
Parece que os alemães não estão sozinhos em sua rejeição à Tesla.
Uma nova pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que 67% dos americanos não considerariam ter ou alugar um carro da marca — e, como era de se imaginar, Elon Musk é uma parte significativa do problema.
De acordo com o levantamento realizado pela Yahoo News e o instituto YouGov, 20% dos entrevistados disseram que Musk é “o motivo principal” para não cogitarem um Tesla. Outros 17% afirmaram que ele é “parte do motivo”.
Ou seja, somando os dois grupos, 37% dos americanos estão dizendo, basicamente, que o CEO é o principal obstáculo entre eles e a marca. Apenas 27% afirmaram que Musk não teve influência nenhuma em sua decisão de não considerar a compra de um Tesla.
Para piorar o cenário, o efeito oposto é quase inexistente. Quando perguntados se Musk era o motivo pelo qual pensavam em ter um Tesla, só 1% dos entrevistados respondeu positivamente — seja como fator principal ou parcial.
O carisma do bilionário, ao que tudo indica, já não é mais o que era.
O estudo foi conduzido online entre os dias 20 e 24 de março de 2025 com 1.677 adultos americanos, e tem uma margem de erro de 2,6%.
Os dados mostram que a imagem pública de Musk está em baixa: 45% das pessoas têm uma opinião “muito desfavorável” sobre ele, e outros 10% têm uma visão “um pouco desfavorável”. Em contraste, apenas 21% têm uma opinião “muito favorável”.
A percepção negativa de Musk se reflete diretamente na visão que os americanos têm da Tesla. Enquanto 49% enxergam a empresa de forma negativa, só 37% expressaram uma opinião favorável.
Além disso, 48% disseram desaprovar a forma como o Departamento de Eficiência Governamental — liderado por Musk — está atuando. Mesmo entre os que apoiam cortes nos gastos federais (49% dos entrevistados), a atuação do bilionário não tem convencido.
Outro dado que chama atenção é que 52% dos participantes acreditam que Musk está mais interessado em se beneficiar pessoalmente do que em ajudar o país.
Combinado a ataques crescentes a concessionárias da Tesla e casos de vandalismo contra veículos da marca, o cenário é cada vez mais tenso.
Essa rejeição crescente nos EUA se soma à de outros países, como a Alemanha, onde pesquisas recentes mostraram que 94% dos entrevistados não pretendem comprar um Tesla.
A má fama do CEO e suas posições políticas estão contaminando a imagem da empresa, que já enfrenta queda nas vendas e dificuldades em manter sua liderança no mercado de EVs.
Tudo indica que Musk e a Tesla vão precisar mais do que um facelift nos modelos para reconquistar a confiança do público — talvez um reposicionamento completo de imagem seja necessário para sair do modo “crise”.

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