Esportivos Hatches Linha 2020 Peugeot

Peugeot 208 2020: preço, consumo, revisão, fotos (e detalhes)

Peugeot 208 2020: preço, consumo, revisão, fotos (e detalhes)

Atual hatch de entrada da Peugeot, o Peugeot 208 2020 pode ser encontrado no mercado nacional em versões com motores 1.2 litro flex de três cilindros ou 1.6 litro flex de quatro cilindros, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.


Por a partir de R$ 58.990, o modelo oferece uma boa dose de equipamentos desde a configuração de entrada, em especial para aqueles que buscam por conforto e tecnologia. Todavia, fica devendo recursos como controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas nas variantes “civis”.

Recentemente, o carro passou a dispor de câmbio automático de seis marchas nas versões com motor 1.6 litro flex aspirado, em substituição à antiquada caixa de quatro velocidades. Ele compete diretamente com modelos como Volkswagen Polo, Fiat Argo, Citroën C3, Ford Fiesta e Toyota Yaris.

Peugeot 208 2020 – detalhes

O Peugeot 208 2020 conta com um para-choque tem aspecto mais moderno e com cromados extras, além de faróis de neblina, enquanto o capô com vincos pronunciados destaca o leão cromado da Peugeot.

Essa proposta premium é ainda reforçada pelo teto de vidro panorâmico e pelos retrovisores dotados de apliques cromados e repetidores de direção. No teto existe uma barra prateada, que dá um ar mais sofisticado ao modelo.

As rodas de liga leve aro 15 polegadas tem desenho sóbrio, enquanto os pneus de baixa resistência à rolagem são 195/60 R15, enquanto na traseira, o para-choque vem com sensor de estacionamento, enquanto as lanternas tem desenho inspirado nas garras do leão e iluminação por LEDs, ampliando o refinamento visual.

O ambiente do Peugeot 208 2020 é bem agradável e apresenta acabamento melhor que a média da categoria. O conceito i-Cockpit é um dos mais interessantes do mercado e apresenta visão superior e ampla da instrumentação, que tem ótima visualização das informações.

O volante em couro é pequeno e ovalizado, lembra o de um kart. Regulagens de altura e profundidade estão disponíveis, assim como controles de mídia e telefonia. Há também piloto automático com limitador de velocidade.

Ele é feito assim para garantir uma condução diferenciada. O detalhe cromado na base do aro chama atenção pelo requinte.

No Peugeot 208 2020, o quadro de instrumentos vem com iluminação branca. O display central do computador de bordo chama atenção, enquanto a multimídia com tela de sete polegadas tem Android Auto e Car Play.

As conexões Bluetooth, USB e auxiliar estão presentes e o navegador pode ser o Google Maps ou o Waze, ambos a bordo do sistema do Google.

O ar-condicionado dual zone é um item comum no Peugeot 208 2020, embora seja considerado um luxo em outros carros. Detalhes em preto brilhante no cluster, multimídia e ar-condicionado realçam o ambiente.

Acabamento em dois tons de cinza chamam atenção, assim como os bancos com padronagem agradável e dotada de costuras duplas, tecido macio e espuma firme.

O espaço atrás é apenas razoável, mas dentro do que se espera da categoria. O banco traseiro tem três apoios de cabeça e cinto central de três pontos, mas não é bipartido. No teto, luzes de leitura e teto panorâmico.

O porta-malas tem 285 litros e é suficiente para uma família pequena.

Peugeot 208 2020: preço, consumo, revisão, fotos (e detalhes)

Peugeot 208 2020 – novidades

A Peugeot faz os últimos ajustes para lançar a nova geração do 208, que chega ao Brasil em abril de 2020. O modelo não mudará seu espaço interno, mas terá uma série de outras novidades para reforçar seu espaço entre os compactos.

Produzido em El Palomar (Argentina), o novo Peugeot 208 tem 7 cm a mais no comprimento, 4 cm a mais na largura e é 3 cm mais baixo. São mudanças pequenas, mas muito maiores do que a alteração no entre-eixos, que ficou apenas 0,2 cm maior. Isso mostra que os ocupantes não vão notar muita diferença ao mudar do 208 atual para o modelo da nova geração.

O que muda mesmo é seu estilo, mais moderno e chamativo. O interior reforça o estilo adotado na geração atual, e lembra bastante o que vemos no SUV 3008 vendido atualmente no Brasil. O painel de instrumentos tem uma projeção em holograma (o que reduz o tempo de reação do motorista) e a central multimídia pode ter 5, 7 ou 10 polegadas, dependendo da versão.

