Chevrolet Hatches Populares

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)
Onix 1.4

Na linha 2019 do Chevrolet Onix, a maior parte das vendas são concentradas nos modelos com motor 1.0 flex. Todavia, o Onix 1.4 não faz feio.

O Onix 1.4 tem uma boa participação nas vendas da linha do compacto.


O Onix com o motor 1.4 está disponível desde o lançamento do hatch compacto da Chevrolet, em 2012, e se posiciona como a opção mais cara da gama, disponível atualmente nas versões de acabamento LT, LTZ, Advantage, Activ e Effect, por a partir de R$ 54.590.

Confira agora tudo sobre o carro:

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)


Onix 1.4 – detalhes

Se você conhece o Onix 2019, saiba que o modelo 1.4 não tem muitas diferenças a não ser o conjunto mecânico mais potente. Vale lembrar que ele é o único da categoria que dispõe de motorização 1.4 flex – os demais usam motores 1.0, 1.2, 1.3, 1.5, 1.6 e 1.8.

Todavia, como o Onix com o 1.4 está disponível somente nas versões mais caras, ele é o que dispõe da lista de equipamentos mais farta, bem como o visual mais atraente e o interior mais “refinado”.

A versão mais completa do compacto pode dispor de itens como central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, bancos revestidos em couro, volante multifuncional em couro, sensor de chuva, luzes de posição em LED nos faróis, faróis e lanterna de neblina, rodas de alumínio aro 15, entre outros.

Já o motor 1.4 flex, além de ser mais potente, tem ainda a exclusividade da opção do câmbio automático de seis marchas com conversor de torque. No 1.0 flex, somente a transmissão manual de seis velocidades.

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)

Onix 1.4 – história

Lançamento do Chevrolet Onix em 2012

A estreia do Onix no mercado brasileiro aconteceu em outubro de 2012.

Juntamente com o Hyundai HB20, o novo modelo da Chevrolet marcou a estreia de uma nova leva de hatches compactos no Brasil, como modelos que entregavam mais que os outros carros já existentes na categoria (como Fiat Palio e Volkswagen Gol).

O primeiro Chevrolet Onix foi anunciado nas versões LS 1.0, LT 1.0, LT 1.4 e LTZ 1.4, sempre com câmbio manual. Os preços do modelo Onix 1.4 variavam de R$ 35.290 a R$ 41.990.

Entre os equipamentos, a versão topo de linha oferecia recursos como ar-condicionado, trio elétrico, faróis de neblina, computador de bordo, central multimídia MyLink, alarme antifurto, volante e banco do motorista ajustáveis em altura, direção hidráulica, airbags frontais, freios ABS com EBD, entre outros.

Chegada do Onix automático em 2013

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)

A primeira grande novidade do Chevrolet Onix foi anunciada em julho de 2013.

Tanto o Onix como o sedã Prisma passaram a dispor da opção do câmbio automático de seis marchas, atrelado ao motor 1.4 SPE/4 nas configurações com motor 1.4 litro SPE/4.

O hatch compacto herdou a transmissão GF6 de segunda geração usada no hatch e sedã médios Cruze.

Os modelos com câmbio automático contavam com trocas sequenciais pela alavanca, piloto automático com comandos no volante, acionamento automático da tampa do tanque de combustível e do porta-malas no interior do veículo e volante com revestimento em couro.

O Onix LT 1.4 automático custava R$ 43.390, enquanto o Onix LTZ 1.4 automático podia ser encontrado por R$ 47.190.

Novo Onix Effect chega em 2014

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)

Já em dezembro de 2014, a Chevrolet passou a atender os “jovens descolados” com uma versão esportivada do Onix 1.4.

Batizada de Onix Effect, a nova configuração tinha o mesmo motor 1.4 flex de 106 cv com câmbio manual de cinco marchas, mas com decoração exclusiva no visual externo e no acabamento interno.

Na parte estética, o Onix Effect se diferencia pelos faróis e lanternas escurecidos, grade dianteira preta, rodas de liga-leve de 15 polegadas em tom grafite, adesivos no capô, laterais e tampa do porta-malas, teto e capa dos retrovisores em preto brilhante, nome da versão nas portas dianteiras, spoilers, saias laterais, entre outros.

