Onix 1.4: tudo sobre a motorização, desde 2012

Onix 1.4
Onix 1.4

A maior parte das vendas do Chevrolet Onix da geração anterior estavam concentradas nos modelos com motor 1.0 flex. Todavia, o Onix 1.4 não faz feio.

O Onix 1.4 tinha uma boa participação nas vendas da linha do compacto, e isso se reflete no mercado de usados depois que a marca lançou o Novo Onix.

O Onix com o motor 1.4 estava disponível desde o lançamento do hatch compacto da Chevrolet, em 2012, e se posicionava como a opção mais cara da gama, disponível por último nas versões de acabamento LT, LTZ, Advantage, Activ e Effect, por a partir de R$ 54.590.

Confira agora tudo sobre o carro!

Onix 1.4

Onix 1.4 – história

Lançamento do Chevrolet Onix em 2012

A estreia do Onix no mercado brasileiro aconteceu em outubro de 2012. O primeiro Chevrolet Onix foi anunciado nas versões LS 1.0, LT 1.0, LT 1.4 e LTZ 1.4, sempre com câmbio manual. Os preços do modelo Onix 1.4 variavam de R$ 35.290 a R$ 41.990.

Entre os equipamentos, a versão topo de linha oferecia recursos como ar-condicionado, trio elétrico, faróis de neblina, computador de bordo, central multimídia MyLink, alarme antifurto, volante e banco do motorista ajustáveis em altura, direção hidráulica, airbags frontais, freios ABS com EBD, entre outros.

Chegada do Onix automático em 2013

A primeira grande novidade do Chevrolet Onix foi anunciada em julho de 2013. Tanto o Onix como o sedã Prisma passaram a dispor da opção do câmbio automático de seis marchas, atrelado ao motor 1.4 SPE/4 nas configurações mais caras.

Os modelos do Onix com câmbio automático contavam com trocas sequenciais pela alavanca, piloto automático com comandos no volante, acionamento automático da tampa do tanque de combustível e do porta-malas no interior do veículo e volante com revestimento em couro.

O Onix LT 1.4 automático custava R$ 43.390, enquanto o Onix LTZ 1.4 automático podia ser encontrado por R$ 47.190.

Avaliação Onix 1.4: Comportamento, consumo na cidade

Novo Onix Effect chega em 2014

chevrolet onix effect avaliação NA 61

Já em dezembro de 2014, a Chevrolet passou a atender os “jovens descolados” com uma versão esportivada do Onix 1.4.

Batizada de Onix Effect, a nova configuração tinha o mesmo motor 1.4 flex de 106 cv com câmbio manual de cinco marchas, mas com decoração exclusiva no visual externo e no acabamento interno.

A lista de equipamentos segue a mesma linha do Onix LT 1.4 da época, partindo de R$ 50.190.

Onix reestilizado e novo Onix Activ em 2016

Onix 1.4

Líder do segmento na época, o Chevrolet Onix se atualizou e recebeu mudanças profundas em julho de 2016 para continuar vendendo bem.

O hatch compacto e também o sedã Prisma adotaram retoques significativos no visual, além de melhorias no acabamento interno e novos equipamentos.

O motor 1.4 SPE/4 adotou novos pistões, bielas, anéis e óleo, além de novos sistemas de arrefecimento e gerenciamento elétrico e um módulo eletrônico mais potente.

O câmbio manual de cinco marchas deu lugar a uma caixa de seis marchas.

Todavia, os preços do Onix ficaram bem mais altos: o 1.4 partia de R$ 49.590 e chegava a R$ 59.790. Já o Onix Activ 1.4 ia de R$ 57.190 a R$ 62.290.

Versão Effect retorna em 2017

Onix 1.4

O pseudo-esportivo Onix Effect havia saído de linha com a chegada do Onix reestilizado, mas retornou em maio de 2017.

O modelo seguia a mesma receita da gama anterior, mas agora com o visual, interior, mecânica e equipamentos atualizados da linha. Ele chegou por R$ 54.990.

Onix 2019 com novos equipamentos

Onix 1.4
Chevrolet Onix Activ 2019

O Onix LT 1.4 ganhou grade frontal cromada, retrovisores elétricos, computador de bordo, bancos em couro e tecido e câmera de ré.

Já o LTZ 1.4 vinha com câmera de ré, novo acabamento interno “Dark Galvanized”, faróis com lâmpadas Blue Vision e bancos em couro.

No Onix Activ 1.4, ele perdeu o interior alaranjado, agora exclusivo do modelo com pintura da carroceria também na cor laranja. Recebeu também faróis com lâmpada Blue Vision.

Por fim, o Onix Effect 1.4 agora tinha rodas escurecidas, faróis com lâmpada Blue Vision, bancos em couro e câmera de ré.

Os preços do Onix 1.4 2019 iam de R$ 54.390 a R$ 67.890.

Chegada do Novo Onix (quase) aposenta o modelo anterior

Com a chegada do Novo Onix em setembro de 2019, algo muito necessário para o carro mais vendido da Chevrolet por aqui (veja aqui Onix ganha vida e volta ao Top 10 em setembro (2021)), o Onix 1.4 deixou de ser vendido. Mas isso não aposentou por completo o modelo anterior.

Como é comum em diversas marcas, a GM decidiu manter o Onix “antigo” como seu carro de entrada, mudando seu nome para Joy (assim como o Prisma virou Joy Plus). Hoje, esse hatch é vendido por R$ 62.190 e vem apenas com motor 1.0

Enquanto isso, o Onix 2022 oferece os motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, com preços entre R$ 67.090 e R$ 94.150. Bem mais equipado, mas também muito mais caro que o modelo anterior.

