Péssimo negócio: Aston Martin oferece, por mais de R$ 27 milhões, o supercarro que mal consegue acompanhar os rivais em Le Mans

aston martin valkyrie lm (1)
aston martin valkyrie lm (1)

Em um mundo onde quem tem dinheiro suficiente pode comprar um carro de pista só para exibir nos track days mais exclusivos do planeta, a Aston Martin acaba de lançar sua nova obra de arte: o Valkyrie LM.

Trata-se de uma versão para circuito, sem homologação de rua, baseada no Valkyrie de produção — que já é um dos hipercarros mais extremos à venda.

Mas apesar do visual agressivo e do barulho digno de Fórmula 1, a performance competitiva parece ter ficado no papel.

Com produção limitada a apenas 10 unidades e preço estimado em US$ 5 milhões (cerca de R$ 27 milhões), o Valkyrie LM é voltado para quem quer exclusividade absoluta — e não se importa com tempos de volta em Le Mans.

aston martin valkyrie lm (2)
aston martin valkyrie lm (2)

Isso porque o modelo é baseado na versão de corrida que participa do WEC, mas que até agora coleciona resultados decepcionantes.

Seu melhor desempenho foi um 14º lugar, e na preparação para as 24 Horas de Le Mans deste ano, ficou atrás até de alguns protótipos da classe LMP2.

Ao contrário da versão de rua, o Valkyrie LM abandonou o sistema híbrido e ficou apenas com um motor V12 6.5 aspirado, desenvolvido pela Cosworth.

São 697 cavalos — número bem abaixo dos 1.139 cv do Valkyrie original — justamente para tornar o carro mais “amigável” para os pilotos milionários que vão usá-lo em eventos fechados e dias de pista organizados pela própria Aston.

aston martin valkyrie lm (3)
aston martin valkyrie lm (3)

Segundo a marca, a ideia é que o carro seja acessível o suficiente para não causar acidentes antes da primeira curva.

Quem tiver coragem (e disposição) para pilotar o Valkyrie LM vai contar com um serviço completo de suporte técnico e transporte global.

A Aston oferece acompanhamento com engenheiros, sessões de telemetria, aulas teóricas e toda uma estrutura para transformar os donos em pilotos de final de semana — ainda que o carro em si jamais ameace a liderança de uma Toyota GR010 em Le Mans.

O CEO da marca, Adrian Hallmark, tentou vender o peixe: “Não há nada no mundo como o Valkyrie”. Mas a realidade é que o modelo parece ter nascido mais como peça de colecionador do que como máquina de competição.

aston martin valkyrie lm (4)
aston martin valkyrie lm (4)

Em tempos de elétricos, híbridos e IA embarcada, há quem prefira a velha escola: um V12 gritando alto e uma ficha técnica respeitável — ainda que, na prática, sirva mais para impressionar no paddock do que para ganhar corridas.

Resta saber se algum dos 10 felizardos terá coragem de realmente acelerar o Valkyrie LM em pista.

Mas se for para deixá-lo parado em um galpão climatizado, talvez fosse mais fácil comprar uma estátua.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.