
Parece que o reinado da Tesla como soberana dos elétricos na Califórnia está oficialmente com os dias contados.
Segundo dados recém-divulgados pela California New Car Dealers Association, a participação da marca de Elon Musk no mercado de veículos elétricos do estado caiu para menos de 50% pela primeira vez desde que a empresa começou a liderar o segmento.
No primeiro trimestre de 2025, a Tesla respondeu por 43,9% das novas matrículas de EVs, uma queda considerável frente aos 55,5% do mesmo período em 2024.
Essa virada de chave não foi causada por uma queda no interesse por elétricos. Pelo contrário.
As vendas de carros elétricos na Califórnia seguem acelerando. No primeiro trimestre deste ano, as matrículas de modelos 100% elétricos subiram de 89.821 para 96.416 unidades.
Os híbridos convencionais dispararam de 56.030 para 82.833, enquanto os híbridos plug-in também cresceram, de 15.682 para 17.046.
Ao somar tudo, veículos com algum tipo de eletrificação representaram nada menos que 42,4% de todos os carros vendidos no estado nesse período.
Mas, se o mercado cresce, por que a Tesla encolhe? A resposta parece vir em duas frentes: produtos datados e um CEO cada vez mais impopular.
De acordo com o relatório da associação dos concessionários, o declínio está ligado a uma “linha de produtos envelhecida e à rejeição crescente às iniciativas políticas de Elon Musk”.
Embora a Tesla tenha recentemente atualizado o Model 3 e o Model Y, os carros ainda mantêm plataformas e propostas que já não encantam tanto quanto antes.
Além disso, enquanto a Tesla segue vendendo apenas por canais próprios e com infraestrutura de pós-venda restrita, marcas tradicionais aproveitam sua presença consolidada no varejo automotivo.
O resultado é que nomes como Honda, Hyundai, Kia e GM têm avançado com força. O Honda Prologue, desenvolvido em parceria com a GM, lidera as vendas de elétricos fora da Tesla, seguido de perto pelo estiloso e ousado Hyundai Ioniq 5.
Talvez o número mais simbólico do relatório seja o que mostra a participação da Tesla considerando todos os veículos eletrificados (EVs, híbridos e plug-ins): apenas 21,5% das novas matrículas no trimestre.
Um número pequeno, considerando que, até 2022, a Tesla era responsável por mais de 70% das vendas de elétricos no estado.
Com a Califórnia representando cerca de um terço de todas as vendas de EVs nos Estados Unidos, essa queda tem impacto direto no desempenho nacional da empresa.
E se nem os californianos — historicamente os maiores fãs da Tesla — estão mais dispostos a comprar seus carros, a pergunta que fica é: quem vai segurar o volante para Elon Musk daqui pra frente?

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