Vender carros elétricos nos EUA pode ser um desafio que nem todas as marcas estão prontas para lidar, especialmente quando o fabricante vem de um país onde a percepção de qualidade automotiva não é a mesma do Tio Sam.
A VinFast, do Vietnã, sabe bem disso, especialmente após uma avaliação do pessoal da Consumer Reports, que não recomendou o modelo VF8 da marca asiática. O SUV elétrico já havia sido bastante criticado por sites e revistas americanas.
Todavia, parece que a VinFast não melhorou seu produto e isso tem impacto direto nas vendas, afinal, se o VF8 não consegue convencer a imprensa americana de que pode ser bom para os compradores, estes notadamente não irão atrás dele.
A Consumer Reports gostou do estilo do VF8, bem atual inclusive, assim como do espaço interno para cinco pessoas e garantia longa, que vem com um plano de manutenção que tem bônus em dólar caso o carro fique mais de um dia na revisão.
Os testadores da CR apontaram freios ruins, assim como a direção e a aceleração, além de suspensão com curso pequeno e rígido, além de qualidade percebida muito aquém do esperado por um carro que está chegando ao mercado americano.
A frenagem regenerativa também não foi aprovada, assim como a interface pobre da multimídia, que precisa de atualização, sendo considerada como um iPhone desorganizado, um problema num carro onde até os retrovisores são ajustados na tela.
Já a impressão de luxo, vendida em imagens da VinFast, não corresponde com a realidade a bordo do VF8. No veredito, a CR disse até que o VF8 “parece uma imitação de um carro decente”.
Isso poderia soar até como um elogio em certas publicações, mas no caso da CR, é o fim do poço. A publicação americana é conhecida por um posicionamento bem profissional e isso significa que ela jamais difamará um produto.
Então, parece que o VF8 não é boa coisa para quem vive nos EUA, ainda mais com o produto vendido por US$ 50.000. Mas, para quem não tem dinheiro, a vantagem do VinFast é o lease com zero de entrada e mensais de US$ 199. Assim, quem não quer?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!