*Destaque *Featured Chevrolet Hatches Lançamentos Linha 2020

Onix 2020: preço, consumo, motor, versões, equipamentos (detalhes)

Onix 2020: preço, consumo, motor, versões, equipamentos (detalhes)
Chevrolet Onix 2020

Um dos carros de maior sucesso nas últimas décadas no mercado brasileiro, o Chevrolet Onix 2020 acaba de estrear uma nova geração. O novo modelo chega sete anos após a estreia do primeiro. Durante todo esse período, o hatch se posicionou em boa parte do tempo como o carro mais vendido do Brasil.

Agora o Onix ocupa um novo degrau e tenta peitar modelos como Volkswagen Polo. Ele foi totalmente reformulado, com uma carroceria mais rígida e segura. Ganhou até cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP – o primeiro modelo tirou zero estrela no primeiro teste e três estrelas no segundo. Um belo salto.


Além disso, ele oferece a opção de motor turbo de três cilindros. É também o carro mais equipado do segmento, sendo o único a sair de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e Isofix desde a versão mais em conta.

As configurações mais caras do Onix oferecem recursos inéditos no segmento, como Park Assist (que estaciona o carro quase sozinho), carregador wireless para smartphones no painel e alerta de ponto cego.

Outra boa novidade é que ele mantém praticamente os mesmos preços da geração anterior e, por isso, é bem mais barato que o novo Polo.

Saiba agora tudo sobre o novo Onix:

Onix 2020: preço, consumo, motor, versões, equipamentos (detalhes)

Índice

Chevrolet Onix 2020 – detalhes

A começar pelo visual, o novo Onix incorpora a mais recente identidade visual da Chevrolet. Ele é marcado pela ampla grade frontal, com a gravatinha dourada da marca na parte superior, ladeada pelos faróis mais afilados e compactos. O para-choque tem recortes mais marcantes e os faróis de neblina ficam “alojados” numa peça em formato de bumerangue.

Nas laterais, há vincos marcantes nas extremidades da maçaneta, ampla área envidraçada e linha de cintura elevada. O Onix Premier 2020, o mais caro da gama, traz belas rodas de liga-leve de 16 polegadas e detalhes cromados nas janelas.

A traseira, por sua vez, tem um formato mais limpo. A tampa do porta-malas ostenta só o logotipo da marca e algumas nomenclaturas do carro. O vidro traseiro é mais inclinado, assim como no irmão maior Cruze Sport6. Já o para-choque segue as linhas mais ousadas da peça dianteira, com uma ampla área na cor preta.

O interior também mudou consideravelmente, sobretudo no acabamento – há a opção de painel bicolor em preto e cinza ou preto e caramelo na versão topo de linha. Um dos destaques é a central multimídia MyLink 3, que mais parece um tablet, com tela “flutuante” no painel.

A Chevrolet oferece internet WiFi a bordo com o uso de um chip 4G da Claro, cujo serviço custa R$ 30 mensais para um plano de 3 gigas. Há ainda sistema OnStar de segurança, monitoramento e concierge.

Ele ficou também ligeiramente maior que seu antecessor, graças ao uso da nova plataforma global GEM (Global Emerging Market). São 3,93 m de comprimento, 1,73 m de largura (3 cm a mais), 1,47 m de altura (0,5 cm mais baixo) e 2,60 m de entre-eixos (8 cm a mais). O porta-malas foi mantido em 280 litros, ao passo que o peso aumentou em só 28 kg, chegando a 1.095 kg.

A estrutura do novo Onix foi reforçada e agora conta com 17% mas aços de alta resistência que o antigo. Outros componentes estruturais foram otimizados para maior segurança e menor peso. A suspensão ficou 6 kg mais leve, enquanto do motor foram eliminados 15 quilos. O novo eixo traseiro ficou 4 vezes mais rígido.

Para desenvolver o novo hatch, a Chevrolet diz ter rodado mais de 860 mil quilômetros em testes, o equivalente a uma viagem de ida e volta à Lua.

Onix 2020: preço, consumo, motor, versões, equipamentos (detalhes)

Chevrolet Onix 2020 – versões

Onix 1.0 manual 2020

A versão mais em conta da linha do Novo Onix no mercado brasileiro não conta com nomenclatura diferenciada. Batizado somente de Onix 1.0 manual, o novo modelo é o mais simples, mas ainda assim é bem mais equipado que os rivais, sobretudo no quesito segurança.

Entre os principais recursos, entrega itens de série como seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix com Top Tether, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, sistema de som com conexão Bluetooth, dupla entrada USB para o banco traseiro, direção elétrica progressiva, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, entre outros.

