Atual hatch de entrada da Peugeot, o Peugeot 208 2021 pode ser encontrado no mercado nacional em versões com motor 1,6 litro flex de quatro cilindros, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Por a partir de R$ 65.990, a nova geração do modelo oferece uma boa dose de equipamentos desde a configuração de entrada, em especial para aqueles que buscam por conforto e tecnologia. Também houve uma grande melhora em itens de segurança, o que o tornou uma opção ainda mais interessante.
Ele compete diretamente com modelos como Volkswagen Polo, Fiat Argo, Citroën C3 e Toyota Yaris.
Peugeot 208 2021 – detalhes
O Peugeot 208 2021 conta com um visual totalmente reformulado, dentro da atual assinatura visual da marca francesa. Para quem já gostava do modelo anteriormente, o novo 208 ficou ainda mais chamativo e moderno.

No geral, ele ficou mais longo, mais largo e também mais baixo que o modelo anterior, mas o espaço interior ainda fica devendo para alguns concorrentes, especialmente para quem viaja no banco de trás. Com a nova plataforma CMP, o Peugeot 208 2021 tem 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e entre-eixos de 2.538 mm.
A dianteira tem uma iluminação de LED que servirá como uma espécie de assinatura do modelo, sendo facilmente reconhecido. O para-choque tem uma linha única integrada à grade, enquanto a traseira tem acabamento em black piano e elementos luminosos que combinam com a dianteira.
Por dentro, o destaque fica por conta da nova geração do painel i-Cockpit 3D e do volante de base achatada, menor que o usual. Esse conjunto proporciona uma boa posição de dirigir, algo muito elogiado já na geração anterior do modelo.
Além disso, o interior vem com central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e tecnologia 3D do painel digital, que projeta algumas informações de condução à frente do visor principal.
Como citado acima, o espaço para os ocupantes é aceitável na dianteira, mas reduzido para quem viaja atrás. Ainda que a proposta do novo 208 não seja comportar uma família, o fato é que alguns de seus concorrentes oferecem mais nesse quesito.
O porta-malas conta com 265 litros, sendo um pouco menor que o modelo anterior.
Peugeot 208 2021 – novidades
A chegada da nova geração do Peugeot 208 ao Brasil atrasou bastante por conta da pandemia, mas isso não diminuiu o impacto desse lançamento no segmento. E boa parte disso se deve à tecnologia embarcada que o modelo oferece.
Graças à plataforma CMP, o Peugeot 208 2021 tem vários itens como parte do pacote Peugeot Driver Assist. Um deles é o alerta de colisão, que avisa em relação a outros veículos ou pedestres e pode dar vários avisos, como alertas visuais e sonoros.
Outro item é o alerta e correção de mudança de faixa, que conta com uma câmera no para-brisa para reconhecer linhas na estrada e corrigir eventuais falhas do motorista. Para o sistema funcionar, o veículo deve estar entre 65 km/h e 180 km/h, as duas mãos do condutor devem estar no volante e tanto a seta de direção, quanto o sistema ESC, não devem estar ativados.
Além disso, o pacote ainda inclui frenagem de emergência, auxílio de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade e carregamento sem fio de smartphones.
Outra novidade que também chegará ao Brasil, provavelmente em 2021, é a versão elétrica do francês, chamada de 208 e-GT. Essa opção conta com 136 cv e 26,5 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e autonomia de 340 km.
Antes disso, a marca viu a necessidade de lançar versões mais baratas e equipadas com câmbio manual. Elas chegaram ao mercado no início de novembro de 2020, com preços abaixo de R$ 70 mil e transmissão de cinco marchas.
Peugeot 208 2021 – versões
- Novo Peugeot 208 Like 1.6 MT 2021
- Novo Peugeot 208 Like Pack 1.6 MT 2021
- Novo Peugeot 208 Active 1.6 AT 2021
- Novo Peugeot 208 Active Pack 1.6 AT 2021
- Novo Peugeot 208 Allure 1.6 AT 2021
- Novo Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 2021
Peugeot 208 2021 – equipamentos
Novo Peugeot 208 Like 1.6 MT 2021: equipado de série com itens básicos, voltada para frotistas.
Novo Peugeot 208 Like Pack 1.6 MT 2021: equipado de série com quatro airbags, controle de estabilidade e tração, trio elétrico, ar-condicionado digital, piloto automático, chave do tipo canivete, banco do motorista com ajuste de altura, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, volante multifuncional, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de 7 polegadas e sistemas Android Auto e Apple Carplay, entre outros.
Novo Peugeot 208 Active 1.6 AT 2021: itens acima + acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, aerofólio, alarme perimétrico, antena de teto, assistente de partida em rampa, chave canivete com comandos de abertura das portas, computador de bordo, controle de estabilidade, faróis dianteiros com detalhes cromados, fechamento automático dos vidros pela trava elétrica, freios ABS, grade dianteira com detalhes cromados, ISOFIX, luzes DRL em LED, modos de condução Sport e Eco, painel de instrumentos em LCD, painel revestido em Carbon, piloto automático com limitador de velocidade, quatro airbags, repetidores de luzes de direção nos retrovisores, retrovisores na cor da carroceria, rodas de liga de 16″, entre outros.