Já o interior recebeu volante mais grosso e com base achatada e detalhes vermelhos, saídas de ar com molduras vermelhas, bancos com revestimento exclusivo e costuras contrastantes, painel de instrumentos com grafismos exclusivos, tapetes com bordados diferenciados, alavanca de câmbio com novos detalhes, entre outros.

A lista de equipamentos segue a mesma linha do Onix LT 1.4 da época. Partia de R$ 50.190.

Onix reestilizado e novo Onix Activ em 2016

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)

Líder do segmento na época, o Chevrolet Onix se atualizou e recebeu mudanças profundas em julho de 2016 para continuar vendendo bem.

O hatch compacto e também o sedã Prisma adotaram retoques significativos no visual, além de melhorias no acabamento interno e novos equipamentos.

Além disso, na mecânica, adotou um novo câmbio manual de seis marchas, aprimoramentos nos motores com foco na economia de combustível e a introdução do sistema de direção elétrica no lugar da hidráulica. Outra novidade foi o Onix Activ como opção pseudo-aventureira da gama.

Na estética, o Onix 2016 ganhou uma nova grade bipartida, faróis mãos compridos, para-choques redesenhados, novas rodas de liga-leve e novas calotas.

Já o interior ganhou retoques no acabamento, novos painéis de porta e a nova geração da central MyLink.

Ainda entre os recursos, o carro agregou o sistema OnStar de concierge, que fica disponível 24 horas por dia e oferece monitoramento, recuperação do veículo em caso de roubo ou furto, entre outros.

O motor 1.4 SPE/4 adotou novos pistões, bielas, anéis e óleo, além de novos sistemas de arrefecimento e gerenciamento elétrico e um módulo eletrônico mais potente.

O câmbio manual de cinco marchas deu lugar a uma caixa de seis marchas.

Ele trouxe ainda freios mais eficientes e pneus “verdes” de baixa resistência à rolagem. Com isso, o Onix 1.4 ficou mais econômico, capaz de entregar 12,5 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada com gasolina.

No Onix Activ, a Chevrolet seguiu a receita dos outros aventureiros da categoria, como Hyundai HB20X e Renault Stepway, com direito a apliques plásticos na carroceria, rodas exclusivas, decoração exclusiva no interior com detalhes na cor laranja, entre outros.

Todavia, os preços do Onix ficaram bem mais altos: o 1.4 partia de R$ 49.590 e chegava a R$ 59.790. Já o Onix Activ 1.4 ia de R$ 57.190 a R$ 62.290.

Versão Effect retorna em 2017

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)

O pseudo-esportivo Onix Effect havia saído de linha com a chegada do Onix reestilizado, mas retornou em maio de 2017.

O modelo seguia a mesma receita da gama anterior, mas agora com o visual, interior, mecânica e equipamentos atualizados da linha. Ele chegou por a partir de R$ 54.990.

Onix 2019 com novos equipamentos

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)
Chevrolet Onix Activ 2019

Para a linha Onix 2019, a Chevrolet incrementou o compacto com novos equipamentos. Ele chegou em maio de 2018 com novos recursos para todas as versões, incluindo Isofix com Top Tether e encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes.

Além disso, adotou iluminação interna “True White”. O Onix LT 1.4 ganhou também grade frontal cromada, retrovisores elétricos, computador de bordo, bancos em couro e tecido e câmera de ré.

Já o LTZ 1.4 agora tem câmera de ré, novo acabamento interno “Dark Galvanized”, faróis com lâmpadas Blue Vision e bancos em couro.

No Onix Activ 1.4, ele perdeu o interior alaranjado, agora exclusivo do modelo com pintura da carroceria também na cor laranja.

Recebeu também faróis com lâmpada Blue Vision. Por fim, o Onix Effect 1.4 agora tem rodas escurecidas, faróis com lâmpada Blue Vision, bancos em couro e câmera de ré.

Os preços do Onix 1.4 2019 iam de R$ 54.390 a R$ 67.890.

