Perua Toyota de 2002, que usa plataforma da Fielder, continua vendendo bem, apesar de quase 25 anos de mercado

toyota probox japao (2)
toyota probox japao (2)

Num mundo automotivo obcecado por telas gigantes, design ousado e conectividade total, o Toyota Probox continua seguindo na contramão — e vendendo.

Apesar do visual retilíneo que lembra mais uma ideia de furgão do que um carro familiar, o modelo chega a 2026 com pequenas atualizações e um público fiel que não parece se importar com as tendências do setor.

O Probox estreou em 2002 e, desde então, mudou pouco; a geração atual surgiu em 2014 com alterações tão discretas que muitos consideram apenas um facelift.

O que mudou para 2026 foi o necessário: novos sistemas de segurança para atender exigências legais do Japão, como o Toyota Safety Sense atualizado com assistente de direção proativa, frenagem de emergência em cruzamentos e auxílio para manobras de estacionamento.

Veja também

toyota probox japao (1)
toyota probox japao (1)

Por dentro, a simplicidade impera — e continua sendo um dos principais atrativos para frotistas e compradores pragmáticos.

O painel de instrumentos analógico ganhou apenas uma pequena tela de 4,2 polegadas para informações básicas, e o volante redesenhado veio emprestado do Corolla, com botões integrados.

Nada de central multimídia: no lugar, uma peça moldada de plástico reforça o caráter funcional e espartano do modelo.

Entre os opcionais, há um espelho retrovisor eletrocrômico com tela integrada para manobras e bancos com revestimento lavável — perfeitos para quem usa o carro como ferramenta de trabalho.

toyota probox japao (3)
toyota probox japao (3)

Na parte mecânica, o Probox segue firme sobre a antiga plataforma do Corolla Fielder, já aposentado em 2025, mas ainda em uso também no táxi JPN Taxi e modelos veteranos como Prius C, Yaris antigo e até o Sienna.

A motorização 1.3 foi descontinuada, e agora o Probox conta exclusivamente com um motor 1.5 litro de quatro cilindros, que gera 107 cv e trabalha com câmbio CVT.

Há opção de tração dianteira ou integral, e também uma versão híbrida com potência reduzida e motor elétrico auxiliar, voltada ao público que busca mais eficiência.

Mesmo com o aumento de preço — cerca de ¥210.000 a mais — o Probox continua barato: os valores variam entre ¥1.918.400 e ¥2.261.600, o que equivale a aproximadamente R$ 62 mil a R$ 73 mil.

toyota probox japao (4)
toyota probox japao (4)

Isso o mantém entre os veículos mais acessíveis do Japão, tanto para empresas quanto para compradores particulares.

Com a saída de cena do rival Nissan AD, o único concorrente direto restante é o Mazda Familia Van — que, na prática, é um Probox rebatizado.

A fórmula é simples: confiabilidade mecânica, custo operacional baixo e nenhum luxo supérfluo.

No fim das contas, o Toyota Probox mostra que ainda há espaço para um carro que parece parado no tempo — e que justamente por isso, continua firme e forte nas ruas japonesas.

toyota probox japao (5)
toyota probox japao (5)
📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.