Onix LT 1.0 manual 2020

Acima do 1.0 manual há o modelo LT, equipado com o mesmo conjunto mecânico. Este modelo traz um visual e acabamento interno mais esmerados, com direito a rodas exclusivas e retrovisores e maçanetas com pintura na cor da carroceria, por exemplo.

Além disso, ganha itens como carregador sem fio para smartphones, câmera de ré, central multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, faróis com acendimento automático, abertura das portas e partida do motor sem chave, entre outros.

Como opcional, pode receber conexão WiFi para até sete dispositivos e sistema OnStar. Um segundo pacote opcional agrega rodas de liga-leve de 15 polegadas e faróis dianteiros de neblina.

Onix 1.0 Turbo automático 2020

Partindo para a configuração mais interessante da nova linha Chevrolet Onix, o Onix 1.0 Turbo automático 2020 é o modelo mais em conta da gama com o inédito propulsor tricilíndrico “turbinado”.

Esta configuração segue praticamente a mesma linha do Onix 1.0 aspirado manual. As principais diferenças ficam justamente pelo motor mais potente e eficiente e também pela transmissão automática de seis marchas.

Onix LT 1.0 Turbo manual 2020

No caso do Onix LT turbo, a lista de recursos de série é a mesma do Onix LT aspirado. Contudo, ele traz ainda sistema OnStar, conexão WiFi a bordo, rodas de liga-leve de 15 polegadas e faróis de neblina.

Onix 2020: preço, consumo, motor, versões, equipamentos (detalhes)

Onix LT 1.0 Turbo automático 2020

Este modelo agrega câmbio automático, volante com revestimento premium e controle de velocidade de cruzeiro.

Onix LTZ 1.0 Turbo manual 2020

Pulando para o modelo Onix LTZ 2020 com o novo motor turbo e transmissão manual, as diferenças frente ao LT ficam por conta de detalhes estéticos e de acabamento, além de itens como faróis com acendimento automático, abertura e fechamento das portas por chave presencial, partida do motor por botão, câmera de ré e carregador wireless para smartphones.

Onix LTZ 1.0 Turbo automático 2020

Neste caso, há o câmbio automático de série, além de volante com revestimento premium e controle de velocidade de cruzeiro (conhecido também como piloto automático).

Onix Premier 1.0 Turbo automático 2020

O Onix mais sofisticado da gama é o Premier. Ele agrega rodas de liga-leve de 16 polegadas com desenho exclusivo, faróis com projetores, luzes de posição em LED, lanternas traseiras em LED e bancos com revestimento parcial em couro sintético.

Ele pode receber ainda um pacote opcional que inclui ar-condicionado digital, alerta de ponto cego, assistente de estacionamento automático, bancos revestidos em couro sintético e interior nas cores preto/caramelo ou preto/cinza.

Onix 2020: preço, consumo, motor, versões, equipamentos (detalhes)

Chevrolet Onix 2020 – equipamentos

Chevrolet Onix 1.0 manual 2020

Segurança: seis airbags (airbags frontais, laterais e de cortina), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, cinto de três pontos e encosto de cabeça para os cinco ocupantes, cinto de segurança do motorista com ajuste de altura, aviso sonoro do cinto de segurança, lanterna de neblina, luzes laterais indicadoras de direção, regulagem de altura dos faróis, sistema Isofix e Top Tether de fixação de cadeirinhas infantis, freios ABS com EBD, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

Conforto: direção elétrica progressiva, ar-condicionado manual, vidros elétricos com função one touch, chave canivete com telecomando para abertura das portas, desembaçador elétrico do vidro traseiro, banco traseiro bipartido, entre outros.

Visual e acabamento: rodas de aço de 15 polegadas com calotas, retrovisores e maçanetas sem pintura, bancos revestidos em tecido, entre outros.

Tecnologia: sistema de som com entrada USB, conexão Bluetooth e rádio AM/FM, portas USB dianteira e traseiras, volante com comandos do sistema de som, computador de bordo, entre outros.

Chevrolet Onix LT 1.0 manual 2020

Tecnologia: se diferencia pelo sistema multimídia MyLink 3 com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay.

Chevrolet Onix LT1 1.0 manual 2020

Conforto: traz ainda destravamento das portas por chave presencial, partida do motor por botão e faróis com acendimento automático.

Tecnologia: ganha carregador wireless para smartphone no painel e câmera de ré.

Chevrolet Onix LT2 1.0 manual 2020

Tecnologia: traz sistema de internet WiFi a bordo com conexão para até sete dispositivos e sistema OnStar de concierge e segurança.

