Chevrolet Linha 2020 Sedãs

Onix Plus 2021: versões, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Onix Plus 2021: versões, equipamentos, motor, consumo, desempenho

O Onix Plus 2021 faz parte da família Onix, que é dona de um grande sucesso no mercado brasileiro.


Eles são os mais vendidos em suas respectivas categorias e o Onix é um dos mais emplacado do país. Agora, para vender ainda mais e seduzir consumidores de carros mais caros, a marca lança o novo Chevrolet Onix Plus 2021.

Ao contrário do que você possa imaginar, o Onix Plus não é qualquer versão superior do Onix hatch. Este modelo agora é o sucessor do Prisma, que segue sendo vendido com sua antiga geração na versão de entrada Joy.

Além do novo nome, ele é um carro totalmente novo e não compartilha quase nada com sua antiga geração. Recebeu um visual mais agressivo, ficou bem maior, recebeu equipamentos inéditos e tem até um motor turbo de três cilindros.

Tudo isso para competir com modelos como Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Ford Ka Sedan, Honda City, Toyota Yaris Sedan e Hyundai HB20S.

E já nos arriscamos em dizer que o novo “Onix Sedan 2021” vai dar trabalho!

Confira abaixo tudo sobre o novo carro:

Onix Plus 2021: versões, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Onix Plus 2021 – detalhes

Assim como o Virtus é inspirado no Jetta, o novo Onix Plus não nega inspiração no irmão maior Chevrolet Cruze. O visual do sedã compacto ficou bem interessante e mais agressivo que o da antiga versão, em especial nas configurações mais caras.

A dianteira do novo Chevrolet Onix Sedan usa faróis mais espichados e com recorte mais moderno, além de um layout interno mais refinado. Eles estão interligados à nova enorme grade, que desempenha também o papel de tomada de ar.

Nas extremidades, faróis de neblina e luzes de condução diurna em LED numa peça em formato de bumerangue. O capô tem também uma profusão de vincos.

Visto de lateral, o novo Onix Plus puxa para uma silhueta mais fastback, com caimento suave do teto e o terceiro-volume traseiro mais rebuscado. Há alguns vincos marcantes nas latarias, linha de cintura elevada e uma boa área envidraçada.

Já a traseira tem lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas. O para-choque tem uma porção inferior em plástico preto, em especial na região da placa.

A respeito das dimensões, o novo Onix Plus 2021 cresceu consideravelmente (veja as medidas completas na ficha técnica abaixo). São 19,4 centímetros a mais no comprimento, 4,1 cm na largura e 7,2 cm na distância entre-eixos.

A altura foi reduzida em 7 milímetros, redução quase imperceptível.

Isso se traduz, principalmente, em um maior espaço interno para os ocupantes, em especial no banco traseiro. Por outro lado, o porta-malas foi reduzido e agora comporta 469 litros, ou 31 l a menos que a antiga geração.

Fora isso, o sucessor do Prisma traz 17% a mais de aços de alta resistência. Por conta disso, além da adoção de novos equipamentos, o carro conseguiu a pontuação máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP.

Onix Plus 2021: versões, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Outro ponto que merece destaque é o peso. Embora seja maior e mais robusto que o antigo, o novo Onix Plus é apenas 25 kg mais pesado que o Prisma, com 1.079 kg. Para efeito de comparação, o rival Volkswagen Virtus TSI pesa 113 kg a mais (1.192 kg).

A Chevrolet diz que, com a nova suspensão, houve uma redução de 6 quilos. Já o novo motor ajudou a eliminar mais 15 kg.

Todas essas mudanças são fruto da nova plataforma GEM (Global Emerging Markets), desenvolvida pela GM em parceria com a chinesa SAIC. Além dos novos Onix e Onix Plus, esta nova base é utilizada pelo novo Tracker e será empregada também no sucessor da minivan Spin e de uma nova picape compacta/média da Chevrolet que chegará nos próximos anos para brigar com a Fiat Toro.

Pulando para o interior, o novo modelo melhorou em relação ao antigo.

O acabamento segue com plástico em praticamente todos os lados, mas o desenho do painel ficou mais moderno e refinado, com recortes diferenciados e destacando a tela “flutuante” sensível ao toque da central multimídia MyLink.

O acabamento varia de acordo com a versão. O painel pode receber uma faixa central em cinza ou caramelo. Na versão topo de linha Premier, o carro pode receber bancos revestidos em couro sintético, mesmo material aplicado no apoio de braço das portas dianteiras.

Ele passa a oferecer também novas soluções de tecnologia. A central multimídia agora é a MyLink 3, com tela de oito polegadas, que é bastante ágil e prática.

O sedã dispõe também de conexão WiFi da Claro, que será ofertada como um serviço a parte por R$ 29,90 por mês.

As versões mais caras podem sair equipadas com ar-condicionado digital, carregador wireless para smartphone no painel, sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist), alerta visual de pontos cegos, partida do motor por botão, chave presencial para destravamento das portas, entre outros.