Além do espaço interno para os passageiros ser apenas razoável, outro detalhe negativo do novo Peugeot 208 é o porta-malas. Ele perdeu 20 litros, tendo apenas 265 nessa nova geração.

A motorização, porém, volta a ser um ponto positivo. O francês virá com motor 1.2 turbo, que poderá entregar 75 cv, 100 cv ou 130 cv. O câmbio, dependendo da versão, poderá ser manual de cinco ou seis marchas, ou ainda automático de oito velocidades.

Por aqui, enquanto aguarda para lançar sua novidade, a Peugeot segue enxugando a linha do atual modelo. Atualmente, ele conta apenas com quatro versões e dois motores (1.2 ou 1.6), sendo que o excelente 208 GT, com motor 1.6 THP, já saiu de linha. A expectativa é que a marca mantenha o 208 atual como um modelo de entrada, convivendo com a nova geração.

Peugeot 208 2020 – versões

  • Peugeot 208 Active 1.2 MT 2020
  • Peugeot 208 Allure 1.2 MT 2020
  • Peugeot 208 Active Pack 1.6 AT 2020
  • Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 2020

Peugeot 208 2020: preço, consumo, revisão, fotos (e detalhes)

Peugeot 208 2020 – equipamentos

Peugeot 208 Active 1.2 MT 2020: equipado de série com airbags frontais, freios ABS com REF (distribuição eletrônica), cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e alerta sonoro para o do motorista, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, Isofix, alarme perimétrico, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, guias de luz em LED, limpador e desembaçador do vidro traseiro, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, ar-condicionado manual, banco do motorista com regulagem de altura e banco traseiro rebatível.

Oferece ainda direção elétrica com assistência variável, retrovisores externos elétricos, vidros dianteiros e traseiros elétricos, vidro do motorista com one touch e anti-esmagamento, porta-luvas refrigerado, computador de bordo, chave principal e reserva tipo canivete com comandos, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, central multimídia Peugeot Connect Radio com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, entre outros.

Peugeot 208 Allure 1.2 MT 2020: recebe teto de vidro panorâmico, volante revestido em couro, airbags laterais, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, comandos no volante para rádio e Bluetooth, ar-condicionado automático digital de duas zonas e porta-luvas refrigerado.

Peugeot 208 Active Pack 1.6 AT 2020: mesmos itens da versão Active 1.2 + piloto automático e limitador de velocidade, modo Eco e porta-luvas refrigerado.

Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 2020: mesmos itens acima + teto de vidro panorâmico, volante revestido em couro, maçanetas cromadas, rodas de 16 polegadas diamantadas, ponteira do escapamento cromada, airbags laterais e de cortina, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, comandos no volante para rádio e Bluetooth, ar-condicionado automático digital de duas zonas, apoio de braço dianteiro no console e espelho no para-sol para motorista e passageiro.

Peugeot 208 2020: preço, consumo, revisão, fotos (e detalhes)

Peugeot 208 2020 – preços

  • Peugeot 208 Active 1.2 MT 2020 – R$ 58.990
  • Peugeot 208 Allure 1.2 MT 2020 – R$ 62.790
  • Peugeot 208 Active Pack 1.6 AT 2020 – R$ 69.990
  • Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 2020 – R$ 75.990

Peugeot 208 2020 – motor

O Peugeot 208 2020 tem motor Puretech 1.2 Flex com três cilindros, construção em alumínio, duplo comando de válvulas variável e baixo peso, o pequenino foca completamente na redução do consumo, com desempenho inferior na estrada.

São 84 cv a gasolina e 90 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm e 12,2 kgfm na gasolina ou 13,0 kgfm no etanol, obtidos a 2.750 rpm. O propulsor mostra boa força abaixo de 3.000 rpm.

No Peugeot 208 1.6 litro flex, prevalece o antigo quatro cilindros, que recebeu atualização e consegue desenvolver 115 cv a gasolina e 118 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm e 16,1 kgfm tanto na gasolina quanto no etanol, obtidos a 4.000 rpm.

O câmbio automático de seis marchas vem com os modos Drive, Sport, Eco e Sequencial.

Peugeot 208 2020: preço, consumo, revisão, fotos (e detalhes)

Peugeot 208 2020 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Peugeot 208 1.2 MT – 12,8 segundos e 177 km/h
  • Peugeot 208 1.6 AT – 11,5 segundos e 196 km/h

O Peugeot 208 2020 com motor 1.2 Puretech desenvolve bem nas saídas e tem retomadas adequadas para sua proposta, especialmente por ter até 13,0 kgfm a partir de 2.750 rpm. Seu funcionamento é suave e linear, sem oscilações exageradas de rotação.

