
A Amazon está prestes a dar um novo passo (literalmente) na sua estratégia de logística urbana: em breve, parte de suas entregas será feita por veículos movidos, em parte, pelas próprias pernas dos entregadores.
A gigante do e-commerce revelou planos para adotar o TM-Q, um novo quadriciclo elétrico com pedal assistido desenvolvido pela Also, startup de micromobilidade que nasceu dentro da Rivian, fabricante dos atuais furgões elétricos da Amazon.
A novidade deve chegar às ruas na primavera de 2026 nos Estados Unidos e na Europa.
O TM-Q é um pequeno veículo de quatro rodas com bateria, gerador e sistema de pedal-by-wire — ou seja, os pedais não estão conectados mecanicamente às rodas, mas sim a um gerador que alimenta o motor elétrico traseiro.
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É o mesmo princípio da bicicleta elétrica TM-B, também criada pela Also, que já está à venda por US$ 4.500.
A versão destinada à Amazon vem com um compartimento de carga ampliado, capaz de transportar mais de 180 kg em pacotes, mantendo ainda assim dimensões compactas o suficiente para circular legalmente nas ciclovias de grandes centros urbanos.
A proposta é simples: usar veículos mais leves, baratos e sustentáveis para resolver o desafio da última milha — ou seja, o trecho final da entrega, geralmente em áreas densamente povoadas e com trânsito difícil.

Segundo Emily Barber, diretora global de frota da Amazon, a empresa já opera mais de 70 hubs de micromobilidade nas principais cidades dos EUA e Europa.
“Micromobilidade com quadriciclos elétricos e pedal assistido nos permite entregar mais rápido em centros urbanos densos, com menos tráfego e menos barulho”, disse Barber.
“Assim como fizemos com a Rivian e os furgões elétricos, trabalhar com a Also abre mais oportunidades para inovação logística, combinando nossa experiência com a tecnologia e o desempenho deles”, completou.

O TM-Q foi desenvolvido com base em padrões automotivos de segurança e durabilidade.
Além da versão corporativa para entregas, a Also também planeja lançar modelos voltados ao consumidor, com várias opções de configuração para a parte traseira.
Entre elas, versões com bancos para até quatro crianças, caçambas abertas ou cobertas e compartimentos de carga para pequenos comércios.
O projeto recebeu investimento de US$ 105 milhões, liderado pela Eclipse Ventures, e contará com o apoio logístico da própria Rivian, que continua como acionista minoritária da Also.

O objetivo é criar um novo segmento de mobilidade urbana, mais eficiente, limpo e conectado às necessidades modernas das grandes cidades.
Com uma abordagem que une tecnologia elétrica, força humana e design modular, o TM-Q pode não apenas transformar a forma como a Amazon faz entregas — mas também criar uma nova categoria de veículos urbanos inteligentes e acessíveis.
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