Um dos carros de maior sucesso nas últimas décadas no mercado brasileiro, o Chevrolet Onix 2021 acaba de estrear uma nova geração. O novo modelo chega sete anos após a estreia do primeiro. Durante todo esse período, o hatch se posicionou em boa parte do tempo como o carro mais vendido do Brasil.
Agora o Onix ocupa um novo degrau e tenta peitar modelos como Volkswagen Polo.
Ele foi totalmente reformulado, com uma carroceria mais rígida e segura. Ganhou até cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP – o primeiro modelo tirou zero estrela no primeiro teste e três estrelas no segundo. Um belo salto.
Além disso, ele oferece a opção de motor turbo de três cilindros. É também o carro mais equipado do segmento, sendo o único a sair de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e Isofix desde a versão mais em conta.
- Novo Polo 2021: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)
- Onix Plus 2021: versões, equipamentos, motor, consumo, desempenho
- Prisma LTZ: equipamentos, preços, motor, consumo, revisões
As configurações mais caras do Onix oferecem recursos inéditos no segmento, como Park Assist (que estaciona o carro quase sozinho), carregador wireless para smartphones no painel e alerta de ponto cego.

Outra boa novidade é que ele mantém praticamente os mesmos preços da geração anterior e, por isso, é bem mais barato que o novo Polo.
Saiba agora tudo sobre o novo Onix:
Índice
Chevrolet Onix 2021 – detalhes
A começar pelo visual, o novo Onix incorpora a mais recente identidade visual da Chevrolet. Ele é marcado pela ampla grade frontal, com a gravatinha dourada da marca na parte superior, ladeada pelos faróis mais afilados e compactos. O para-choque tem recortes mais marcantes e os faróis de neblina ficam “alojados” numa peça em formato de bumerangue.
Nas laterais, há vincos marcantes nas extremidades da maçaneta, ampla área envidraçada e linha de cintura elevada. O Onix Premier 2021, o mais caro da gama, traz belas rodas de liga-leve de 16 polegadas e detalhes cromados nas janelas.
A traseira, por sua vez, tem um formato mais limpo. A tampa do porta-malas ostenta só o logotipo da marca e algumas nomenclaturas do carro. O vidro traseiro é mais inclinado, assim como no irmão maior Cruze Sport6. Já o para-choque segue as linhas mais ousadas da peça dianteira, com uma ampla área na cor preta.
O interior também mudou consideravelmente, sobretudo no acabamento – há a opção de painel bicolor em preto e cinza ou preto e caramelo na versão topo de linha. Um dos destaques é a central multimídia MyLink 3, que mais parece um tablet, com tela “flutuante” no painel.
A Chevrolet oferece internet WiFi a bordo com o uso de um chip 4G da Claro, cujo serviço custa R$ 30 mensais para um plano de 3 gigas. Há ainda sistema OnStar de segurança, monitoramento e concierge.
Ele ficou também ligeiramente maior que seu antecessor, graças ao uso da nova plataforma global GEM (Global Emerging Market). São 3,93 m de comprimento, 1,73 m de largura (3 cm a mais), 1,47 m de altura (0,5 cm mais baixo) e 2,60 m de entre-eixos (8 cm a mais). O porta-malas foi mantido em 280 litros, ao passo que o peso aumentou em só 28 kg, chegando a 1.095 kg.
A estrutura do novo Onix foi reforçada e agora conta com 17% mas aços de alta resistência que o antigo. Outros componentes estruturais foram otimizados para maior segurança e menor peso. A suspensão ficou 6 kg mais leve, enquanto do motor foram eliminados 15 quilos. O novo eixo traseiro ficou 4 vezes mais rígido.
Para desenvolver o novo hatch, a Chevrolet diz ter rodado mais de 860 mil quilômetros em testes, o equivalente a uma viagem de ida e volta à Lua.
Leia também sobre todas os anos e versões do Onix automático.
Chevrolet Onix 2021 – novidades
No final de setembro de 2020, o Onix recebeu suas primeiras novidades, já como parte de sua linha 2021. A maior foi a chegada da versão RS, prometida há tempos pela Chevrolet e que traz um visual esportivado.
O Onix RS vem com novo para-choque com spoiler integrado, grade escurecida do tipo colmeia, aerofólio e rodas de 16 polegadas pintadas em preto. Disponível nas cores branco, vermelho ou preto, o teto sempre é pintado em preto, assim como o logo da marca na dianteira e na traseira.
Já no interior, o modelo apresenta como diferenciais o volante com base reta, detalhes em vermelho nas costuras, nas saídas do ar-condicionado e nos marcadores do painel de instrumentos (que ainda ganha iluminação em LED). A principal novidade, porém, é a central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas (que também foi incorporada no restante da linha).
