Para a BYD, que nacionalizará 12 modelos, Brasil terá 70% das vendas para híbridos e 30% para elétricos

byd song plus (27)
byd song plus (27)

A BYD começará a produzir carros no Brasil a partir do próximo ano, mais precisamente no primeiro semestre, segundo a própria empresa, que hoje foca na construção de seu parque industrial em Camaçari, na Bahia.

Com investimento de R$ 5,5 bilhões (antes R$ 3 bilhões), a planta da BYD fará, entre outros produtos, o Song Plus, um dos mais vendidos no país, onde também existe o Song Pro, que é mais barato.

Planejando nacionalizar 12 modelos no país, inclusive a picape Shark, a BYD sempre considerará a demanda como sinal verde ou vermelho para se introduzir um produto em Camaçari, porém, um dos objetivos da marca é ter seu híbrido flex.

Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD disse que a empresa quer que o etanol seja mais eficiente que os atuais 70% da gasolina. O executivo também revelou que a marca vê o país tendo 70% das vendas com carros híbridos e 30% com 100% elétricos, segundo o site Estadão .

Para isso, a BYD e outras montadoras terão de reforçar suas propostas para o mercado nacional e o desafio para a chinesa é fazer com que seus motores 1.5 aspirado e 1.5 Turbo alimentados também com etanol.

A Toyota já conseguiu fazer seu conhecido motor 1.8 16V usar etanol também num conjunto híbrido HSD. Com isso, a dependência de pontos de recarga será reduzida, sendo esse um problema que o Brasil enfrenta no momento.

Baldy defende que as frotas elétricas ajudam a reduzir as emissões nos grandes centros e o carro elétrico se torna essencial nessa mudança. O que é um empecilho nessa mudança é a desconfiança do consumidor brasileiro.

O comprador nacional não confia em carro elétrico e uma pesquisa revelou que 90% dos entrevistados, se pudessem, comprariam um híbrido e não um elétrico.

Por conta disso, o híbrido flex aparece como um produto único no mundo, já que suas emissões menores em relação ao uso exclusivo da gasolina, ajudam o produto a se aproximar de um carro elétrico. Assim, ele se torna essencial no final das contas.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X