Peugeot 208 perde versão elétrica e motor 1.6 litro

novo 208 gt
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O Peugeot 208 já não conta mais com duas opções de propulsão no modelo oferecido no mercado brasileiro. O hatch compacto da marca francesa, produzido em El Palomar, na Argentina, se ajusta para manter-se bem por aqui.

Na mudança para a linha 2025, o Peugeot 208 deixou de oferecer a versão 208 E-GT, conhecida lá fora como E-208 GT, que trazia uma configuração anterior da plataforma E-CMP.

Nesse caso, o anterior Peugeot 208 elétrico tinha motor com 136 cavalos e 26,5 kgfm, além de bateria de lítio de 50 kWh, mas a versão atual desse modelo agora conta com 156 cavalos e o mesmo torque, assim como bateria de 54 kWh, que garante maior autonomia.

Sem o Peugeot 208 E-GT, a marca focas no E-2008, agora revisado com atualização visual e técnica também, já que incorporou as alterações citadas e segue como um competidor diante das marcas chinesas.

Além do Peugeot 208 E-GT, o hatch deixa de oferecer também o vetusto motor a combustão 1.6 16V, o conhecido EC5M (antigo TU5) já vem na linha da marca desde 1982, sendo um propulsor já bem conhecido e robusto.

Com 113 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol, com até 15,7 kgfm, era oferecido com transmissão automática de seis marchas Aisin, porém, a Stellantis passou a focar no país, um portifólio de marcas centrado no motor GSE de origem italiana.

O velho 1.6 litro da Peugeot continuará sua fabricação para o mercado da Argentina e também exportação a outros países, já que é prejuízo aposentar um motor que ainda atende as especificações regionais, ainda que no Brasil não mais.

Com isso, o Peugeot 208 substituiu o antigo motor 1.6 com o mais recente GSE 1.0 Turbo de três cilindros, com 125 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, além de 20,4 kgfm.

O câmbio é CVT com sete marchas simuladas, enquanto o motor passa a equipar as versões Allure, Style e GT, que entrou no lugar da Griffe. A versão Active tem motor 1.0 Firefly de até 75 cavalos.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X