Peugeot 208 2022: preço, consumo, motor, revisão, equipamentos

Peugeot 208 2022: preço, consumo, motor, revisão, equipamentos

Atual hatch de entrada da marca francesa, o Peugeot 208 2022 pode ser encontrado no mercado nacional em versões com motor 1,6 litro flex de quatro cilindros, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.


Por a partir de R$ 70.990, a nova geração do modelo oferece uma boa dose de equipamentos desde a configuração de entrada, em especial para aqueles que buscam por conforto e tecnologia.

Também houve uma grande melhora em itens de segurança, o que o tornou uma opção ainda mais interessante. Ele compete diretamente com modelos como Volkswagen Polo, Fiat Argo, Citroën C3 e Toyota Yaris.

Confira todos os detalhes do Peugeot 208 2022!

Peugeot 208 2022 – detalhes

Peugeot 208 2022: preço, consumo, motor, revisão, equipamentos

O Peugeot 208 2022 conta com um visual totalmente reformulado, dentro da atual assinatura visual da marca francesa. Para quem já gostava do modelo anteriormente, o novo 208 ficou ainda mais chamativo e moderno.

No geral, ele ficou mais longo, mais largo e também mais baixo que o modelo anterior, mas o espaço interior ainda fica devendo quando o comparamos com alguns concorrentes, especialmente para quem viaja no banco de trás.

Com a nova plataforma CMP, usada pela marca na América Latina pela primeira vez, o Peugeot 208 2022 tem 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e entre-eixos de 2.538 mm.

A dianteira tem uma iluminação de LED que servirá como uma espécie de assinatura do modelo, sendo facilmente reconhecido. Aliás, os faróis do novo 208 são bem chamativos e contam com um belo visual, podendo ser em full LED nas versões mais caras.

Junto com as luzes de condução diurna, eles remetem ao “dente de sabre”, sendo uma parte importante da nova linguagem visual da marca, que estreou no país nesse modelo.

A dianteira ainda conta com uma grade de tonalidade mais escura e estilo chamativo no interior, onde também fica posicionado o logotipo da marca. Abaixo dela, na base do para-choque, está uma quase discreta entrada de ar.

Se o capô do Peugeot 208 2022 tem vincos mais pronunciados, a lateral é um pouco mais discreta nesse quesito. Acima das maçanetas corre o vinco mais visível, que sai na altura da caixa de roda dianteira e termina nas lanternas.

Nas versões mais caras, o francês tem as maçanetas sempre pintadas na cor da carroceria e o espelho com acabamento pintado em preto, o que casa muito bem com a coluna B e o teto. As rodas podem ser de 15 ou 16 polegadas nas versões com motor 1.6 e 17 polegadas na opção elétrica.

Chegando à traseira, vemos que o Peugeot 208 2022 tem acabamento em black piano e elementos luminosos que combinam com a dianteira. As lanternas são menores e interligadas por uma faixa onde fica o inscrito “Peugeot”, logo abaixo do logotipo da marca.

No para-choque, a francesa decidiu colocar uma peça maior de plástico preto, sendo que ao centro fica posicionada a placa. O vidro traseiro continua menor que em outros modelos, como é uma característica da marca, e no topo aparece um aerofólio.

Peugeot 208 2022: preço, consumo, motor, revisão, equipamentos

Por dentro, o destaque do Peugeot 208 fica por conta da nova geração do painel i-Cockpit 3D e do volante de base achatada, menor que o usual. Esse conjunto proporciona uma boa posição de dirigir, algo muito elogiado já na geração anterior do modelo.

Além disso, o interior vem com central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e tecnologia 3D do painel digital, que projeta algumas informações de condução à frente do visor principal.

Como citado acima, o espaço para os ocupantes é aceitável na dianteira, mas reduzido para quem viaja atrás. Ainda que a proposta do novo 208 não seja comportar uma família, o fato é que alguns de seus concorrentes oferecem mais nesse quesito e isso pode limitar sua clientela.

O porta-malas conta com 265 litros, sendo um pouco menor que o modelo anterior.

Preço acima dos rivais e vendas abaixo do esperado

Peugeot 208 2022: preço, consumo, motor, revisão, equipamentos

Depois dos SUVs, o segmento em que o Peugeot 208 2022 atua é o mais concorrido no mercado brasileiro. Não faltam opções entre muitas marcas, cada uma oferecendo o que tem de melhor para um consumidor que decide comprar um carro zero quilômetro com mais itens que os populares.

Para sair na frente, um bom preço é essencial, mas esse não foi o pensamento da Peugeot. Ainda que seja uma estratégia ter colocado seu lançamento num patamar superior de preço, isso parece ter diminuído o ímpeto inicial de procura pelo novo 208.

