Para conter avanço da BYD, Toyota finalmente acorda e vai fabricar elétricos na Ásia

toyota bz5 (3)
toyota bz5 (3)

A Toyota percebeu que não dava mais para empurrar com a barriga sua estratégia elétrica nos mercados asiáticos.

Diante do avanço avassalador de marcas chinesas como BYD e Great Wall na Indonésia e na Tailândia, a marca japonesa finalmente decidiu que vai produzir veículos elétricos nesses dois países ainda em 2025.

Na Indonésia, o plano é começar com o SUV elétrico bZ4X, que passará a ser montado localmente nos próximos meses .

A medida visa combater o crescimento das fabricantes chinesas, que vêm conquistando os consumidores locais com preços mais competitivos e tecnologias mais atualizadas.

Apesar da Toyota ainda dominar mais de 30% do mercado indonésio, sua posição está sob forte ataque.

toyota bz5 (2)
toyota bz5 (2)

O governo da Indonésia tem sido parte ativa dessa transformação. Políticas públicas recentes reduziram o imposto sobre valor agregado (VAT) de 11% para apenas 1% em EVs com pelo menos 40% de componentes locais.

Além disso, fabricantes que se comprometem com produção doméstica ganham isenção em tarifas de importação e outros incentivos fiscais. Diante dessas vantagens, a Toyota não teve escolha senão acelerar sua presença elétrica no país.

A marca aposta em sua vasta rede de vendas e produção para impulsionar o bZ4X fabricado localmente e manter sua liderança.

Segundo Hiroyuki Ueda, presidente da Toyota-Astra Motor, a iniciativa faz parte da chamada “estratégia de múltiplos caminhos” da empresa, que busca diversificar suas ofertas entre híbridos, elétricos e até combustão, dependendo do mercado.

toyota bz4x touring 1
toyota bz4x touring 1

Mas não para por aí. A Tailândia também está na mira.

A montadora confirmou que iniciará a produção de picapes elétricas no país até o final de 2025, mirando um segmento em que os chineses também vêm investindo pesado.

Modelos da BYD e de outras startups chinesas já começaram a circular na região, o que acendeu o sinal de alerta na Toyota.

Atualmente, a operação da marca no Sudeste Asiático tem papel relevante no cenário global. A Toyota Indonésia é responsável por mais de 60% das exportações totais de veículos montados no país e envia carros para mais de 80 mercados.

toyota bz4x touring 2
toyota bz4x touring 2

Embora as exportações tenham caído 5% no último ano, a marca acredita que o novo impulso com EVs pode reverter esse cenário rapidamente.

Com essa reviravolta estratégica, a Toyota demonstra que não está disposta a perder espaço sem lutar. A guerra dos elétricos no Sudeste Asiático ganhou novos capítulos — e agora com a presença ativa de quem por muito tempo se recusou a entrar no jogo.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.