
Quem já tentou consertar um carro alemão sabe que ferramentas especiais são quase regra.
Mas a BMW parece ter levado esse conceito a um novo patamar com uma patente que já está tirando o sono de mecânicos e entusiastas.
A marca alemã registrou oficialmente um novo tipo de parafuso cuja cabeça tem o formato do próprio logotipo da BMW.
Isso mesmo: a chave que encaixa nele precisa ser moldada para se ajustar ao desenho da hélice azul e branca da montadora.
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O registro foi feito no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia e não cita diretamente a intenção de restringir o acesso à manutenção, mas deixa claro que a peça foi pensada para impedir o uso de ferramentas convencionais por “pessoas não autorizadas”.

Segundo o documento, o novo parafuso tem reentrâncias assimétricas em dois dos quatro quadrantes do emblema da BMW, que servem como encaixe para a ferramenta especial.
Além disso, há uma borda em relevo com o nome da marca — um toque que serve tanto como assinatura quanto como aviso: só a BMW mexe aqui.
A proposta é aplicar esse tipo de parafuso em áreas visíveis do carro, como pontos de fixação dos bancos ou conexões entre o cockpit e a estrutura da carroceria.
Justamente locais que exigem fixadores grandes e torques elevados — o que torna o uso de uma ferramenta específica ainda mais limitador.
Isso representa um novo obstáculo para quem gosta de fazer reparos por conta própria ou até para oficinas independentes, que terão dificuldade para adquirir (ou sequer encontrar) os encaixes certos.
A patente ainda apresenta variações do parafuso: com cabeça plana, com corpo cônico tradicional, e até modelos arredondados com haste reta, o que amplia ainda mais as possibilidades de uso — e a dor de cabeça para quem tentar trabalhar com eles.
Apesar de parecer exagero, a ideia de dificultar o acesso ao conserto por terceiros não é inédita no setor automotivo, especialmente entre marcas premium.
O objetivo, em teoria, é manter a integridade das peças e garantir que os reparos sigam padrões técnicos.
Na prática, isso significa que os donos poderão ter que recorrer exclusivamente às concessionárias ou oficinas autorizadas até mesmo para tarefas simples — aumentando os custos de manutenção e limitando a autonomia sobre o próprio carro.
Por enquanto, o parafuso está apenas no papel. Mas se a BMW decidir adotá-lo em produção, será mais um sinal de que a era da reparabilidade fácil — já cada vez mais rara — pode estar com os dias contados.
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