Quando o comparamos com concorrentes mais fortes, como Polo e Onix, vemos que ficava faltando algo se a Peugeot quisesse cobrar R$ 96.990 pela versão topo de linha Griffe, como fez quando o modelo foi lançado por aqui.

O hatch da Volkswagen, por exemplo, saía por R$ 97.290 na versão Highline (um preço muito parecido), mas oferecendo o motor 1.0 TSI de 128 cv.

A diferença ficava ainda maior quando o comparávamos à versão mais cara do hatch da Chevrolet, a Premier Turbo 2, que custava R$ 85.620 e também oferecendo um motor 1.0 turbo, mas com 116 cv.

Sim, existem itens de assistência ao motorista que não encontramos nos rivais, mas a Peugeot sabe que a diferença na motorização acaba sendo mais importante. Se o 208 viesse com o motor 1.2 turbo, mesmo que apenas na configuração mais cara, o preço seria muito mais interessante.

Prova de que o mercado também encara o assunto dessa forma são as vendas desde o lançamento do Peugeot 208 2022. Levando em conta o último trimestre de 2020, o francês emplacou 2.686 unidades, enquanto o Polo vendia uma quantidade maior em apenas 30 dias.

Pensando em 2021, o novo 208 terminou o primeiro semestre na 9ª posição, com apenas 3,19% de participação entre os hatches pequenos. Além dos mais vendidos Onix, HB20, Argo e Polo, o francês ainda ficou atrás de modelos esquecidos como Yaris e Fox, além do Sandero (que tem apenas uma versão) e do fora de linha Ford Ka.

Tudo isso fez a marca acordar e redefinir sua estratégia de preços em nosso mercado, como você pode ler logo abaixo, na seção “Novidades”.

Seguidas altas de preço

Peugeot 208 2022: preço, consumo, motor, revisão, equipamentos

Além do preço de lançamento já ser mais alto que muitos concorrentes, a Peugeot não demorou muito para aumentar ainda mais os valores cobrados pelo novo 208 2022.

O primeiro reajuste veio em novembro de 2020, pouco mais de dois meses após sua chegada. A versão que mais sofreu na época foi a Active, a mais barata com câmbio automático, que subiu R$ 3.000 e passou a custar R$ 77.990.

Todas as versões acima dela também tiveram aumentos, que eram menores conforme a versão ficava mais equipada. A Active Pack ficou R$ 2.000 mais cara (R$ 84.490), a Allure subiu R$ 1.500 (R$ 90.990) e a topo de linha Griffe encareceu R$ 1.000 (R$ 95.990).

Exatamente dois meses depois, em janeiro de 2022, a Peugeot divulgou uma nova tabela. Se no primeiro reajuste as versões com câmbio manual haviam escapado ilesas, dessa vez a história foi diferente.

A opção de entrada Like ficou R$ 1.700 mais cara e passou a custar R$ 67.690, enquanto a Like Pack subiu R$ 4.000 e ficou tabelada em R$ 73.990. Mesmo as opções automáticas, que haviam sido reajustadas há menos de 60 dias, também subiram seus preços sugeridos, com altas que variaram entre R$ 1.000 e R$ 2.600 (veja a tabela de preços completa abaixo).

Ou seja, se em seu lançamento a versão Active 1.6 com câmbio automático custava R$ 74.990, agora essa mesma configuração (sem qualquer adição de equipamentos ou mudanças visuais), não sai por menos de R$ 80.290. Um aumento de R$ 5.300 em tão pouco tempo e sem qualquer justificativa por parte da marca certamente não vai colaborar para aumentar suas vendas.

Peugeot 208 2022 – novidades

Peugeot 208 2022: preço, consumo, motor, revisão, equipamentos

A grande novidade do Peugeot 208 2022 foi a mais esperada por quem estava pensando em comprá-lo: a redução de preços em todas as versões.

Em julho de 2021, a Stellantis (grupo que controla a marca francesa) anunciou a retirada da versão intermediária Active Pack da gama e uma redução para todas as outras configurações.

Com isso, o valor inicial do francês, referente à versão Like com câmbio manual, passou de R$ 77.990 para R$ 70.990. Vale ressaltar que a lista de equipamentos continua exatamente igual.

Subindo para a opção Active, a primeira com câmbio automático, o valor diminuiu de R$ 88.990 para R$ 79.990. Acima dela, a Allure agora faz o papel de intermediária, tendo seu preço reduzido de R$ 95.990 para R$ 87.990.

Nesse caso, porém, houve a retirada de alguns itens importantes, como airbags de cortina, painel digital 3D e teto solar panorâmico. Mesmo assim, seu preço ficou muito mais competitivo.