Onix 1.4 – versões

A atual linha Onix 2019 pode ser encontrada com motor 1.4 litro nas versões de acabamento LT, LTZ, Advantage, Effect e Activ, sendo essas duas últimas com visual exclusivo.

Confira abaixo toda a linha Onix com motor 1.4 oferecida atualmente:

  • Chevrolet Onix LT 1.4 MT 2019
  • Chevrolet Onix LT 1.4 AT 2019
  • Chevrolet Onix Advantage 1.4 AT 2019
  • Chevrolet Onix Effect 1.4 MT 2019
  • Chevrolet Onix LTZ 1.4 MT 2019
  • Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 2019
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 MT 2019
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 AT 2019

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)

Onix 1.4 – equipamentos

Chevrolet Onix Advantage 1.4 2019

Segurança: airbags frontais, freios ABS com EBD, fixação Isofix com Top Tether para cadeirinhas infantis, alarme antifurto, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, monitoramento da pressão dos pneus, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, entre outros.

Conforto: ar-condicionado, chave tipo canivete dobrável, volante ajustável em altura, direção elétrica progressiva, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, sistema de luz “leve-me” e “siga-me”, vidros com função um toque, anti esmagamento e fechamento e abertura automática pela chave, volante com comandos de rádio e telefone, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, entre outros.

Visual e acabamento: adesivo na coluna na cor preto brilhante, saídas de ar no painel com detalhe cromado, retrovisores externos em preto brilhante, grade frontal com detalhes em prata, maçanetas internas cromadas, alavanca de câmbio com detalhes em preto e prata, rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas, entre outros.

Tecnologia: computador de bordo, sistema de som com conexão Bluetooth, entrada auxiliar e leitor USB, conjunto de quatro alto-falantes, entre outros.

Chevrolet Onix LT 2019

Segurança: os mesmos itens do Advantage.

Conforto: os mesmos itens do Advantage, mais controle de cruzeiro com comandos no volante, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

Visual e acabamento: recebe retrovisores pintados na cor do carro, faróis com máscara negra, grade dianteira com detalhes cromados, rodas de alumínio de 15 polegadas, entre outros.

Tecnologia: agrega sistema multimídia MyLink com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, entrada USB, função Audio Streaming, conexão Bluetooth e acesso às configurações do carro.

Chevrolet Onix Effect 1.4 2019

Segurança: ganha alças de teto e faróis e lanterna de neblina.

Visual e acabamento: traz adesivos decorativos Effect nos para-choques, laterais e tampa do porta-malas, saídas de ar com detalhes em vermelho, retrovisores externos na cor preta, faróis com lâmpadas blue vision e detalhes em preto brilhante, luz de posição em LED, rodas de alumínio escurecidas, alavanca de câmbio com detalhes em vermelho, volante revestido em couro, bancos com revestimento premium, teto pintado em preto, spoilers, saias laterais, entre outros.

Chevrolet Onix LTZ 1.4 2019

Segurança: em relação ao LT, adota alças de teto e faróis e lanterna de neblina.

Conforto: tem vidros elétricos traseiros com sistema um toque, anti esmagamento e fechamento automático pela chave.

Visual e acabamento: recebe faróis com lâmpadas blue vision e luzes de posição em LED, alavanca de câmbio com detalhes cromados e pretos, rodas de alumínio com superfície usinada, bancos com revestimento premium, entre outros.

Chevrolet Onix Activ 1.4 2019

Conforto: recebe sensor de chuva.

Visual e acabamento: conta com detalhes cromados, molduras laterais de proteção, rack de teto, rodas de alumínio de 15 polegadas escurecidas, porta-óculos no teto, entre outros.

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)

Onix 1.4 – preços

O Onix 1.4 2019 está disponível nas concessionárias com preços que começam em R$ 54.590 e podem chegar a R$ 67.690 na configuração mais completa.