O câmbio, apesar da alavanca longa e pouco precisa, mas tem relações adequadas para a proposta.

Muito suave, ele não tem tendência a vibrar, mas graças ao conjunto de coxins hidráulicos e sua construção moderna, ele trepida menos do que o esperado em marcha-lenta. Rodando abaixo de 2.000 rpm, ele denúncia claramente que tem três cilindros, mas nada que incomode.

Deixando de lado esse ponto, o Puretech 1.2 Flex mostra exatamente a que veio. Rodando na cidade, conseguimos ótimos 10,9 km/litro no etanol e 15,1 km/litro na gasolina.

Se isso já é bom na cidade, então imagine na estrada. Lá, o Peugeot 208 2020 faz 11,7 km/litro no etanol e 16,9 km/litro na gasolina, um dos melhores consumos já vistos até agora com gasolina. Isso já deu a ele o título de mais econômico do Brasil.

O ponteiro marca 3.400 rpm, quando rodando a 110 km/h, denunciando que seu habitat preferido é o urbano.

A direção elétrica é muito leve e direta, proporcionando prazer ao dirigir. No Peugeot 208 2020, o nível de ruído geral é razoável, mas em relação ao motor, está bem adequado.

Os freios atendem bem, assim como a suspensão com bom ajuste e focada no conforto, mas que não prejudica a estabilidade.

No caso do 1.6 Flex equipado com câmbio automático de seis marchas, o Peugeot 208 2020 tem uma boa performance, que muda de acordo com o modo de condução, sendo o Eco mais frugal, porém, poupando o motor e o desempenho.

O Drive é para o cotidiano, mesclando bem as relações. O Sport eleva bastante o giro em busca de mais potência para uma condução mais animada. Por fim, o Sequencial dá ao condutor a chance de rodar como quiser, tendo pouca interferência eletrônica.

Peugeot 208 2020: preço, consumo, revisão, fotos (e detalhes)

Peugeot 208 2020 – consumo

Cidade

  • Peugeot 208 1.2 MT – 10,9 km/litro no etanol e 15,1 km/litro na gasolina
  • Peugeot 208 1.6 AT – 7,7 km/litro no etanol e 11,0 km/litro na gasolina

Estrada 

  • Peugeot 208 1.2 MT – 11,7 km/litro no etanol e 16,9 km/litro na gasolina
  • Peugeot 208 1.6 AT – 9,3 km/litro no etanol e 13,2 km/litro na gasolina

Peugeot 208 2020: preço, consumo, revisão, fotos (e detalhes)

Peugeot 208 2020 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.2 Puretech

Preços 1.6 Flex

Preços 1.6 THP (fora de linha)

10.000 km

R$ 436

R$ 435

R$ 532

20.000 km

R$ 756

R$ 750

R$ 863

30.000 km

R$ 436

R$ 435

R$ 532

40.000 km

R$ 976

R$ 997

R$ 1.293

50.000 km

R$ 436

R$ 435

R$ 532

60.000 km

R$ 756

R$ 750

R$ 863

Peugeot 208 2020 – ficha técnica

Motor

1.2 Puretech

1.6 Flex

1.6 THP Flex (fora de linha)

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Turbo, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1199

1587

1598

Válvulas

12

16

16

Taxa de compressão

12,5:1

12,5:1

10,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 84 cv @ 5750 rpm / Etanol: 90 cv @ 5750 rpm

Gasolina: 115 cv @ 5750 rpm / Etanol: 118 cv @ 5750 rpm

Gasolina: 166 cv @ 6000 rpm / Etanol: 173 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 12,2 kgfm @ 2750 rpm / Etanol: 13,0 kgfm @ 2750 rpm

Gasolina: 16,1 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 16,1 kgfm @ 4000 rpm

Gasolina: 24,5 kgfm @ 1400 rpm / Etanol: 24,5 kgfm @ 1400 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Automático 6 marchas

Manual 6 marchas

Freios

Tipo

Disco / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve aro 15 polegadas

Liga Leve aro 15 / 16 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

195/60 R15

195/60 R15 / 195/55 R16

205/45 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

3975

3975

3975

Largura sem retrovisores (mm)

1702

1702

1702

Altura (mm)

1472

1472

1472

Distância entre os eixos (mm)

2541

2541

2541

Capacidades

Porta-malas (litros)

285

285

285

Tanque (litros)

55

55

55

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

ND

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1046

1146 (MT) 1183 (AT)

1196

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

0,33

0,33

Peugeot 208 2020 – fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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