Os buracos da rua melhoram a suspensão? Deixam amortecedores macios?

molas amortecedores máquina
molas amortecedores máquina

Pode parecer brincadeira, mas existem muitas pessoas que acham que conforme vamos passando com o carro em vários buracos, pelas ruas, isso vai deixando os amortecedores mais macios.

Será que isso é verdade mesmo?

Vamos conferir:

O amortecedor fica mais macio depois de passar em buracos?

Segundo a fabricante de amortecedores, Nakata, os amortecedores novos tem toda a carga de tração e a compressão determinadas pela montadora, ao encomendar essas peças.

O que acontece com o passar do tempo é que essas cargas tendem a se diminuir, assim como acontece com todas as peças do carro, que vão se desgastando.

Esse processo pode acontecer ainda mais rápido se andarmos em ruas muito esburacadas.

O que as pessoas confundem é que como os amortecedores ficaram com menos carga, o carro ficou mais “mole”, digamos assim.

Então elas acham que o carro ficou mais macio. Mas sabemos que isso é realmente um mito, que os buracos tornam os carros mais confortáveis.

Isso não é verdade, pois quando um veículo passa por um buraco, o impacto pode ser sentido pelos passageiros dentro do carro de forma desconfortável.

Outro mito popular é que amortecedores macios são melhores para enfrentar irregularidades nas estradas. A causa é o desgaste dos mesmos.

Só que se o amortecedor se desgastar demais, alguns problemas vão começar a aparecer, como perda de estabilidade em curvas, e também balanço excessivo em acelerações e frenagens.

Pode ser que o amortecedor ficou danificado

Além do desgaste natural que citamos acima, pode ser que os amortecedores do seu carro se danificaram.

Quando um carro cai em um desses abismos escondidos pelas ruas, o amortecedor é comprimido repentinamente para absorver o choque. A extrema pressão que ocorre nesse momento pode danificar as peças internas do amortecedor, como pistões e válvulas, levando ao mau funcionamento do mesmo.

Além disso, as condições ruins da rua ou da estrada também contribuem para o desgaste acelerado dos amortecedores.

O motorista acaba se adaptando

Como essas mudanças no sistema de suspensão vão acontecendo aos poucos, o motorista não percebe, e acaba se adaptando ás mudanças geradas pelo desgaste.

Para garantir que seu carro esteja com a suspensão funcionando corretamente, a manutenção adequada é importante.

Os fabricantes de amortecedores recomendam que uma avaliação seja feita a cada 10.000 km, a partir dos 40.000 km rodados.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.