Veja abaixo todos os preços do hatch:

  • Chevrolet Onix LT 1.4 MT 2019: R$ 54.590
  • Chevrolet Onix LT 1.4 AT 2019: R$ 59.990
  • Chevrolet Onix Advantage 1.4 AT 2019: R$ 55.390
  • Chevrolet Onix Effect 1.4 MT 2019: R$ 57.390
  • Chevrolet Onix LTZ 1.4 MT 2019: R$ 59.190
  • Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 2019: R$ 64.990
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 MT 2019: R$ 62.290
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 AT 2019: R$ 67.690
Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)
Onix 1.4

Onix 1.4 – motor

Embora tenha um visual cativante, interior bem desenhado e uma série de recursos que brilham aos olhos dos consumidores, o Chevrolet Onix não é tão moderno assim quando se trata de motorização.

Ele usa os motores da Família I da General Motors, que juntamente com os da Família II estrearam na linha Monza em 1982. Ou seja, estamos falando de motores com quase 40 anos de mercado.

Ainda assim, o Onix consegue se aproximar dos rivais em questões de potência e torque.

Além disso, sobretudo com o bom trabalho feito pela Chevrolet recentemente nos motores 1.0 e 1.4 litro flex, eles passaram a “beber” bem menos combustível e estão até mais econômicos que muitos de seus concorrentes.

Na linha reestilizada, o Onix estreou os motores 1.0 e 1.4 da geração SPE/4, powercell (peças internas móveis) e acessórios mais tecnológicos.

Recebeu pistões, bielas e anéis redesenhados e mais leves, além de um novo tipo de óleo lubrificante, módulo eletrônico mais potente e eficiente e novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas.

No caso do Onix com o 1.4, são 98 cavalos de potência com gasolina, a 6.000 rpm, e 13 kgfm de torque com o mesmo combustível, a 4.800 rpm.

Já com etanol, ele passa para 106 cv e 13,9 kgfm, respectivamente, nas mesmas faixas de rotação.

Vale lembrar que se trata de um motor flex, aspirado, de quatro cilindros em linha e com oito válvulas (duas por cilindro).

Este mesmo motor é usado no Prisma e na picape Montana (esta com uma versão mais antiga do propulsor).

Ele traz câmbio manual de seis marchas ou automático Active Select também de seis velocidades com conversor de torque e opção de trocas manuais por um botão na alavanca.

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)

Onix 1.4 – desempenho

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.

Onix 1.4 – consumo

Consumo do Chevrolet Onix 1.4 manual

  • Etanol: 8,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada
  • Gasolina: 12,4 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada

Consumo do Chevrolet Onix 1.4 automático

  • Etanol: 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada
  • Gasolina: 11,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)

Onix 1.4 – ficha técnica

Motor

1.4 SPE/4 ECO

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.591

Válvulas

8 (2 por cilindro)

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

98 cv com gasolina e 106 cv com etanol a 6.000 rpm

Torque Máximo

13 kgfm com gasolina e 13,9 kgfm com etanol a 4.800 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de seis velocidades ou automático de seis marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica progressiva

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Eixo de torção, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

185/65 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.933

Largura (mm)

1.705

Altura (mm)

1.476

Distância entre os eixos (mm)

2.528

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

375

Porta-malas (litros)

280

Tanque (litros)

54

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.034 (MT) / 1.067 (AT)

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,35

Onix 1.4 – fotos

Onix 1.4: preços, ficha técnica, versões, consumo (e equipamentos)
Nota média 5 de 1 votos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • globonãotemjapa

    Parece o Gol

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Idêntico

    • Junior

      Palio, Gol, Ka, HB20, Onix, todos iguais e sinceramente não sei porque o pessoal prefere comprar esses carros horríveis com preços absurdos.. carros usados de categorias melhores com preços semelhantes, passando mais segurança e conforto.

      • ViniciusVS

        Segurança e conforto tem sim.

        Custo de manutenção, seguro, consumo, etc… Não.

        Pegar um carro de categoria superior com km mais alta e coisas para fazer não vale apena. O Onix tem o 1.4 pão com ovo que é barato de manter e que 0km tende a não dar manutenção corretiva que por sinal é menor que a manutenção corretiva de um carro de categoria superior.

        • Saulo Bezerra

          Exato, para quem quer principalmente um meio de condução, esses carros são os ideais, 1.4 talvez seja o sweetspot para segunda mão, com 1~3 anos de uso, pois o carro já desvalorizou bem, a baixa KM não dará manutenção nem tão cedo, além de seguros, IPVA, e tudo mais em conta.