Veja também: Confira todos os detalhes do Chevrolet Onix 2022!

Onix 1.4 – versões

Confira abaixo todas as versões que o Onix 1.4 já teve no mercado brasileiro, entre 2013 e 2019:

  • Chevrolet Onix Activ 1.4 MT (2017 a 2019)
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 AT (2017 a 2019)
  • Chevrolet Onix Advantage 1.4 AT (2018 a 2019)
  • Chevrolet Onix Effect 1.4 MT (2015 a 2019)
  • Chevrolet Onix LT 1.4 MT (2013 a 2019)
  • Chevrolet Onix LT 1.4 AT (2014 a 2019)
  • Chevrolet Onix LTZ 1.4 MT (2013 a 2019)
  • Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT (2014 a 2019)

Onix 1.4 – equipamentos

Veja os principais itens de série de cada versão na última linha do Onix 1.4 vendida por aqui, em 2019:

Chevrolet Onix Advantage 1.4 2019

Segurança: airbags frontais, freios ABS com EBD, fixação Isofix com Top Tether para cadeirinhas infantis, alarme antifurto, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, monitoramento da pressão dos pneus, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, entre outros.

Conforto: ar-condicionado, chave tipo canivete dobrável, volante ajustável em altura, direção elétrica progressiva, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, sistema de luz “leve-me” e “siga-me”, vidros com função um toque, anti esmagamento e fechamento e abertura automática pela chave, volante com comandos de rádio e telefone, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, entre outros.

Tecnologia: computador de bordo, sistema de som com conexão Bluetooth, entrada auxiliar e leitor USB, conjunto de quatro alto-falantes, entre outros.

Chevrolet Onix LT 2019

Segurança: os mesmos itens do Advantage.

Conforto: os mesmos itens do Advantage, mais controle de cruzeiro com comandos no volante, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

Tecnologia: agrega sistema multimídia MyLink com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, entrada USB, função Audio Streaming, conexão Bluetooth e acesso às configurações do carro.

Chevrolet Onix Effect 1.4 2019

Segurança: ganha alças de teto e faróis e lanterna de neblina.

Chevrolet Onix LTZ 1.4 2019

Segurança: em relação ao LT, adota alças de teto e faróis e lanterna de neblina.

Conforto: tem vidros elétricos traseiros com sistema um toque, anti esmagamento e fechamento automático pela chave.

Chevrolet Onix Activ 1.4 2019

Conforto: recebe sensor de chuva.

Onix 1.4

Onix 1.4 – preços

O Onix 1.4 não é mais vendido nas concessionárias, mas pode ser encontrado em diversas opções de acabamento no mercado de usados.

Veja abaixo todos os preços do hatch:

  • Chevrolet Onix Activ 1.4 MT: entre R$ 63.080 (2017) e R$ 71.159 (2019)
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 AT: entre R$ 67.399 (2017) e R$ 74.578 (2019)
  • Chevrolet Onix Advantage 1.4 AT: entre R$ 64.562 (2018) e R$ 68.728 (2019)
  • Chevrolet Onix Effect 1.4 MT: entre R$ 50.629 (2015) e R$ 66.194 (2019)
  • Chevrolet Onix LT 1.4 MT: entre R$ 41.824 (2013) e R$ 60.886 (2019)
  • Chevrolet Onix LT 1.4 AT: entre R$ 47.779 (2014) e R$ 68.493 (2019)
  • Chevrolet Onix LTZ 1.4 MT: entre R$ 46.268 (2013) e R$ 69.297 (2019)
  • Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT: entre R$ 50.550 (2014) e R$ 70.762 (2019)

(Preços com base na Tabela FIPE, em setembro de 2022)

Onix 1.4 – motor

No caso do Onix com o 1.4, são 98 cavalos de potência com gasolina, a 6.000 rpm, e 13 kgfm de torque com o mesmo combustível, a 4.800 rpm.

Já com etanol, ele passa para 106 cv e 13,9 kgfm, respectivamente, nas mesmas faixas de rotação.

Vale lembrar que se trata de um motor flex, aspirado, de quatro cilindros em linha e com oito válvulas (duas por cilindro).

Este mesmo motor era usado no Prisma e na picape Montana (esta com uma versão mais antiga do propulsor).

Ele traz câmbio manual de seis marchas ou automático Active Select também de seis velocidades com conversor de torque e opção de trocas manuais por um botão na alavanca.

Onix 1.4 – desempenho

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.

Onix 1.4 – consumo

Consumo do Chevrolet Onix 1.4 manual

  • Etanol: 8,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada
  • Gasolina: 12,4 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada

Consumo do Chevrolet Onix 1.4 automático

  • Etanol: 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada
  • Gasolina: 11,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada

Onix 1.4

Onix 1.4 – ficha técnica

Motor

1.4 SPE/4 ECO

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.591

Válvulas

8 (2 por cilindro)

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

98 cv com gasolina e 106 cv com etanol a 6.000 rpm

Torque Máximo

13 kgfm com gasolina e 13,9 kgfm com etanol a 4.800 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de seis velocidades ou automático de seis marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica progressiva

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Eixo de torção, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

185/65 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.933

Largura (mm)

1.705

Altura (mm)

1.476

Distância entre os eixos (mm)

2.528

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

375

Porta-malas (litros)

280

Tanque (litros)

54

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.034 (MT) / 1.067 (AT)

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,35

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.