A Chery, usando as marcas Omoda e Jaecoo, pretende investir R$ 200 milhões inicialmente no país, de modo a dar partida em sua presença por aqui, onde começará com a importação da China.
Segundo o site Auto Data, a Omoda Jaecoo atrasou sua chegada ao mercado nacional, previsto agora para o primeiro trimestre de 2025, com produtos como Omoda 5 e Jaecoo 7, por exemplo.
As duas marcas começarão com uma rede de 50 concessionárias de grupos tradicionais do setor, com expectativa de vendas de 30.000 unidades por ano inicialmente.
Com o investimento inicial, a Omoda Jaecoo pretende estabelecer um escritório local, contratar funcionários e fazer a divulgação das novas marcas, porém, o objetivo da empresa é produzir no país.
Felipe Amaral, diretor de vendas da Omoda Jaecoo, comentou: “As negociações da fábrica no Brasil estão sendo conduzidas pela nossa matriz chinesa e o assunto ainda é tratado em sigilo. Assim que for possível vamos divulgar os pormenores, mas tudo depende dos acordos que estão sendo discutidos”.
Como se sabe, a Chery tem uma fábrica da Jacareí, mas ela está incluída em uma joint venture feita com a CAOA, gerando a Caoa Chery, mas não produz há algum tempo. Essa negociação está sendo feita pelas duas empresas e possivelmente a unidade acabará com a Omoda Jaecoo.
O motivo é que a CAOA tem feito investimentos constantes em sua própria fábrica, em Anápolis, onde ampliará a fabricação de carros da Caoa Chery. O objetivo da Omoda Jaecoo é montar carros com processo CKD e depois ter 100% do portfólio nacional.
A planta, que não produz desde maio de 2022, tem capacidade para 50 mil carros por ano, com plano original da Chery de 150.000 unidades.
Amaral explicou: “Os modelos com tíquete médio menor e maior demanda possuem mais chances de serem localizados na comparação com os mais caros, que deverão ter um número menor de vendas no Brasil”.
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