Em relação aos equipamentos, o modelo apresenta uma lista semelhante às versões LTZ e Premier, mas sem piloto automático, câmera de ré, partida por botão, carregador sem fio e chave presencial. O conjunto mecânico tem o motor 1.0 turbo de 116 cv ligado à transmissão automática de seis velocidades.
Além da chegada do Onix RS, o restante da linha também recebeu outras modificações. Infelizmente, porém, elas são negativas, pois a Chevrolet decidiu tirar itens de série de quase todas as versões, mesmo aumentando o preço em toda a linha (veja a lista completa logo abaixo). A partir da versão LT com motor 1.0 aspirado, o Onix ganha o MyLink de 8 polegadas.
Chevrolet Onix 2021 – versões
Onix 1.0 manual 2021
A versão mais em conta da linha do Novo Onix no mercado brasileiro não conta com nomenclatura diferenciada. Batizado somente de Onix 1.0 manual, o novo modelo é o mais simples, mas ainda assim é bem mais equipado que os rivais, sobretudo no quesito segurança.
Entre os principais recursos, entrega itens de série como seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix com Top Tether, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, sistema de som com conexão Bluetooth, direção elétrica progressiva, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, entre outros.
Onix LT 1.0 manual 2021
Acima do 1.0 manual há o modelo LT, equipado com o mesmo conjunto mecânico. Este modelo traz um visual e acabamento interno mais esmerados, com direito a rodas exclusivas e retrovisores e maçanetas com pintura na cor da carroceria, por exemplo. Além disso, ganha itens como a central multimídia MyLink de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.
Como opcional, pode receber acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave presencial, partida sem chave e rodas de 15 polegadas.
Onix 1.0 Turbo automático 2021
Partindo para a configuração mais interessante da nova linha Chevrolet Onix, o Onix 1.0 Turbo automático 2021 é o modelo mais em conta da gama com o inédito propulsor tricilíndrico “turbinado”.
Esta configuração segue praticamente a mesma linha do Onix 1.0 aspirado manual. As principais diferenças ficam justamente pelo motor mais potente e eficiente e também pela transmissão automática de seis marchas.
Onix LT 1.0 Turbo manual 2021
No caso do Onix LT turbo, a lista de recursos de série é a mesma do Onix LT aspirado. Contudo, ele traz ainda sistema OnStar, conexão WiFi a bordo, rodas de liga-leve de 15 polegadas e faróis de neblina.
Onix LT 1.0 Turbo automático 2021
Este modelo agrega câmbio automático, volante com revestimento premium e controle de velocidade de cruzeiro.
Onix LTZ 1.0 Turbo manual 2021
Pulando para o modelo Onix LTZ 2021 com o novo motor turbo e transmissão manual, as diferenças frente ao LT ficam por conta de detalhes estéticos e de acabamento, além de itens como faróis com acendimento automático, abertura e fechamento das portas por chave presencial, partida do motor por botão, câmera de ré e carregador wireless para smartphones.
Onix LTZ 1.0 Turbo automático 2021
Neste caso, há o câmbio automático de série, além de volante com revestimento premium e controle de velocidade de cruzeiro (conhecido também como piloto automático).
Onix Premier 1.0 Turbo automático 2021
O Onix mais sofisticado da gama é o Premier. Ele agrega rodas de liga-leve de 16 polegadas com desenho exclusivo, faróis com projetores, luzes de posição em LED, lanternas traseiras em LED e bancos com revestimento parcial em couro sintético.
Ele pode receber ainda um pacote opcional que inclui ar-condicionado digital, alerta de ponto cego, assistente de estacionamento automático, bancos revestidos em couro sintético e interior nas cores preto/caramelo ou preto/cinza.
Chevrolet Onix 2021 – equipamentos
Chevrolet Onix 1.0 manual 2021
Segurança: seis airbags (airbags frontais, laterais e de cortina), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, cinto de três pontos e encosto de cabeça para os cinco ocupantes, cinto de segurança do motorista com ajuste de altura, aviso sonoro do cinto de segurança, luzes laterais indicadoras de direção, regulagem de altura dos faróis, sistema Isofix e Top Tether de fixação de cadeirinhas infantis, freios ABS com EBD, entre outros.
Conforto: direção elétrica progressiva, ar-condicionado manual, vidros elétricos com função one touch, chave canivete com telecomando para abertura das portas, desembaçador elétrico do vidro traseiro, banco traseiro bipartido, entre outros.