Chevrolet Onix LT3 1.0 manual 2020

Segurança: recebe faróis de neblina.

Visual e acabamento: ganha rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Chevrolet Onix 1.0 Turbo automático 2020

Mesmos equipamentos do Onix 1.0 manual 2020.

Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo manual 2020

Oferece os mesmos recursos do Onix LT3 com motor 1.0 aspirado.

Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo automático 2020

Conforto: ganha volante com revestimento premium, câmbio automático de seis velocidades e controle de velocidade de cruzeiro.

Onix 2020: preço, consumo, motor, versões, equipamentos (detalhes)

Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo manual 2020

Conforto: recebe acendimento automático dos faróis, abertura das portas por chave presencial e partida do motor por botão.

Tecnologia: ganha câmera de ré e carregador sem fio para smartphones.

Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo automático 2020

Conforto: dispõe de câmbio automático, volante com revestimento premium e controle de cruzeiro.

Chevrolet Onix Premier 1.0 Turbo automático 2020

Visual e acabamento: ganha rodas de liga-leve de 16 polegadas, luzes de posição em LED, lanternas traseiras em LED, faróis com projetores e bancos revestidos parcialmente em couro sintético.

Chevrolet Onix Premier 2 1.0 Turbo automático 2020

Segurança: oferece alerta de ponto cego.

Conforto: dispõe de ar-condicionado digital.

Visual e acabamento: tem ainda bancos com revestimento em couro sintético e acabamento interno em preto/caramelo ou preto/cinza.

Tecnologia: ganha sistema Park Assist de estacionamento semiautomático.

Onix 2020: preço, consumo, motor, versões, equipamentos (detalhes)

Chevrolet Onix 2020 – preços

Confira abaixo todos os preços do novo Onix:

Chevrolet Onix 1.0 2020

  • Chevrolet Onix 1.0 manual 2020: R$ 48.490
  • Chevrolet Onix LT 1.0 manual 2020: R$ 51.590
  • Chevrolet Onix LT1 1.0 manual 2020: R$ 53.790
  • Chevrolet Onix LT2 1.0 manual 2020: R$ 54.625
  • Chevrolet Onix LT3 1.0 manual 2020: R$ 55.590

Chevrolet Onix 1.0 Turbo 2020

  • Chevrolet Onix 1.0 Turbo automático 2020: R$ 55.590
  • Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo manual 2020: R$ 57.590
  • Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo automático 2020: R$ 62.890
  • Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo manual 2020: R$ 60.990
  • Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo automático 2020: R$ 66.290
  • Chevrolet Onix Premier 1.0 Turbo automático 2020: R$ 69.990
  • Chevrolet Onix Premier 2 1.0 Turbo automático 2020: R$ 72.990

Onix 2020: preço, consumo, motor, versões, equipamentos (detalhes)

Chevrolet Onix 2020 – motor

Você se lembra dos motores antigos, readaptados para o mundo atual, utilizados pela Chevrolet nos modelos Onix e Prisma? Eles seguem em linha, mas apenas nos modelos Chevrolet Joy e Chevrolet Joy Plus, novos nomes para os veteranos Onix Joy e Prisma Joy.

A nova geração do Onix e do Onix Plus chega com uma nova linha de motores. O destaque vai para o 1.0 Ecotec Turbo, bicombustível, usado nas versões mais caras do Onix e em todas as versões do Onix Plus (sedã).

Este propulsor é dotado de bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável e coletor de escape integrado.

Oferece ainda correia dentada imersa em óleo, virabrequim otimizado para que os pistões fiquem deslocado do centro dos cilindros para reduzir o atrito da movimentação dos pistões, volante do motor com sistema de dupla massa suspensa (absorção mais eficiente das vibrações vindas do motor para a transmissão), entre outros.

Todavia, ao contrário do 1.0 TSI da Volkswagen usado nos modelos Polo e Virtus e do 1.0 T-GDI da Hyundai encontrado nos modelos HB20 e HB20S, o 1.0 Ecotec Turbo da Chevrolet não conta com soluções mais modernas, como injeção direta de combustível. A Chevrolet diz que esta medida foi tomada para priorizar a durabilidade do conjunto.

Fora isso, a árvore contrarotativa de balanceamento também não está presente. Esse recurso ajuda a diminuir as vibrações do motor para a carroceria e cabine do carro. Por outro lado, a Chevrolet fez um bom trabalho nos coxins para compensar a ausência deste item, além do uso da já citada correia dentada banhada a óleo e um isolamento acústico mais aprimorado.