Vale destacar que o Onix Plus 2021 é o único da categoria que sai de fábrica com seis airbags (frontais, laterais e de cortina) desde a versão mais básica. Dispõe também de controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.

Onix Plus 2021: versões, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Onix Plus 2021 – novidades

Assim como seu irmão hatch, o Onix Plus 2021 recebeu suas primeiras novidades no final de setembro de 2020, com as primeiras unidades da nova linha chegando às lojas em outubro. A principal alteração foi a chegada da versão Midnight, que já é vista na linha de outros modelos da marca.

O Onix Plus Midnight tem a mesma receita dessa versão nos modelos S10, Tracker e Equinox, com acabamento escurecido no lugar das peças cromadas. Além disso, o modelo também recebe a nova central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas, assim como o restante da linha.

Além da chegada dessa nova versão, o Onix Plus perdeu itens de série e ficou mais caro, algo que aconteceu em quase todas as versões.

Onix Plus 2021 – versões

O Onix Plus 2021 está disponível nas seguintes versões de acabamento:

  • Chevrolet Onix Plus 1.0 LT MT 2021
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT 2021
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT MT 2021
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT AT 2021
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LTZ MT 2021
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LTZ AT 2021
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Midnight AT 2021
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier AT 2021
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier II AT 2021

Onix Plus 2021: versões, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Onix Plus 2021 – equipamentos

Chevrolet Onix Plus LT 2021

ITENS DE SÉRIE: Seis airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina), alarme anti-furto, ar-condicionado, assistente de partida em aclive, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, computador de bordo, 4 alto falantes, controle eletrônico de estabilidade e tração, controles do rádio e telefone no volante, direção elétrica progressiva, espelhos retrovisores externos elétricos e maçanetas na cor do veículo, central MyLink com tela de 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM, Bluetooth, entrada USB, roda de aço aro 15 polegadas com calotas integrais, Isofix, Top Tether, freios ABS com EBD e assistência de frenagem de urgência, travas e vidros elétricos com acionamento na chave e acionamento por um toque, anti-esmagamento e fechamento e abertura automática pela chave.

OPCIONAIS: pacote com acendimento automático dos faróis, abertura das portas por aproximação, partida sem chave, câmera de ré e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Chevrolet Onix Plus Turbo AT 2021

ITENS DE SÉRIE: itens acima + descansa-braço.

Chevrolet Onix Plus LT Turbo 2021

ITENS DE SÉRIE: itens da versão de entrada +  alarme, volante com regulagem de altura e profundidade, espelhos retrovisores externos elétricos e maçanetas na cor do veículo, MyLink de 8 polegadas e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Chevrolet Onix Plus LT Turbo AT 2021

ITENS DE SÉRIE: itens acima + descansa-braço e piloto automático.

Chevrolet Onix Plus LTZ Turbo 2021

ITENS DE SÉRIE: itens da LT manual + acendimento automático dos faróis, câmera de ré, abertura das portas e partida sem chave, 6 alto falantes, descansa-braço, faróis de neblina, painel de instrumentos 3,5″ digital TFT e sensor de estacionamento traseiro.

Chevrolet Onix Plus LTZ Turbo AT 2021

ITENS DE SÉRIE: itens acima + piloto automático e volante com revestimento premium.

Chevrolet Onix Plus Premier Turbo 2021

ITENS DE SÉRIE: itens acima + revestimento premium, bancos com revestimento misto, entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento), frisos cromados, luz de condução diurna em LED, maçanetas internas cromadas, central MyLink com tela de 8 polegadas e Android Auto e Apple CarPlay SEM FIO, rodas de liga leve de 16 polegadas e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Chevrolet Onix Plus Premier II Turbo 2021

ITENS DE SÉRIE: itens acima + alerta de ponto cego, ar-condicionado digital automático, bancos com revestimento premium, carregador sem fio para smartphones, Easy Park, lanterna em LED e sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro.

Onix Plus 2021: versões, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Onix Plus 2021 – preços

O Onix Plus chegou praticando preços competitivos, seguindo praticamente a mesma faixa de preços da geração anterior. Confira abaixo os preços do novo sedã turbo da Chevrolet:

  • Chevrolet Onix Plus 1.0 LT MT 2021 – R$ 64.190
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT 2021 – R$ 68.390
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT MT 2021 – R$ 69.890
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT AT 2021 – R$ 75.290
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LTZ MT 2021 – R$ 73.090
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LTZ AT 2021 – R$ 78.690
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Midnight AT 2021 – R$ 81.390
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier AT 2021 – R$ 82.390
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier II AT 2021 – R$ 85.490

Onix Plus 2021: versões, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Onix Plus 2021 – cores

Veja abaixo as cores disponíveis:

  • Preto Ouro Negro (metálica) – sem custo adicional
  • Branco Summit (sólida) – R$ 750
  • Cinza Satin Steel (metálica) – R$ 1.600
  • Vermelho Carmim (metálica) – R$ 1.600
  • Prata Switchblade (metálica) – R$ 1.600
  • Azul Seeker (metálica) – R$ 1.600

Onix Plus 2021 – motor

Este é, sem dúvidas, o principal chamariz do Chevrolet Onix Plus 2021. Pela primeira vez, um modelo da Chevrolet sai de fábrica com um motor turbo de três cilindros, solução já oferecida há anos por marcas como Volkswagen, Ford e Hyundai, por exemplo.

