
Após anos tentando se reerguer financeiramente, a Nissan parece pronta para mudar sua estratégia global de desenvolvimento.
A montadora confirmou que está negociando parcerias com outras fabricantes, mas deixou claro: só entra em acordos se houver troca mútua de tecnologia.
O executivo de planejamento de produto da Nissan nas Américas, Ponz Pandikuthira, afirmou que a empresa está “aberta para negócios”, desde que as colaborações sejam bilaterais.
“Não entraríamos em um acordo só para comprar uma plataforma ou tecnologia”, disse Pandikuthira, durante um evento com a imprensa em Nashville, nos Estados Unidos.
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Segundo ele, essa condição garante que os acordos tenham caráter de longo prazo, e não apenas transacional.
A Nissan já conversa com várias fabricantes, e o primeiro acordo concreto pode ser anunciado ainda dentro de um ano.
Entre os ativos que a marca japonesa está disposta a compartilhar está a futura plataforma da próxima geração da picape Frontier.
Esse mesmo chassi com estrutura sobre longarinas também servirá de base para um possível renascimento do SUV Xterra e será compatível com sistemas híbridos.
Outro destaque que tem chamado a atenção de rivais é o sistema híbrido e-Power, tecnologia que já equipa modelos como o Qashqai na Europa e Japão.

Esse sistema funciona de forma diferente dos híbridos convencionais: o motor a combustão apenas gera energia, sem acionar diretamente as rodas.
A chegada do e-Power aos Estados Unidos está prevista para o ano que vem, começando com a nova geração do Rogue.
Problemas anteriores com vibração e consumo em rodovias teriam sido resolvidos com a terceira geração do sistema.
Além de híbridos, a Nissan também busca parcerias para projetos de veículos elétricos com desenvolvimento conjunto.
A ideia é reduzir custos por meio de escala compartilhada, com a possibilidade de criar até uma família de modelos elétricos em colaboração com outras montadoras.
De acordo com Pandikuthira, ao menos três novos veículos da Nissan já estão sendo planejados com base em plataformas de parceiros ou por meio de desenvolvimento conjunto.
Reportagens anteriores já indicavam que a Nissan mantém conversas com Ford e Stellantis, além de interesse demonstrado por Honda e Mitsubishi.
Apesar de ser a maior acionista da Mitsubishi, a Nissan compartilha pouco com a marca até agora.
Atualmente, Rogue e Outlander dividem a mesma base, e a nova Rogue Plug-in Hybrid 2026 será, na prática, uma versão rebatizada do Outlander PHEV.
Esses movimentos indicam que a Nissan busca reinventar sua forma de desenvolver veículos, priorizando colaborações estratégicas para acelerar a inovação e reduzir riscos.
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