A mobilidade elétrica acaba de conquistar um novo marco impressionante. A Lucid estabeleceu o recorde mundial de maior distância percorrida por um carro elétrico com uma única carga.
O modelo Lucid Air Grand Touring conseguiu rodar entre St. Moritz, na Suíça, e Munique, na Alemanha, sem precisar de recarga.
O feito superou o recorde anterior em quase 160 quilômetros e reforça os avanços que a indústria tem feito para reduzir a ansiedade de autonomia e aumentar a confiança nos EVs.
No comando do sedã estava o empresário Umit Sabanci, de Londres, conhecido por sua paixão em quebrar recordes do Guinness.
Ele já foi responsável por proezas como visitar o maior número de países em 24 horas usando apenas voos comerciais, e também pela volta ao mundo mais rápida feita por voos regulares, partindo e retornando a Los Angeles em menos de dois dias.
Sabanci já havia colaborado com a Lucid em 2024, quando dirigiu o mesmo modelo por 567 milhas através de nove países europeus com uma única carga.
Na ocasião, percorreu Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, França, Suíça, Áustria, Liechtenstein e Itália, provando que viagens longas com EVs são totalmente possíveis.
Desta vez ele completou 1.205 quilômetros — o equivalente a 749 milhas. Agora, com a nova marca, ele reafirma esse compromisso com a mobilidade elétrica.
“Quando completei a jornada de nove países em 2024, sabia que era apenas o começo.
Esse novo recorde leva essa ideia ainda mais longe. Estou orgulhoso de fazer parte de um movimento que prova que a mobilidade elétrica já está redefinindo o presente, não apenas o futuro”, afirmou Sabanci em declaração oficial.
É importante destacar que a façanha não foi fruto de sorte. A Lucid esteve diretamente envolvida na preparação do carro e na execução da viagem.
A marca californiana certamente aplicou ajustes técnicos e estratégias de condução para maximizar o alcance do modelo, que oficialmente tem autonomia estimada de 516 milhas pela EPA.
Com isso, a Lucid retoma o título que até então pertencia ao Mercedes-Benz EQS 450+, que no mês anterior havia cruzado a marca de 1.000 quilômetros com 645 milhas rodadas.
O EQS, por sua vez, já havia destronado o conceito Vision EQXX, que em 2022 buscava justamente provar que um EV poderia atingir tal patamar — ainda que com visual bastante voltado à aerodinâmica extrema.
Hoje, o que surpreende é que modelos com aparência convencional, como o Lucid Air, estão rompendo essas barreiras.
Se essa competição entre marcas continuar, a tendência é que a autonomia se torne cada vez menos um obstáculo e mais uma vantagem dos elétricos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!