Finalmente, o 208 Griffe, que é a versão topo de linha, ficou R$ 9 mil mais barato, caindo para R$ 90.990. A boa notícia é que ele não perdeu nenhum equipamento, o que o torna uma opção bem mais interessante em nosso mercado.

Confira as novidades anteriores:

A chegada da nova geração do Peugeot 208 ao Brasil atrasou bastante por conta da pandemia, mas isso não diminuiu o impacto desse lançamento no segmento. E boa parte disso se deve à tecnologia embarcada que o modelo oferece.

Graças à plataforma CMP, o Peugeot 208 2021 tem vários itens como parte do pacote Peugeot Driver Assist. Um deles é o alerta de colisão, que avisa em relação a outros veículos ou pedestres e pode dar vários avisos, como alertas visuais e sonoros.

Outro item é o alerta e correção de mudança de faixa, que conta com uma câmera no para-brisa para reconhecer linhas na estrada e corrigir eventuais falhas do motorista. Para o sistema funcionar, o veículo deve estar entre 65 km/h e 180 km/h, as duas mãos do condutor devem estar no volante e tanto a seta de direção, quanto o sistema ESC, não devem estar ativados.

Além disso, o pacote do Peugeot 208 ainda inclui frenagem de emergência, auxílio de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade e carregamento sem fio de smartphones.

Outra novidade que também chegará ao Brasil, provavelmente em 2021, é a versão elétrica do francês, chamada de 208 e-GT. Essa opção conta com 136 cv e 26,5 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e autonomia de 340 km.

Antes disso, a marca viu a necessidade de lançar versões mais baratas e equipadas com câmbio manual. Estas foram denominadas de Like e Like Pack, perdendo itens como as rodas de liga leve, os LEDs diurnos, espelhos e tetos pintados em preto, entre outros.

Por outro lado, elas mantém itens interessantes como a central multimídia (apenas Like Pack), controles de tração e estabilidade, quatro airbags e piloto automático. A Peugeot ressalta que a Like mira o mercado de frotistas, enquanto a Like Pack atuará como uma versão de entrada para o público em geral.

Elas chegaram ao mercado no início de novembro de 2020, com preços abaixo de R$ 70 mil e transmissão de cinco marchas, algo que antes não existia na linha do francês.

Peugeot 208 2022 – versões

  • Novo Peugeot 208 Like 1.6 MT 2022
  • Novo Peugeot 208 Active 1.6 AT 2022
  • Novo Peugeot 208 Allure 1.6 AT 2022
  • Novo Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 2022

CORES: Branco Banquise (sólida), Cinza Aluminium (R$ 1.890, metálica), Preto Perla Nera (R$ 1.890, metálica), Branco Nacré (R$ 1.890, perolizada) e Azul Quasar (R$ 1.890, metálica).

Peugeot 208 2022: preço, consumo, motor, revisão, equipamentos

Peugeot 208 2022 – equipamentos

Novo Peugeot 208 Like 1.6 MT 2022: equipado de série com entrada USB, 4 airbags, 3 apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura, 4 alto falantes (2 altos dianteiros + 2 Tweeters), acabamento no painel de porta em preto brilhante, acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, alarme perimétrico, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança do motorista e passageiro, alerta sonoro de portas abertas com o carro em movimento, antena de teto, ar-condicionado manual, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, bancos em tecido, chave tipo canivete com comandos de abertura das portas, cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os passageiros, computador de bordo, conexão Bluetooth para celular, conexão streaming para áudio, console de teto com luz de leitura, destravamento interno do tanque de combustível, direção elétrica com assistência variável, espelho no parasol para motorista e passageiro, estrutura com deformação programada, faróis dianteiros com detalhes cromados, fechamento automático dos vidros pela trava elétrica, freios com ABS e REF – distribuição eletrônica de frenagem, ganchos para sacolas no porta-malas, Hill Assist – sistema de auxílio de partida em subidas, Isofix, limpador de para-brisas traseiro indexado à marcha ré, limpador e desembaçador do para-brisas traseiro, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, maçanetas internas em preto, painel com revestimento “Carbon”, painel de instrumentos com matriz LCD, ponteiras vermelhas e orientação invertida, painel de instrumentos em posição elevada, Peugeot Essential Radio touch de 5″ integrada ao painel, piloto automático (regulador de velocidade) e limitador de velocidade, porta-objetos nas portas dianteiras, programa eletrônico de estabilidade (ESP), rodas de aço aro 15″, trava de segurança para crianças nas portas traseiras, travamento automático das portas e do porta-malas em velocidade a partir de 10 km/h, travas elétricas nas portas e porta-malas com comandos na chave e no painel, vidros elétricos nas portas dianteiras, com comandos nas portas e anti-esmagamento, volante com regulagem de altura e profundidade e volante de diâmetro reduzido (Sport Drive).

