O risco dos incêndios de EVs: Navio cargueiro com 3 mil carros pega fogo no Pacífico e é abandonado no meio do mar

morning midas
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Mais uma tragédia marítima envolvendo carros elétricos reforça os crescentes desafios do transporte global de veículos movidos a bateria.

O cargueiro Morning Midas, que partiu da China rumo ao México em 26 de maio, foi consumido por um incêndio em pleno Oceano Pacífico, obrigando os 22 tripulantes a abandonarem o navio às pressas.

A bordo, estavam aproximadamente 3 mil veículos, dos quais 800 eram elétricos.

O incidente aconteceu durante a madrugada do dia 3 de junho , oito dias após o início da viagem.

De acordo com informações da Zodiac Maritime, empresa britânica proprietária da embarcação, a fumaça começou a sair de um dos conveses onde estavam justamente os veículos elétricos.

Apesar da tentativa da tripulação de controlar o fogo com os sistemas internos de combate a incêndios, a situação saiu do controle rapidamente.

Diante do agravamento do incêndio, a tripulação acionou o resgate marítimo e, após abandonar o navio em botes salva-vidas, foi resgatada por uma embarcação comercial que navegava nas proximidades.

Até o momento, o estado da carga ainda é incerto, mas tudo indica que boa parte dos veículos foi comprometida pelas chamas, com o fogo ainda ativo no local.

Esse tipo de ocorrência tem se tornado preocupantemente comum. Em 2022, o navio Felicity Ace, transportando cerca de 4 mil carros de marcas de luxo como Porsche, Bentley e Lamborghini, também foi vítima de um incêndio em alto-mar.

Após duas semanas em chamas, a embarcação afundou próxima ao arquipélago dos Açores, gerando um prejuízo estimado em US$ 155 milhões à Volkswagen.

A Lamborghini chegou a retomar a produção do Aventador — já descontinuado — para substituir unidades perdidas no desastre.

Diante desses riscos, empresas como a norueguesa Havila Kystruten já se recusam a transportar veículos elétricos, citando o perigo elevado de incêndios incontroláveis.

No entanto, com a expectativa de que os EVs dominem o mercado automotivo global nos próximos anos, o transporte marítimo continuará sendo essencial — e a indústria logística terá que se adaptar rapidamente.

A tragédia do Morning Midas, um navio com 18 anos de operação, não apenas reaquece o debate sobre segurança no transporte de EVs, como expõe as limitações técnicas atuais para lidar com incêndios em baterias de íon-lítio em ambiente marítimo.

A investigação do caso segue em andamento, enquanto autoridades marítimas e fabricantes se veem pressionados a buscar soluções urgentes para evitar novas catástrofes semelhantes.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.