          É a opção racional para quem vê o carro como uma ferramenta.

          Claro, um carro desse, ainda mais velho é mais barato, e de manutenção igualmente baixa, porém perde em conforto, sendo mais desconfortáveis, já gastos que um semi-novo.

      • Hodney Fortuna

        O Palio já se foi há quase dois anos. Restaram apenas o Ka, Gol, HB20, Argo e o próprio Onix, concorrendo com os Sandero, 208, March e C3.
        Em termos de acabamento e espaço interno acho o melhor de todos o Argo.

      • Geraldo Xavier

        Preferem comprar carro zero. Eles são errados porque querem comprar um carro zero?
        Se não tiver comprador de carro zero não tem venda de carro usado

  • Domenico Monteleone

    Pessoal descendo o pau no carrinho em 3,2,1…

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Sempre tem né, minha esposa tem o LT 1.0 e achei um carro bom, na minha opinião só deveriam ter deixado a suspensão mais elevada como era antes, com essas buraqueiras o carro ficou um pouco baixo

  • Robson

    Pilotos de teclado a parte. O trabalho que a GM fez nesse 1.4 desde a sua inclusão como “Econoflex” no Prisma em 2006 é muito bom, ele é muito alinhado ou até melhor ao que a concorrência oferecia nessa cilindrada chegando até a morder alguns 1.6 por ai, fica devendo em torque mas nada absurdo.

    • Cristiano França

      Verdade! Pessoal mete o pau no carro, principalmente na motorização, mas anda colado ao 1.3 moderno da Fiat, tanto em desempenho, quanto consumo. Eu não me importo que o motor seja velho, desde que ele me traga quase tudo que um motor moderno possa me dar. Fora que a tendência é da manutenção ser mais barata.

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        Eu acho que nos novos Onix e Prisma Joy (com a cara do LT atual), além dos 1.0 4 cilindros vão manter esse 1.4 com ajustes pra ganhar um pouco de potência e economia o que não acho ruim. Os motores novos só no Onix sedan e plus

        • Robson

          Eu acho que o 1.4 pode até continuar, mas não sei se dá pra extrair mais potencia dele não, nem economia com essa concepção e construção mais antiga, tá usando óleo 0w20 atualmente, acho que estrangularam até onde dava já.

      • EGITO

        esses motores estao no limite nao ha mais o que tirar deles,a GM precisa urgente de uma nova familia de motores de preferencia com corrente de comando

      • ViniciusVS

        Eu tinha uma Meriva 1.4 que andava muito bem, não era um canhão e sentia um pouco com o ar ligado, mas dava para viajar numa boa. O problema é que o consumo não era muito legal, então eu acho que o motor 1.8 é mais negócio, mas no caso do Onix e Prisma é outra realidade, vai sobrar muito mais que na Meriva.

  • Junior

    legal, só falta passar mas segurança para motorista e passageiros.. pois olha andei nesse gol atualizado e não me senti seguro em nenhum momento

    • Hector Bonilla

      É relativo. Eu que sou do tempo do Fusca e Chevette andei em um Onix com ABS, Airbag, me senti dentro de uma cápsula de sobrevivência.

  • Julio

    Pelo visto controle de tração e estabilidade só na nova versão.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      sim

  • Fabão Rocky

    Tô c/ um Onix LT 1.0, uso 100% urbano e tô achando o consumo dele mto alto. Tinha um Corsa 1.4 e achava ele beberrão, mas tô vendo q n mudou mta coisa. Apesar daqui o trânsito ser sempre lento e ter mtos semáforos e ladeiras, poderia ser um pouco mais econômico. Esperava fazer médias acima dos 10km/l na cidade, porém tô fazendo abaixo disso. E olha q dirijo c/ “pé de moça”!

  • Cléber_V

    O Corolla dos populares, não surpreende em nada, tampouco decepciona.

  • Luis Mello

    Tenho um LTZ automático a 3 anos, faz 8km/l na cidade e 11.5km/l na estrada ambos com etanol. Não me arrependo da compra. Para o dia dia é econômico e oferece conforto suficiente.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email