América Latina Finanças Governamental/Legal Mercado

Paraguai se torna o paraíso de carros usados importados dos EUA/Japão

Paraguai se torna o paraíso de carros usados importados dos EUA/Japão

O Paraguai se tornou um paraíso para o mercado de carros usados. No entanto, estes não são de procedência brasileira ou argentina, mas importados dos Coréia do Sul, EUA e Japão, principalmente.


E o mais interessante, o processo é oficializado pelo governo. Lá, os empresários do setor podem importar carros usados no exterior com até dez anos de uso, vendendo esses carros normalmente com preços bem abaixo do normal.

Os veículos usados e descartados em outros países são enviados de navio até o porto chileno de Iquique, de onde são enviados de caminhão para o Paraguai. Uma vez em solo guarani, eles são revisados e colocados à venda por preços que partem geralmente de R$ 9.500, mesmo com frete marítimo em torno de R$ 4.000.

Carros importados do Japão, por exemplo, passam pelo processo de inversão da coluna de direção, o que mostra que vale a pena esse processo, pois mudar o lado da coluna de direção geralmente é um processo trabalhoso e caro.


Diante de preços tão baixos, o mercado de usados no Paraguai supera em muito o mercado de carros novos. De 2003 a 2012, a importação de usados no Paraguai pulou de 3.200 carros por ano para 55.000 carros, um aumento de quase 20 vezes.

Só nos quatro primeiros meses de 2013, foram importados em torno de 23.300 veículos, sendo cerca de 16.100 usados. A importação de novos em 2012 caiu 1,28% em relação a 2011. No primeiro trimestre, houve um aumento de 14% na entrada de usados.

Além do Paraguai, Peru e Bolívia permitem a importação de usados, mas com limite menor, de apenas cinco anos de uso. Brasil e Argentina impedem a importação de usados. Aqui, usados com mais de 30 anos para fins de coleção são permitidos, mas ainda assim acaba não valendo tanto a pena por causa dos altos impostos de importação.

[Fonte: Estadão]

Paraguai se torna o paraíso de carros usados importados dos EUA/Japão
Nota média 5 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email