Petrobras tem nova gasolina Podium que não aumenta efeito estufa

gasolina podium

A Petrobras anunciou que uma nova gasolina Podium já está disponível na rede de postos da Vibra, ex-BR Distribuidora, sendo que este combustível compensa todas as emissões de carbono do processo de produção “do poço à roda”.

Essa nova Podium será a primeira gasolina de carbono neutro, sendo produzida na refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, no litoral de São Paulo, sendo essa a mesma instalação que fornece a gasolina usada na Fórmula 1.

Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios, produtos e marketing da Vibra, comenta: “Ter a Gasolina Petrobras Podium carbono neutro em nossos postos é um passo importante nesta missão”.

Gordillo completa: “Nosso time trabalha visando a evolução, buscando sempre embarcar tecnologia e inovação em nossos produtos. Vamos continuar expandindo a nossa presença e oferta da nova Podium em novas regiões e praças para que os clientes de todo o país tenham acesso a produtos com mais benefícios e atributos.”

combustiveis etanol gasolina diesel

Para obter esse resultado, a Petrobras calculou as emissões determinadas desde a extração no poço de petróleo e produção das matérias-primas no processo de refino, bem como o transporte até a refinaria, processamentos químicos, distribuição para a rede BR e a combustão nos automóveis.

Nessa conta, a Petrobras ainda adicionou o impacto da introdução dos 27,5% de etanol anidro, determinando assim a soma dos gases de efeito estufa de todas as etapas dos produtos que compõem o combustível.

A Petrobras já reduziu em 40% as emissões de gases de efeito estufa desde 2015, segundo Mauricio Tolmasquim, diretor de transição energética e sustentabilidade da empresa.

Tolmasquim fala sobre a descarbonização: “Anunciamos recentemente a intenção de ampliar investimentos em renováveis e soluções de baixo carbono. A aquisição de créditos de carbono é complementar e permite ofertar produtos mais sustentáveis, enquanto apoiamos a descarbonização no Brasil. O Brasil apresenta uma das matrizes energéticas mais descarbonizadas do mundo.”

[Fonte: Valor]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X