeu EPC quando queimou lampada…

  • Alexandro Vieira Lopes

    tomara q na proxima decada , com projetos novos, a vw tire o EPC e coloque a mensagem do que falhou diretamente no painel !

    zuado vc ver o epc aparecer , ai vai ver no manual é trocentas coisas , ter q ficar estudando o q é
    e falar pro mecanico, tenta A, tenta B, …

    no passado tinha colocado xenon no meu fox 2013 e acendeu o epc, passei um nervoso … ai troquei a lampada e desapareceu !!!

    uma duvida, hoje em dia quem coloca canceller e lampadas de led o EPC aparece?

  • pablo guilherme Rodrigues

    As lampadas de freio do meu gol g4 queimaram e não apareceu o EPC, mas tive um sintoma muito estranho, o carro estava cortando a aceleração quando hegava em determinada velocidade ou rotação do motor. troquei as lampadas e voltou ao normal.

  • Thiago Ramos

    Na minha ultima viagem, durante uma ultrapassagem em pista dupla no meio da curva, a do meu Fox acendeu junto com a de erro no controle de estabilidade e o motor perdeu força. Parei, desliguei e liguei denovo, rodei mais 400km sem problemas. Acho que abusei na curva e aceleração hehe

  • Baetatrip

    Já passei tanto EPC na ex-Tiguan……!
    Era modo de segurança no motor….
    falha boba da bobina….. Se forçar EPC protegia!
    Como enjoei da VW…….. Vendo e oltei p/ SZK (+ facil de saber anomalia)
    Exemplo: Meu jipe 93 nao tem tomada OBD etc etc, sorte tem luz espia que “manda” o codigo de numerais, facilita muito a descobrir….!
    Já o GV3, e luz espia de injeção…… ele pisca mesma coisa que o Samurai…!
    Suzuki é Suzuki… Nao há complicação!

  • Fred Cioldin

    Isso me lembra um caso que aconteceu comigo será um livro então senta que lá vem história… temos um Fox em casa e em um belo dia minha esposa e eu iríamos viajar, mas ela tinha uma reunião em uma cidade que fica a 40km de distância como ela estava com o dedo do pé quebrado, ela foi de carona com as colegas de trabalho e eu fiquei pra dar aquela checada básica pré viagem. Geralmente viajamos com os meus ou os pais dela, pois tem carro maior e afins. Neste dia, por causa da reunião(depois descobri que seria birra da minha sogra com minha esposa…..), os pais dela foram antes e íamos com nosso Fox após seu trabalho. Pois bem, enchi o carro com a mala, o tanque e rumo pra cidade da reunião. No caminho de ida tudo ok, fui na velocidade limite, cheguei e fiquei esperando. Depois de um bom tempo, minha esposa saiu e rumamos para a cidade destino de nossa viagem, seria uma viagem sempre em rodovias duplicadas com uma distância de uns 250km. Coloquei no gps e chegaríamos no hotel para a janta. Indo pela cidade, não passei de 50km/h nas avenidas e assim que adentrei a rodovia comecei a acelerar e ao chegar em 60km/h, o carro começou a falhar, limitou o giro em 2000 rpm, acendeu a luz EPC. Na hora falei pra mulher que havia dado problema no carro, parei num posto próximo e assim que cheguei o carro morreu. Depois de uns 10 minutos, dei partida ficou no giro normal e rumei novamente pela rodovia… mas aconteceu a mesma coisa. Desta vez parei no acostamento e acionei o seguro. Depois de um tempo o guincho chegou colocamos o carro em cima e subimos na cabine do caminhão, foi um pouco complicado pra minha esposa porque Ela estava com o dedo do pé quebrado e com o pé enfaixado… enfim, avisamos os parentes que estavam lá que o carro tinha dado problema é que íamos deixar na casa dos meus pais e que daríamos um jeito pra ir. Aí, indo para a casa dos meus pais reconheci um carro ultrapassando e logo dando passagem apena comentei que era a amiga dela… não deu 5 segundo toca o celular da minha mulher e era a amiga desesperada perguntando onde estávamos pq reconheceu o carro no guincho e tal… falamos o que houve e ela se acalmou. Chegando na casa dos meus pais, eles cederam o carro deles para chegar no hotel. No fim. Chegamos no destino depois da janta e acabamos jantando no centro da cidade. Os pais dela acabaram concluindo que deixar a gente não foi uma boa opção. Falando do problema, inicialmente achei que fosse combustível adulterado e que havia danificado alguma parte que estava relacionada à eletrônica do carro. Mas onde eu abasteço é um posto que a família toda abastece, mas ainda sim ficou uma ideia e ‘se?’ Como sempre faço as revisões corretamente comecei a pensar no problema. Eu sempre releio o manual do proprietário e tinha lido sobre essa sigla no manual então conclui que era alguma parte elétrica. Pedi ao meu pai que levasse no Mecanico dele, trocou as velas falando que estavam gastas e o problema persistiu. Aí ele checou as bobinas e trocou… o problema foi sanado… moral, viajamos com carro mais novo pois o carro do meu pai tava com 4000 km rodado; apesar de não ter acontecido nada grave, conquistamos caronas para as próximas viagens por causa da minha sogra e ainda tive uma conta ‘salgada’ por causa da troca de bobinas e velas… ufa. Acabou.

  • Ricardo Leite

    No Virtus quando queimou a Lâmpada de um Farol de Neblina, apareceu uma mensagem específica no Painel de Luz de Neblina queimada. Nada de EPC.

  • Rodolfo Deodato

    Nos vws além da luz epc ainda tem a tradicional luz de injeção ou são a mesma coisa ?

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