Visual e acabamento: rodas de aço de 15 polegadas com calotas, retrovisores e maçanetas sem pintura, bancos revestidos em tecido, entre outros.
Tecnologia: sistema de som com entrada USB, conexão Bluetooth e rádio AM/FM, portas USB dianteira e traseiras, volante com comandos do sistema de som, computador de bordo, entre outros.
Chevrolet Onix LT 1.0 manual 2021
Itens de série: itens acima + alarme, banco do motorista com regulagem de altura, espelhos retrovisores elétricos e maçanetas na cor do veículo, rodas de aço de 15 polegadas e MyLink com tela de oito polegadas com Apple CarPlay e Android Auto.
OPCIONAIS: pacote com acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave presencial, partida sem chave e roda de liga leve aro 15 polegadas.
Chevrolet Onix 1.0 Turbo automático 2021
Itens de série: itens acima + descansa-braço.
Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo manual 2021
Itens de série: itens acima + coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo automático 2021
Itens de série: itens acima + piloto automático.
Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo manual 2021
Itens de série: itens da LT manual + acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, 6 alto-falantes, console central com descansa-braço, abertura das portas por aproximação, partida sem chave, faróis de neblina, painel de instrumentos 3,5″ digital TFT e sensor de estacionamento traseiro.
Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo automático 2021
Itens de série: itens da LTZ manual + piloto automático e volante com revestimento premium.
Chevrolet Onix Premier 1.0 Turbo automático 2021
Itens de série: itens acima + acabamento premium, bancos com revestimento misto, frisos cromados, luz de condução diurna em LED, maçanetas internas cromadas, novo Chevrolet MyLink com tela de 8 polegadas e conexão Android Auto e Apple CarPlay SEM FIO, rodas de liga leve de 16 polegadas e volante esportivo com revestimento premium.
Chevrolet Onix Premier 2 1.0 Turbo automático 2021
Itens de série: itens acima + acabamento diferenciado, alerta de ponto cego, ar-condicionado digital automático, bancos com revestimento premium, carregador sem fio para smartphones, Easy Park, lanterna em LED e sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro.
Chevrolet Onix 2021 – preços
Confira abaixo todos os preços do novo Onix:
Chevrolet Onix 1.0 2021
- Chevrolet Onix 1.0 manual 2021: R$ 58.590
- Chevrolet Onix LT 1.0 manual 2021: R$ 60.490
- Chevrolet Onix LT1 1.0 manual 2021: R$ 62.790
Chevrolet Onix 1.0 Turbo 2021
- Chevrolet Onix 1.0 Turbo automático 2021: R$ 65.390
- Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo manual 2021: R$ 65.490
- Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo automático 2021: R$ 71.490
- Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo manual 2021: R$ 68.790
- Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo automático 2021: R$ 74.590
- Chevrolet Onix RS 1.0 Turbo automático 2021: R$ 75.590
- Chevrolet Onix Premier 1.0 Turbo automático 2021: R$ 78.690
- Chevrolet Onix Premier 2 1.0 Turbo automático 2021: R$ 81.890
Chevrolet Onix 2021 – motor
Você se lembra dos motores antigos, readaptados para o mundo atual, utilizados pela Chevrolet nos modelos Onix e Prisma? Eles seguem em linha, mas apenas nos modelos Chevrolet Joy e Chevrolet Joy Plus, novos nomes para os veteranos Onix Joy e Prisma Joy.
A nova geração do Onix e do Onix Plus chega com uma nova linha de motores. O destaque vai para o 1.0 Ecotec Turbo, bicombustível, usado nas versões mais caras do Onix e em todas as versões do Onix Plus (sedã).
Este propulsor é dotado de bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável e coletor de escape integrado.
Oferece ainda correia dentada imersa em óleo, virabrequim otimizado para que os pistões fiquem deslocado do centro dos cilindros para reduzir o atrito da movimentação dos pistões, volante do motor com sistema de dupla massa suspensa (absorção mais eficiente das vibrações vindas do motor para a transmissão), entre outros.
Todavia, ao contrário do 1.0 TSI da Volkswagen usado nos modelos Polo e Virtus e do 1.0 T-GDI da Hyundai encontrado nos modelos HB20 e HB20S, o 1.0 Ecotec Turbo da Chevrolet não conta com soluções mais modernas, como injeção direta de combustível. A Chevrolet diz que esta medida foi tomada para priorizar a durabilidade do conjunto.
Fora isso, a árvore contrarotativa de balanceamento também não está presente. Esse recurso ajuda a diminuir as vibrações do motor para a carroceria e cabine do carro. Por outro lado, a Chevrolet fez um bom trabalho nos coxins para compensar a ausência deste item, além do uso da já citada correia dentada banhada a óleo e um isolamento acústico mais aprimorado.
