Pepsi mostra que caminhão elétrico da Tesla roda 1.700 km num único dia

tesla semi pepsi
tesla semi pepsi

A autonomia de veículos elétricos continua sendo uma questão difícil de responder em certas situações e em viagens longas é o calcanhar-de-aquiles de muitas marcas, porém, a Pepsi está mostrando que não precisa ser assim.

A fabricante do refrigerante, tido como maior rival da Coca-Cola, usa em sua frota de transporte de bebidas o caminhão Tesla Semi, sendo que a Pepsico foi um dos clientes lançadores do caminhão pesado de Elon Musk.

Elétrico naturalmente, o Tesla Semi ainda precisa provar seu valor e a Pepsi deu uma ajuda nisso ao colocar seu caminhão numa rota de 1.700 km pelos EUA, porém, fazendo a viagem em apenas um dia. É como ir de Palmas-TO até São Paulo-SP.

Embora tenha 800 km de autonomia, o Tesla Semi se apoia na extensa rede de eletropostos Supercharger, que Musk criou para dar suporte aos carros da marca e agora também ao cavalo-mecânico elétrico.

tesla semi 2023 4
tesla semi 2023 4

Usando essa rede de recarga rápida, a Pepsico informou que o Semi percorreu 1.731 km em 24 horas com paradas rápidas que permitiram ao caminhão estar na estrada por 81,8% do tempo da viagem.

Durante a condução, o Tesla Semi rodou 92,6% do tempo acima de 80 km/h, o que é ótimo para uma carreta carregada de bebidas. Segundo a Pepsico, o caminhão saiu da origem com 95% de carga nas baterias de lítio.

A empresa fez uma pesquisa com os motoristas dos 21 caminhões da Tesla que a Pepsi usa para distribuir bebidas e o resultado foi satisfatório. Eles gostaram mais do que se estivessem em caminhões diesel.

Todavia, apesar do aparente sucesso operacional, o Tesla Semi enfrenta um problema, mas não em seu projeto e sim na produção em Austin, Texas, onde as baterias 4680 não estão saindo da linha na velocidade que Musk deseja.

Com isso, a produção do Tesla Semi teve que ser reduzida e assim, muitos dos clientes da marca ainda aguardam seus caminhões. Mas, no setor de transportes, nem todo mundo consegue esperar por eles.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X