Novo Peugeot 208 Active 1.6 AT 2022: itens acima + aerofólio, grade dianteira cromada, luzes DRL em LED, modos de condução Eco e Sport, rádio com MP3, rodas de liga leve de 16″, 2 entradas USB, 6 alto-falantes, ar-condicionado digital, comandos de voz com comandos no volante, controle de estabilidade e tração, trio elétrico, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, volante multifuncional, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de 7 polegadas e sistemas Android Auto e Apple Carplay, entre outros.

Novo Peugeot 208 Allure 1.6 AT 2022: itens acima + ar-condicionado automático digital, câmera de ré, apoio de braço para o motorista, bancos revestidos em Alcantara, carregamento de celular por indução, chave presencial, painel com revestimento diferenciado, volante revestido em couro, saída de escapamento com ponteira cromada e rodas de liga leve de 16″ diamantadas.

Novo Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 2022: itens acima + acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, aerofólio esportivo em preto brilhante, alerta de colisão, alerta de permanência na faixa, auxílio de farol alto, capa do retrovisor em preto brilhante, detector de fadiga, faróis full LED, friso cromado nos difusores de ar e painel, função ”Follow me home” (faróis acesos por tempo determinado), função ”lead me to the car” (faróis acesos por tempo determinado), reconhecimento automático de sinalização de velocidade, sensores de estacionamento traseiros e Visiopark 180º.

Peugeot 208 2022: preço, consumo, motor, revisão, equipamentos

Peugeot 208 2022 – preços

  • Novo Peugeot 208 Like 1.6 MT 2022 – R$ 70.990
  • Novo Peugeot 208 Active 1.6 AT 2022 – R$ 79.990
  • Novo Peugeot 208 Allure 1.6 AT 2022 – R$ 87.990
  • Novo Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 2022 – R$ 90.990

Peugeot 208 2022 – motor

O Peugeot 208 2022 decepcionou ao chegar sem motorização turbo, o que certamente colocaria o francês em outro patamar no segmento. A opção, por ser mais barata, foi o propulsor 1.6 litro flex, onde prevalece o antigo quatro cilindros.

Esse motor tem 115 cv a gasolina e 118 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm e 15,4/15,5 kgfm de torque, obtidos a 4.000 rpm.

O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

Peugeot 208 2022: preço, consumo, motor, revisão, equipamentos

Peugeot 208 2022 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Peugeot 208 1.6 MT – 10,8 segundos e 192 km/h
  • Peugeot 208 1.6 AT – 12 segundos e 190 km/h

No caso do 1.6 Flex equipado com câmbio automático de seis marchas, o Peugeot 208 2022 tem uma boa performance, que muda de acordo com o modo de condução, sendo o Eco mais frugal, porém, poupando o motor e o desempenho.

Já o Sport eleva bastante o giro em busca de mais potência para uma condução mais animada.

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Peugeot 208 2022 – consumo

Cidade

  • Peugeot 208 1.6 MT – 8,4 km/litro no etanol e 12,1 km/litro na gasolina
  • Peugeot 208 1.6 AT – 7,5 km/litro no etanol e 10,9 km/litro na gasolina

Estrada 

  • Peugeot 208 1.6 MT – 9,8 km/litro no etanol e 13,8 km/litro na gasolina
  • Peugeot 208 1.6 AT – 9,0 km/litro no etanol e 13,1 km/litro na gasolina

Peugeot 208 2022: preço, consumo, motor, revisão, equipamentos

Peugeot 208 2022 – manutenção e revisão

As revisões do Peugeot 208 2022 são feitas a cada 10 mil km, como de costume, e com preços um pouco acima do esperado para o segmento. Até os 60 mil km, espere gastar R$ 4.686.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.6

10.000 km

R$ 515

20.000 km

R$ 1.005

30.000 km

R$ 515

40.000 km

R$ 1.299

50.000 km

R$ 515

60.000 km

R$ 1.005

Peugeot 208 2022 – ficha técnica

Motor

1.6

Tipo

Dianteiro, Transversal e Flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1587

Válvulas

16

Taxa de compressão

12,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Etanol: 118 cv @ 5750 rpm / Gasolina: 115 cv @ 5750 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Etanol: 15,5 kgfm @ 4000 rpm / Gasolina: 15,4 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 5 marchas ou Automática de 6 velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 18 polegadas

Pneus

195/60 R15 ou 195/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4055

Largura sem retrovisores (mm)

1738

Altura (mm)

1453

Distância entre os eixos (mm)

2538

Capacidades

Porta-malas (litros)

265

Tanque (litros)

47

Carga útil (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1200/1252

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

Peugeot 208 2022 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.