Este motor 1.0 Ecotec Turbo consegue desenvolver 116 cavalos de potência com gasolina ou etanol, a 5.500 rpm, e 16,3 kgfm de torque com gasolina e 16,8 kgfm com etanol, a partir de 2.000 giros.
Ele pode ser associado a um câmbio manual ou automático com conversor de torque, ambos de seis velocidades. No caso do câmbio automático, há a opção de trocas manuais de marcha por meio de um botão na alavanca – não há paddle shifts atrás do volante.
As configurações de entrada do novo Onix 2021 são equipadas com um 1.0 Ecotec flex de três cilindros. Ele traz os mesmos recursos e modernidades do Ecotec Turbo, mas se diferencia, obviamente, pela ausência do turbocompressor.
Neste caso, são 78 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.400 rpm. Já o torque é de 9,5 kgfm e 10,6 kgfm, respectivamente, a 5.200 rpm. Ele pode ser encontrado somente com a transmissão manual de seis marchas.
Chevrolet Onix 2021 – consumo
Veja abaixo os números de consumo da nova geração do compacto da Chevrolet:
Chevrolet Onix 1.0 manual 2021
- Consumo de 8,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina;
- Autonomia de 388 km na cidade e 462 km na estrada com etanol;
- Autonomia de 568 km na cidade e 673 km na estrada com gasolina.
Chevrolet Onix 1.0 Turbo manual 2021
- Consumo de 9,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 13,7 km/l na cidade e 17 km/l na estrada com gasolina;
- Autonomia de 422 km na cidade e 537 km na estrada com etanol;
- Autonomia de 603 km na cidade e 748 km na estrada com gasolina.
Chevrolet Onix 1.0 Turbo automático 2021
- Consumo de 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 12 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina;
- Autonomia de 378 km na cidade e 480 km na estrada com etanol;
- Autonomia de 528 km na cidade e 690 km na estrada com gasolina.
Chevrolet Onix 2021 – desempenho
De acordo com a Chevrolet, os números de desempenho do novo Onix são os seguintes:
Chevrolet Onix 1.0 manual 2021
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos;
- Velocidade máxima de 167 km/h.
Chevrolet Onix 1.0 Turbo manual 2021
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos;
- Velocidade máxima de 187 km/h.
Chevrolet Onix 1.0 Turbo automático 2021
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos;
- Velocidade máxima de 185 km/h.
Chevrolet Onix 2021 – garantia e revisões
A Chevrolet comercializa o novo Onix com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem. Já as revisões do carro são oferecidas com preços tabelados. A marca diz que o valor total das revisões até os 60 mil quilômetros rodados está 8% menor que o da geração anterior, enquanto o tempo necessário para a mão de obra caiu em 16%.
Veja os preços das revisões do novo hatch:
Revisão | Custo | Custo |
Quilometragem | Preços 1.0 aspirado | Preços 1.0 Turbo |
10.000 km | R$ 324 | R$ 320 |
20.000 km | R$ 620 | R$ 616 |
30.000 km | R$ 520 | R$ 516 |
40.000 km | R$ 688 | R$ 684 |
50.000 km | R$ 500 | R$ 496 |
60.000 km | R$ 620 | R$ 616 |
Total | R$ 3.272 | R$ 3.248 |
Chevrolet Onix 2021 – ficha técnica
Motor | 1.0 Ecotec aspirado |
Tipo | Dianteiro, Transversal e Bicombustível |
Número de cilindros | 3 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 |
Válvulas | 12 |
Taxa de compressão | 12:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Máxima | 78 cv com gasolina e 82 cv com etanol a 6.400 rpm |
Torque Máximo | 9,5 kgfm com gasolina e 10,6 kgfm com etanol a 5.200 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual de seis marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira) |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Aço ou liga-leve de 15 polegadas |
Pneus | 185/65 R15 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 3.933 |
Largura (mm) | 1.730 |
Altura (mm) | 1.471 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.600 |
Motor | 1.0 Ecotec Turbo |
Tipo | Dianteiro, Transversal e Bicombustível |
Número de cilindros | 3 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 |
Válvulas | 12 |
Taxa de compressão | 12:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Máxima | 116 cv com gasolina ou etanol a 5.500 rpm |
Torque Máximo | 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol a 2.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual ou automático de seis marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira) |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Aço ou liga-leve de 15 ou 16 polegadas |
Pneus | 185/65 R15 ou 195/55 R16 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 3.933 |
Largura (mm) | 1.730 |
Altura (mm) | 1.471 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.600 |