Novo Peugeot 208 Active Pack 1.6 AT 2021: itens acima + câmera de ré e teto solar panorâmico.
Novo Peugeot 208 Allure 1.6 AT 2021: itens acima + airbags de cortina (totalizando seis bolsas), ar-condicionado digital automático, painel i-Cokpit 3D, carregamento de celular por indução, volante revestido em couro, bancos revestidos em Alcantara, chave presencial, apoio de braço para o motorista, saída de escapamento com ponteira cromada e rodas de liga leve de 16″ diamantadas.
Novo Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 2021: itens acima + faróis full LED, alerta de colisão, auxílio de farol alto, frenagem de emergência automática, reconhecimento de placas, correção de permanência em faixa, detector de fadiga, acendimento automático dos faróis e limpador de para-brisa, câmera 180º, sensores de estacionamento traseiros, acabamento exterior em preto brilhante (retrovisores e aerofólio), entre outros.
CORES: Branci Banquise (sólida), Cinza Aluminium (metálica), Preto Perla Nera (metálica) e Branco Nacré (perolizada), além da Azul Quasar (metálica), exclusiva para as versões Allure e Griffe.
Peugeot 208 2021 – preços
- Novo Peugeot 208 Like 1.6 MT 2021 – R$ 65.990
- Novo Peugeot 208 Like Pack 1.6 MT 2021 – R$ 69.990
- Novo Peugeot 208 Active 1.6 AT 2021 – R$ 74.990
- Novo Peugeot 208 Active Pack 1.6 AT 2021 – R$ 82.490
- Novo Peugeot 208 Allure 1.6 AT 2021 – R$ 89.490
- Novo Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 2021 – R$ 94.990
Peugeot 208 2021 – motor
O Peugeot 208 2021 decepcionou ao chegar sem motorização turbo, o que certamente colocaria o francês em outro patamar no segmento. A opção, por ser mais barata, foi o propulsor 1.6 litro flex, onde prevalece o antigo quatro cilindros.
Esse motor tem 115 cv a gasolina e 118 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm e 15,4/15,5 kgfm de torque, obtidos a 4.000 rpm.
O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Peugeot 208 2021 – desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final
- Peugeot 208 1.6 MT – 10,8 segundos e 192 km/h
- Peugeot 208 1.6 AT – 12 segundos e 190 km/h
No caso do 1.6 Flex equipado com câmbio automático de seis marchas, o Peugeot 208 2021 tem uma boa performance, que muda de acordo com o modo de condução, sendo o Eco mais frugal, porém, poupando o motor e o desempenho.
Já o Sport eleva bastante o giro em busca de mais potência para uma condução mais animada.
Peugeot 208 2021 – consumo
Cidade
- Peugeot 208 1.6 MT – 8,4 km/litro no etanol e 12,1 km/litro na gasolina
- Peugeot 208 1.6 AT – 7,5 km/litro no etanol e 10,9 km/litro na gasolina
Estrada
- Peugeot 208 1.6 MT – 9,8 km/litro no etanol e 13,8 km/litro na gasolina
- Peugeot 208 1.6 AT – 9,0 km/litro no etanol e 13,1 km/litro na gasolina
Peugeot 208 2021 – manutenção e revisão
As revisões do Peugeot 208 2021 são feitas a cada 10 mil km, como de costume, e com preços um pouco acima do esperado para o segmento. Até os 60 mil km, espere gastar R$ 3.912.
O que assusta mesmo é a revisão dos 100 mil km, que custa absurdos R$ 3.036.
Revisão | Custo |
Quilometragem | Preços 1.6 |
10.000 km | R$ 397 |
20.000 km | R$ 818 |
30.000 km | R$ 397 |
40.000 km | R$ 818 |
50.000 km | R$ 664 |
60.000 km | R$ 818 |
Peugeot 208 2021 – ficha técnica
Motor | 1.6 |
Tipo | Dianteiro, Transversal e Flex |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1587 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 12,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Etanol: 118 cv @ 5750 rpm / Gasolina: 115 cv @ 5750 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Etanol: 15,5 kgfm @ 4000 rpm / Gasolina: 15,4 kgfm @ 4000 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual de 5 marchas ou Automática de 6 velocidades |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado / Tambor |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga Leve aro 18 polegadas |
Pneus | 195/60 R15 ou 195/55 R16 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4055 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1738 |
Altura (mm) | 1453 |
Distância entre os eixos (mm) | 2538 |
Capacidades | |
Porta-malas (litros) | 265 |
Tanque (litros) | 47 |
Carga útil (kg) | ND |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1200/1252 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,33 |