Pesadelo na terra dos elétricos: Tesla perde domínio em vendas de EVs na Califórnia e vê rivais avançarem com força

cybertruck dourada
cybertruck dourada

Parece que o reinado da Tesla como soberana dos elétricos na Califórnia está oficialmente com os dias contados.

Segundo dados recém-divulgados pela California New Car Dealers Association , a participação da marca de Elon Musk no mercado de veículos elétricos do estado caiu para menos de 50% pela primeira vez desde que a empresa começou a liderar o segmento.

No primeiro trimestre de 2025, a Tesla respondeu por 43,9% das novas matrículas de EVs, uma queda considerável frente aos 55,5% do mesmo período em 2024.

Essa virada de chave não foi causada por uma queda no interesse por elétricos . Pelo contrário.

As vendas de carros elétricos na Califórnia seguem acelerando. No primeiro trimestre deste ano, as matrículas de modelos 100% elétricos subiram de 89.821 para 96.416 unidades.

Os híbridos convencionais dispararam de 56.030 para 82.833, enquanto os híbridos plug-in também cresceram, de 15.682 para 17.046.

Ao somar tudo, veículos com algum tipo de eletrificação representaram nada menos que 42,4% de todos os carros vendidos no estado nesse período.

Mas, se o mercado cresce, por que a Tesla encolhe? A resposta parece vir em duas frentes: produtos datados e um CEO cada vez mais impopular.

De acordo com o relatório da associação dos concessionários, o declínio está ligado a uma “linha de produtos envelhecida e à rejeição crescente às iniciativas políticas de Elon Musk”.

Embora a Tesla tenha recentemente atualizado o Model 3 e o Model Y, os carros ainda mantêm plataformas e propostas que já não encantam tanto quanto antes.

Além disso, enquanto a Tesla segue vendendo apenas por canais próprios e com infraestrutura de pós-venda restrita, marcas tradicionais aproveitam sua presença consolidada no varejo automotivo.

O resultado é que nomes como Honda, Hyundai, Kia e GM têm avançado com força. O Honda Prologue, desenvolvido em parceria com a GM, lidera as vendas de elétricos fora da Tesla, seguido de perto pelo estiloso e ousado Hyundai Ioniq 5.

Talvez o número mais simbólico do relatório seja o que mostra a participação da Tesla considerando todos os veículos eletrificados (EVs, híbridos e plug-ins): apenas 21,5% das novas matrículas no trimestre.

Um número pequeno, considerando que, até 2022, a Tesla era responsável por mais de 70% das vendas de elétricos no estado.

Com a Califórnia representando cerca de um terço de todas as vendas de EVs nos Estados Unidos, essa queda tem impacto direto no desempenho nacional da empresa.

E se nem os californianos — historicamente os maiores fãs da Tesla — estão mais dispostos a comprar seus carros, a pergunta que fica é: quem vai segurar o volante para Elon Musk daqui pra frente?


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.