
A chamada Economia Circular está movendo parte da indústria automotiva no sentido de poupar recursos, especialmente matérias-primas, reaproveitando o que de bom ainda existe em carros usados.
Na Stellantis, o Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças, localizado em Osasco, na Grande São Paulo, registrou cerca de 600 veículos desmontados nos primeiros seis meses de operação.
No período, a Stellantis revelou que mais de 9 mil peças usadas em perfeitas condições foram reaproveitadas e destinadas à comercialização, ampliando o ciclo de vida de componentes automotivos e reduzindo o volume de resíduos gerados pela indústria automotiva.

Desse total, mais de 4 mil peças já foram comercializadas por meio de canais físicos e digitais da empresa, ampliando o acesso do consumidor a peças originais multimarcas com qualidade e procedência certificadas, por um preço mais em conta.
Veja também
A loja oficial da Circular AutoPeças da Stellantis no Mercado Livre concentrou aproximadamente 80% dessas vendas, evidenciando o potencial do ambiente digital como uma plataforma estratégica para ampliar o alcance e a disponibilidade de peças reaproveitadas no mercado.
Além da comercialização de peças, o centro foca na recuperação e destinação de materiais automotivos que não podem ser reaproveitados no comércio, com o descarte de mais de 360 toneladas de resíduos.

Estes foram separados por tipo de matéria-prima e encaminhados a parceiros homologados da Stellantis, assegurando o reaproveitamento de insumos e contribuindo diretamente para a redução dos impactos ambientais.
Mais de 334 toneladas correspondem a aço e alumínio, provenientes principalmente das carcaças veiculares e de componentes estruturais.
Também foram reaproveitadas cerca de 26 toneladas de plástico e recuperadas aproximadamente 1,8 tonelada de cobre, indicando a enorme quantidade de materiais existentes em apenas seis centenas de veículos.

O centro coletou e destinou 2,5 mil litros de óleo automotivo, garantindo o tratamento adequado de fluidos de forma ambientalmente correta.
Espera-se por um número maior de veículos processados para ajudar não só tem termos ambientais, mas também de segurança veicular e economia no mercado de autopeças usadas.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










