Patagônia: Volkswagen poderia ter picape e furgão elétricos como releituras locais de Amarok e Crafter? Chinesa Maxus tem a resposta

maxus eterron 1
maxus eterron 1

Muito se fala no projeto Patagônia, que envolveria Volkswagen e SAIC na Argentina, numa parceria para substituir a Amarok, já em fim de carreira na planta de General Pacheco.

Nesse caso, o modelo Maxus T90 se apresenta como base para essa futura picape média de chassi da Volkswagen, num formato com motor diesel e possivelmente também híbrido.

maxus eterron 2
maxus eterron 2

Todavia, a Maxus – que pertence à SAIC, sócia de sempre da VW na China – tem dois modelos interessantes que poderiam levar a marca Volkswagen, porém, uma pergunta importante se faz: haveria demanda aqui?

Trata-se da picape média eTerron 9 e do furgão eDeliver 9, modelos comercializados na Europa, porém, existentes apenas como veículos elétricos.

Diferente da T90, que tem uma versão 100% elétrica também, a Maxus eTerron 9 tem um design muito mais sofisticado e uma concepção tecnológica superior.

maxus eterron 3
maxus eterron 3

Com dois motores elétricos de 440 cavalos e uma bateria de lítio e fosfato de ferro que garante 430 km no ciclo WLTP, a Maxus eTerron tem peso bruto total de 3.500 kg, classificação máxima para CNH B.

Sua capacidade de carga é de apenas 650 kg, mas suficiente para sua proposta focada mais no lazer, indo assim de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

maxus e deliver 1
maxus e deliver 1

Apresentando um visual futurista tanto por fora quanto por dentro, onde apresenta um ambiente altamente digitalizado, a Maxus eTerron 9 teria um impacto grande aqui? Talvez, sim, em resposta a outras marcas chinesas.

Com suspensão a ar e outros elementos avançados, especialmente em pacote ADAS+, a eTerron 9 como uma picape da VW com seus 5,50 m de comprimento, sem dúvidas, atrairia a atenção de parte do agro.

Além dessa picape, a Maxus tem ainda o furgão eDelivery 9, um modelo cujo design recorda a Ford Transit e, como esta, tem propulsão 100% elétrica.

maxus e deliver 2
maxus e deliver 2

A Volkswagen deve um furgão desde o fim da Kombi em 2013, empurrando no mercado o caminhão leve eDelivery que não atende a todos. Aqui, seria equivalente a uma VW Crafter, nunca vendida no Brasil.

Tendo capacidade para 1.530 kg de carga e bateria de 100 kWh a garantir 370 km de alcance no WLTP, a eDeliver 9 tem 230 cavalos e até um nome sugestivo para a VW. Atenderia aqui? Quem sabe…

 

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X