Para quê painel? Novo SUV da chinesa Xpeng transforma para-brisa em tela gigante com realidade aumentada

xpeng g7 parabrisa (1)
xpeng g7 parabrisa (1)

A indústria de veículos elétricos chinesa não para de surpreender, e o mais novo lançamento da Xpeng parece pronto para redefinir a experiência ao volante.

O G7, novo SUV elétrico da marca, chega ao mercado com um dos sistemas de head-up display mais ousados já vistos: o “Light-Chasing Panoramic Display”.

Desenvolvido em parceria com a gigante Huawei, o recurso projeta gráficos em realidade aumentada diretamente no para-brisa, transformando o campo de visão do motorista em uma verdadeira central futurista.

Em vez de limitar-se às tradicionais informações básicas como velocidade ou estação de rádio, o HUD do G7 leva a tecnologia a outro patamar.

xpeng g7 parabrisa (4)
xpeng g7 parabrisa (4)

A proposta é ambiciosa: combinar realidade aumentada com inteligência artificial para projetar informações contextuais e camadas visuais diretamente sobre o trajeto à frente.

É como se o carro incorporasse a lógica de um smartphone — algo que muitos EVs chineses já tentam fazer — e a levasse adiante com uma interface imersiva.

Durante uma apresentação para a imprensa na China , a Xpeng revelou que o sistema simula uma tela de 87 polegadas com proporção panorâmica e contraste de 1.800:1.

Em imagens divulgadas pela marca, o resultado impressiona: setas de navegação integradas ao asfalto, alertas visuais sobre veículos ao redor e dados de condução perfeitamente sobrepostos à estrada.

xpeng g7 parabrisa (2)
xpeng g7 parabrisa (2)

Embora Mercedes-Benz e outras montadoras já tenham adotado HUDs com elementos de realidade aumentada em modelos de luxo, como o Classe S, o diferencial da Xpeng é democratizar a tecnologia.

O G7 deve custar a partir de 250 mil yuans — cerca de 34.800 dólares —, uma fração do preço dos concorrentes premium.

Visualmente, o G7 adota uma linguagem discreta, com elementos inspirados no Kia EV6. Os faróis diurnos de LED têm traços agressivos na dianteira, enquanto a traseira traz lanternas finas conectadas por uma barra luminosa de ponta a ponta.

O SUV é elegante e moderno, embora claramente desenhado para se integrar ao competitivo e abarrotado mercado chinês de elétricos, em vez de se destacar visualmente.

xpeng g7 parabrisa (3)
xpeng g7 parabrisa (3)

Sob o capô, a Xpeng promete duas opções de bateria e pelo menos uma versão com motor elétrico de 292 cavalos, capaz de atingir até 202 km/h.

Mais detalhes técnicos ainda não foram divulgados, mas tudo indica que o G7 quer entregar um pacote completo: desempenho sólido, visual contemporâneo e muita tecnologia embarcada.

A aposta da Xpeng é clara: transformar a cabine do carro em uma experiência de alta tecnologia, misturando direção assistida, conectividade e realidade aumentada.

Em um mercado onde o design e o desempenho já não são mais suficientes para conquistar os consumidores, quem oferecer a melhor “interface” pode sair na frente.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.