Ele oferece um motor 1.0 litro turbo flex de três cilindros, que de acordo com a Chevrolet é o motor turbo mais econômico do país.

Ele pertence à família Ecotec da General Motors na Europa e recebeu algumas modificações para ser aplicado no modelo brasileiro.

Este propulsor é dotado de tecnologias como bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, correia dentada imersa em óleo (que requer troca a cada 240 mil km rodados), entre outros.

Entretanto, ao contrário de modelos como Volkswagen Virtus com o motor 1.0 TSI, o novo Onix Plus com o 1.0 Ecotec Turbo não usa injeção direta de combustível.

De acordo com a Chevrolet, tal tecnologia poderia acarretar em problemas com o nosso combustível e, além disso, aumentaria o custo de manutenção.

Esta ausência da injeção direta de combustível pode ser justificada também para reduzir os custos de produção, algo que não foi citado pela Chevrolet, obviamente, durante a apresentação do novo modelo.

O motor 1.0 Ecotec Turbo consegue desenvolver 116 cavalos de potência, tanto com gasolina como etanol, a 5.500 rpm. O torque, por sua vez, é de 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol, a 2.000 giros. Junto a ele está associado a um câmbio manual ou automático, ambos com seis marchas.

Onix Plus 2021: versões, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Onix Plus 2021 – consumo

Confira abaixo os números de consumo do Onix Plus com motor 1.0 Turbo e câmbio manual de seis marchas:

Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo MT 2021

  • 9,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com etanol;
  • 13,7 km/l na cidade e 17 km/l na estrada com gasolina.

Agora, os números de consumo do Onix Plus com motor 1.0 Turbo, mas com transmissão automática de seis velocidades:

Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT 2021

  • 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol;
  • 12 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina.

Onix Plus 2021 – desempenho

De acordo com dados divulgados pela Chevrolet, os números de desempenho são os seguintes:

Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo MT 2021

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos;
  • Velocidade máxima de 187 km/h.

Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT 2021

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos;
  • Velocidade máxima de 185 km/h.

Ao rodar, o novo Onix Sedan se mostra um carro nitidamente superior ao Prisma de antiga geração. O motor turbo garantiu um fôlego extra ao modelo e faz ele se equiparar a outros carros turbo da categoria, como o VW Virtus e o também renovado Hyundai HB20S.

No caso do Onix Sedan 2021, o motor turbo não empolga em acelerações como no Virtus 1.0 TSI (este com 12 cv e 3,6 kgfm extras).

Por outro lado, recompensa no consumo de combustível, já que consegue registrar média de até 17 km/l na estrada.

Apesar da demora da Chevrolet em adotar um motor com tal tecnologia e com três cilindros, o propulsor usado no Onix Plus 2021 entrega um acerto digno de nota e, inclusive, não incomoda com barulhos e vibrações, algo frequente entre carros tricilíndricos.

Ele oferece também suspensão com ajuste voltado para o conforto e também com boa capacidade para absorver as irregularidades do solo. A direção elétrica progressiva foi recalibrada e agora entrega um acerto mais direto.

Onix Plus 2021: versões, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Onix Plus 2021 – garantia e revisões

Assim como os demais carros da Chevrolet no mercado brasileiro, ele está sendo comercializado com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.

De acordo com o divulgado do fabricante, até 60.000 km os valores estão até 8% mais baixos que os da antiga geração. Fora isso, o tempo para a mão de obra foi reduzido em 16%. Outra novidade é o intervalo das revisões, que subiu de 5 mil para 10 mil quilômetros.

Confira abaixo os valores:

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.0 aspirado

Preços 1.0 Turbo

10.000 km

R$ 324

R$ 320

20.000 km

R$ 620

R$ 616

30.000 km

R$ 520

R$ 516

40.000 km

R$ 688

R$ 684

50.000 km

R$ 500

R$ 496

60.000 km

R$ 620

R$ 616

Total

R$ 3.272

R$ 3.248

Onix Plus 2021 – ficha técnica

Motor

1.0 Ecotec Turbo

Tipo

Dianteiro, transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

Cilindrada em cm³

999

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

116 cv com gasolina ou etanol a 5.500 rpm

Torque Máximo

16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol a 2.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual ou automática de 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica progressiva

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço de 15 polegadas ou liga-leve de 15 ou 16 polegadas

Pneus

185/65 R15 ou 195/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.474

Largura sem retrovisores (mm)

1.730

Altura (mm)

1.471

Distância entre os eixos (mm)

2.600

Capacidades

Porta-malas (litros)

469

Tanque (litros)

44

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

375

Peso em ordem de marcha (kg)

1.079

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,305

Onix Plus 2021 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

                                        Quem somos

                                        O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                                        Notícias por email