Pesquisa revela que 67% dos americanos não querem mais comprar carros da Tesla, por causa de Elon Musk

elon musk
elon musk

Parece que os alemães não estão sozinhos em sua rejeição à Tesla.

Uma nova pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que 67% dos americanos não considerariam ter ou alugar um carro da marca — e, como era de se imaginar, Elon Musk é uma parte significativa do problema.

De acordo com o levantamento realizado pela Yahoo News e o instituto YouGov , 20% dos entrevistados disseram que Musk é “o motivo principal” para não cogitarem um Tesla. Outros 17% afirmaram que ele é “parte do motivo”.

Ou seja, somando os dois grupos, 37% dos americanos estão dizendo, basicamente, que o CEO é o principal obstáculo entre eles e a marca. Apenas 27% afirmaram que Musk não teve influência nenhuma em sua decisão de não considerar a compra de um Tesla .

Para piorar o cenário, o efeito oposto é quase inexistente. Quando perguntados se Musk era o motivo pelo qual pensavam em ter um Tesla, só 1% dos entrevistados respondeu positivamente — seja como fator principal ou parcial.

O carisma do bilionário, ao que tudo indica, já não é mais o que era.

O estudo foi conduzido online entre os dias 20 e 24 de março de 2025 com 1.677 adultos americanos, e tem uma margem de erro de 2,6%.

Os dados mostram que a imagem pública de Musk está em baixa: 45% das pessoas têm uma opinião “muito desfavorável” sobre ele, e outros 10% têm uma visão “um pouco desfavorável”. Em contraste, apenas 21% têm uma opinião “muito favorável”.

A percepção negativa de Musk se reflete diretamente na visão que os americanos têm da Tesla. Enquanto 49% enxergam a empresa de forma negativa, só 37% expressaram uma opinião favorável.

Além disso, 48% disseram desaprovar a forma como o Departamento de Eficiência Governamental — liderado por Musk — está atuando. Mesmo entre os que apoiam cortes nos gastos federais (49% dos entrevistados), a atuação do bilionário não tem convencido.

Outro dado que chama atenção é que 52% dos participantes acreditam que Musk está mais interessado em se beneficiar pessoalmente do que em ajudar o país.

Combinado a ataques crescentes a concessionárias da Tesla e casos de vandalismo contra veículos da marca, o cenário é cada vez mais tenso.

Essa rejeição crescente nos EUA se soma à de outros países, como a Alemanha, onde pesquisas recentes mostraram que 94% dos entrevistados não pretendem comprar um Tesla.

A má fama do CEO e suas posições políticas estão contaminando a imagem da empresa, que já enfrenta queda nas vendas e dificuldades em manter sua liderança no mercado de EVs.

Tudo indica que Musk e a Tesla vão precisar mais do que um facelift nos modelos para reconquistar a confiança do público — talvez um reposicionamento completo de imagem seja necessário para sair do modo “crise”.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.