
Muito se fala no projeto Patagônia, que envolveria Volkswagen e SAIC na Argentina, numa parceria para substituir a Amarok, já em fim de carreira na planta de General Pacheco.
Nesse caso, o modelo Maxus T90 se apresenta como base para essa futura picape média de chassi da Volkswagen, num formato com motor diesel e possivelmente também híbrido.

Todavia, a Maxus – que pertence à SAIC, sócia de sempre da VW na China – tem dois modelos interessantes que poderiam levar a marca Volkswagen, porém, uma pergunta importante se faz: haveria demanda aqui?
Trata-se da picape média eTerron 9 e do furgão eDeliver 9, modelos comercializados na Europa, porém, existentes apenas como veículos elétricos.
Diferente da T90, que tem uma versão 100% elétrica também, a Maxus eTerron 9 tem um design muito mais sofisticado e uma concepção tecnológica superior.

Com dois motores elétricos de 440 cavalos e uma bateria de lítio e fosfato de ferro que garante 430 km no ciclo WLTP, a Maxus eTerron tem peso bruto total de 3.500 kg, classificação máxima para CNH B.
Sua capacidade de carga é de apenas 650 kg, mas suficiente para sua proposta focada mais no lazer, indo assim de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

Apresentando um visual futurista tanto por fora quanto por dentro, onde apresenta um ambiente altamente digitalizado, a Maxus eTerron 9 teria um impacto grande aqui? Talvez, sim, em resposta a outras marcas chinesas.
Com suspensão a ar e outros elementos avançados, especialmente em pacote ADAS+, a eTerron 9 como uma picape da VW com seus 5,50 m de comprimento, sem dúvidas, atrairia a atenção de parte do agro.
Além dessa picape, a Maxus tem ainda o furgão eDelivery 9, um modelo cujo design recorda a Ford Transit e, como esta, tem propulsão 100% elétrica.

A Volkswagen deve um furgão desde o fim da Kombi em 2013, empurrando no mercado o caminhão leve eDelivery que não atende a todos. Aqui, seria equivalente a uma VW Crafter, nunca vendida no Brasil.
Tendo capacidade para 1.530 kg de carga e bateria de 100 kWh a garantir 370 km de alcance no WLTP, a eDeliver 9 tem 230 cavalos e até um nome sugestivo para a VW. Atenderia aqui? Quem sabe…

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!