
Motoristas que cruzam as longas e retas estradas de Dakota do Norte poderão pisar um pouco mais fundo no acelerador a partir de 1º de agosto.
O estado norte-americano decidiu aumentar o limite de velocidade em suas principais rodovias interestaduais de 75 para 80 milhas por hora — o equivalente a cerca de 128 km/h.
A mudança alinha Dakota do Norte a seus vizinhos do sul (Dakota do Sul) e do oeste (Montana), onde o limite já é o mesmo.
A nova medida foi sancionada pelo governador Kelly Armstrong e reflete uma realidade já comum nas estradas do estado: muitos motoristas já circulam a essa velocidade.
Quem já foi para os Estados Unidos turistar notou que a velocidade em que os carros rodam é cerca de 10 milhas acima da velocidade máxima, e os carros da polícia rodam tranquilamente sem se preocupar com esse hábito das pessoas.
Resta saber se agora o pessoal não vai querer andar 10 milhas acima de 80.
Além de padronizar a velocidade com outros estados do oeste dos EUA, a mudança também visa facilitar a fiscalização e reduzir ultrapassagens perigosas entre veículos que respeitam o limite e os que seguem acima dele.
Porém, o alívio no pé direito vem acompanhado de multas mais pesadas para quem exagerar. Junto com o novo limite, entram em vigor penalidades mais severas para os apressadinhos.
Em vias com limite de 65 mph (cerca de 105 km/h) ou mais, motoristas flagrados acima da velocidade pagarão a multa mais alta entre duas opções: US$ 20 fixos ou US$ 5 por cada milha acima do limite.
Já nas vias com limites mais baixos, o cálculo muda para US$ 20 ou US$ 3 por milha excedente. E se o excesso for de 16 mph ou mais, soma-se mais US$ 20 à conta.
As áreas de obras também entram na nova regra: dirigir acima da velocidade permitida onde há trabalhadores presentes agora custará US$ 150, contra os US$ 80 cobrados anteriormente.
Apesar de parecer ousado para muitos brasileiros, limites de 130 km/h não são incomuns nos Estados Unidos — especialmente em regiões rurais e pouco povoadas.
Além de Dakota do Norte, estados como Utah, Texas, Oklahoma, Nevada e Wyoming também possuem rodovias com esse patamar.
O recorde nacional segue com o Texas, onde a rodovia estadual 130, próxima de Austin, permite até 85 mph (cerca de 136 km/h).
Em um estado de geografia plana, paisagens agrícolas intermináveis e trechos quase sem curvas, a nova velocidade legal pode até fazer sentido.
Mas o recado das autoridades é claro: liberdade maior, responsabilidade maior. A nova política reconhece que muitos já dirigem rápido, mas deixa claro que os abusos terão um custo mais alto a partir de agora.

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