Este motor 1.0 Ecotec Turbo consegue desenvolver 116 cavalos de potência com gasolina ou etanol, a 5.500 rpm, e 16,3 kgfm de torque com gasolina e 16,8 kgfm com etanol, a partir de 2.000 giros.

Ele pode ser associado a um câmbio manual ou automático com conversor de torque, ambos de seis velocidades. No caso do câmbio automático, há a opção de trocas manuais de marcha por meio de um botão na alavanca – não há paddle shifts atrás do volante.

As configurações de entrada do novo Onix 2020 são equipadas com um 1.0 Ecotec flex de três cilindros. Ele traz os mesmos recursos e modernidades do Ecotec Turbo, mas se diferencia, obviamente, pela ausência do turbocompressor.

Neste caso, são 78 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.400 rpm. Já o torque é de 9,5 kgfm e 10,6 kgfm, respectivamente, a 5.200 rpm. Ele pode ser encontrado somente com a transmissão manual de seis marchas.

Onix 2020: preço, consumo, motor, versões, equipamentos (detalhes)

Chevrolet Onix 2020 – consumo

Veja abaixo os números de consumo da nova geração do compacto da Chevrolet:

Chevrolet Onix 1.0 manual 2020

  • Consumo de 8,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina;
  • Autonomia de 388 km na cidade e 462 km na estrada com etanol;
  • Autonomia de 568 km na cidade e 673 km na estrada com gasolina.

Chevrolet Onix 1.0 Turbo manual 2020

  • Consumo de 9,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 13,7 km/l na cidade e 17 km/l na estrada com gasolina;
  • Autonomia de 422 km na cidade e 537 km na estrada com etanol;
  • Autonomia de 603 km na cidade e 748 km na estrada com gasolina.

Chevrolet Onix 1.0 Turbo automático 2020

  • Consumo de 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 12 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina;
  • Autonomia de 378 km na cidade e 480 km na estrada com etanol;
  • Autonomia de 528 km na cidade e 690 km na estrada com gasolina.

Onix 2020: preço, consumo, motor, versões, equipamentos (detalhes)

Chevrolet Onix 2020 – desempenho

De acordo com a Chevrolet, os números de desempenho do novo Onix são os seguintes:

Chevrolet Onix 1.0 manual 2020

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos;
  • Velocidade máxima de 167 km/h.

Chevrolet Onix 1.0 Turbo manual 2020

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos;
  • Velocidade máxima de 187 km/h.

Chevrolet Onix 1.0 Turbo automático 2020

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos;
  • Velocidade máxima de 185 km/h.

Onix 2020: preço, consumo, motor, versões, equipamentos (detalhes)

Chevrolet Onix 2020 – garantia e revisões

A Chevrolet comercializa o novo Onix com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem. Já as revisões do carro são oferecidas com preços tabelados. A marca diz que o valor total das revisões até os 60 mil quilômetros rodados está 8% menor que o da geração anterior, enquanto o tempo necessário para a mão de obra caiu em 16%.

Veja os preços das revisões do novo hatch:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 280
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 560
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 468
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 620
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 448
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 560
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 424
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 600
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 552
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 772

As seis primeiras revisões do Onix, que devem ser realizadas até os 60 mil km rodados ou seis anos de uso, o que acontecer primeiros, terão um custo total de R$ 2.936 para o proprietário do carro.

Chevrolet Onix 2020 – ficha técnica

Motor

1.0 Ecotec aspirado

Tipo

Dianteiro, Transversal e Bicombustível

Número de cilindros

3 em linha

Cilindrada em cm3

999

Válvulas

12

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

78 cv com gasolina e 82 cv com etanol a 6.400 rpm

Torque Máximo

9,5 kgfm com gasolina e 10,6 kgfm com etanol a 5.200 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de seis marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

185/65 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.933

Largura (mm)

1.730

Altura (mm)

1.471

Distância entre os eixos (mm)

2.600

Motor

1.0 Ecotec Turbo

Tipo

Dianteiro, Transversal e Bicombustível

Número de cilindros

3 em linha

Cilindrada em cm3

999

Válvulas

12

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

116 cv com gasolina ou etanol a 5.500 rpm

Torque Máximo

16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol a 2.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual ou automático de seis marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 ou 16 polegadas

Pneus

185/65 R15 ou 195/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.933

Largura (mm)

1.730

Altura (mm)

1.471

Distância entre os eixos (mm)

2.600

Chevrolet Onix 2020 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

                                      Quem somos

                                      O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                                      Notícias por email